sexta-feira, dezembro 10

ASSIM VAMOS LÁ


 Há poucos dias, dei com a noticia de que havia um lugar em Portugal onde a população gastava 200 euros por mês em aquecimentos ( gás (?), gasóleo(?), EDP (?), sei lá.... A noticia  não seria noticia não fora o caso da coragem de quem a publicou. E da coragem dos que mencionaram o facto à imprensa.
De facto, num país onde quase se anda aos caixotes, falar em luxos?! mundanos como este, de ter aquecimento em casa....


A fotografia acima, de há precisamente 12 meses atrás, mostra como os nossos compagnons de route, os gregos, lidam com a coisa; é suposto terem um clima mais macio que o nosso; é suposto estarem ( financeiramente , economicamente ou ambos) em piores  condições que nós;( não comento as alarvices dos nosso politicos) é suposto  terem mais estado (públicos ) que nós ....é  suposto.... Mas o que a fotografia reflecte, é tão somente isto: O PREÇO DO COMBUSTÍVEL DE AQUECIMENTO é METADE do combustível rodoviário. 
Nós, levados por quem nos julga estrumenhos, acreditamos que não se incentiva a compra dos carros a gasóleo, e acreditamos estar nos aquecimentos a gasóleo o problema do país.
Pagamos a factura da EDP, que no dizer dos seus responsáveis, os gastos sumptuosos são de dinheiros que vêm de fora.(e nós acreditamos).
Já nos Açores,, a coesão é coisa de lá.....
Vai mais uns barquitos????


Nas imagens acima e abaixo, o que resta da Marinha Mercante Nacional. Já falta pouco....




          Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa. O que não era novidade na Marinha Mercante britânica, mas o navio fedia!
O Capitão chama o Imediato:
- Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!
Responde o Imediato:
- Aye, Aye, Sir, e parte para reunir os seus homens e diz:
- Sailors, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa.
- David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan ... e assim prosseguiu.

Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao Capitão e diz:
- Sir, todos já trocaram de roupa.
O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

É MAIS OU MENOS ISSO QUE VAI ACONTECER EM PORTUGAL

NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

domingo, dezembro 5

A L E R T A -

           Quando se zangam as comadres, temos disto; MOLHO, lisbonshire do melhor.... Veja-se o exemplo da  RTP que alegremente lá vai estoirando com os dinheiros dos impostos e taxas; da PT, que  paga ordenados exorbitantes a quem aparentemente não faz falta ;  ao Governo dos Açores que perdeu o pé há já muito tempo; E ao nosso governo que assobia à lua, enquanto crava que pode ( ainda) pagar alguma coisinha.
A descoberta fantástica de que as exportações são a nossa chave para o futuro, raia o ridículo; Já esqueceram, os nossos dirigentes , das injecções de pais de serviços , de turismo e de outras barbaridades que o povinho ( povão?? - vamos ver) gosta de ouvir. Gastámos à tripa forra estes anos, esquecemos rapidamente a promessa do atoleiro politico do entrão patrão do PS.
Até D. Duarte Pio reina com esta república. Que não é a minha, porra!

                                
Portugal perdeu uma das referencias maiores ,quer na economia ( ou na sua ausência), quer ainda nas visões de futuro para o País. Foi-se um dos poucos que NUNCA esqueceu que Portugal tem mar, para além do do Algarve, tão referido pela numenklatura bestial. E que o mar serve para mais do que banhos e lazer.
Enorme perda.

A PT esconde o quê?? tem medo de mostrar o quê??
Até o decoro se vai.


O ALERTA em acção, pois então.

                                         

BLAUS VII

 Da imprensa:
"....O 'Blaus VII' foi apresado em Fevereiro de 2007 nos mares da Madeira com 1500 quilos de cocaína a bordo.


A 1 de Outubro de 2007, o veleiro rumou a Lisboa. Foi o juiz de instrução do Tribunal Judicial do Funchal que autorizou a saída bem como a sua utilização provisória e manutenção pela Marinha.

Desde 21 de Agosto de 1999 que a Madeira, através do seu Estatuto Político-Administrativo (Lei n.º 130/99, de 21 de Agosto, art. 145.º, al. g), consagrou que a perda de bens a favor do Estado, decretada por tribunais de cá, reverte para a Região.

A norma estatutária e posterior adaptação feita pelo Decreto Legislativo Regional nº 25/2002/M, de 23 de Dezembro, do decreto-lei n.° 31/85, de 23 de Janeiro, consagra o direito de a Região só reclamar a seu favor os bens que já tenham sido objecto de declaração judicial de perda a favor do Estado transitada em julgado.

Mas a verdade é que a Região entende que a RAM também deve ser auscultada até na afectação do "uso provisório". Não aconteceu no caso do 'Blaus VII' mas parece ter acontecido noutras situações a avaliar pelas três viaturas que estão actualmente com 'uso provisório' na frota do Governo Regional.

Recorde-se que, há uns anos, deu brado a afectação provisória de um 'Audi' apreendido num caso de tráfico de droga ao gabinete do então Ministro da República...."




 Mais:
".....O Tribunal de Vara Mista do Funchal aplicou esta tarde dez anos de prisão para cada um dos três marinheiros gregos envolvidos na maior apreensão de cocaína, na Madeira, em 2007.


Foi em Fevereiro de 2007 que a PJ, em colaboração com a Marinha de Guerra Portuguesa, apressou o veleiro 'Blaus VII' com 1.500 quilos de cocaína a bordo. O produto, a preços de mercado, está avaliado em 150 milhões de euros.

Esta tarde, o colectivo de juízes presidido por Jaime Pestana considerou que a versão apresentada pelos arguidos segundo a qual saíram do Porto de Recreio da Calheta coagidos pela ameaça de uma arma de fogo não é verosímil. O Tribunal considerou que, a esta escala do tráfico internacional de droga, é pouco provável que se deixe uma operação de transporte/transbordo às contingências de ter de haver uma coacção à última da hora.

Além disso, considerou o Tribunal que o envolvimento dos arguidos não deixa dúvidas até porque o 'Blaus VII' só era localizável em alto mar se se deixasse localizar. Tinha dois telefones via-satélite a bordo, coisa que nem a Marinha possui nas suas unidades.

A pena aplicada situa-se próximo do limite máximo (4 a 12 anos de prisão). Para assim decidir, o Tribunal considerou a grande quantidade de cocaína em causa; o facto da cocaína ser uma droga que provoca maior danosidade social, o facto dos arguidos terem sido movidos pelo desejo de lucro fácil e, finalmente, o facto dos arguidos, não sendo donos da droga, terem desempenhado um papel fundamental.

Na leitura da sentença, Jaime Pestana disse que este é um tipo de tráfico que raramente aparece nos tribunais da Madeira o que também justifica uma pena 'bem acima da média'.

A defesa já anunciou que vai recorrer da decisão até porque, em sede de alegações finais, o Ministério Público tinha pedida uma pena mais branda, não menos de oito anos de prisão.

Desconhece-se se o bem apreendido (Veleiro 'Blaus VII'), actualmente à guarda da Marinha, reverterá a favor da Região conforme dispõe o Estatuto Político Administrativo

A apreensão do veleiro "Blaus VII", que navegava ao largo da Madeira com 1,5 toneladas de cocaína a bordo, foi efectuada na madrugada de terça-feira pelo corpo de fuzileiros da Marinha.

O porta-voz da Armada, Braz de Oliveira, revelou hoje, em conferência de imprensa, os pormenores da maior apreensão de cocaína realizada este ano em Portugal, indicando que os três tripulantes que acompanhavam os 60 fardos com cocaína foram surpreendidos pela operação das tropas especiais e não ofereceram resistência à detenção.



A apreensão foi uma operação conjunta da Armada Portuguesa, da Polícia Judiciária e da Força Aérea.



José Braz, responsável da Direcção Central de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da Judiciária, disse que a cocaína terá sido transferida para o veleiro apreendido a partir de um navio-mãe em pleno Oceano Atlântico, uma estratégia usada pelas organizações de tráfico de cocaína a partir da América Latina. No entanto, o director da DCITE disse desconhecer o país de origem da droga.



O "Blaus VII", habitualmente atracado na Madeira, estava a ser vigiado pela Polícia Judiciária desde Novembro passado e trabalhava para "uma empresa criminosa" sedeada em Espanha, disse José Braz.



Aparentemente, acrescentou o responsável, o veleiro era utilizado para fazer o transporte de cocaína a partir dos navios-mãe para águas mais próximas do continente europeu, nomeadamente de Portugal e Espanha.



A PJ não acredita que estejam em Portugal outros elementos da rede a que pertenciam os três traficantes detidos, que foram hoje levados perante um juiz de instrução do Funchal...."



                                    
                                      

                                    Que é um espanto, é. Tinha-o visto na Base Naval, mas sempre com alguma distancia e atracado. Aqui dá para ver do que se trata....
Não sei como estará hoje o processo. Mas parece-me que está no local certo.

sábado, dezembro 4

UAM CONDOR


 Será que este "Condor" foi o que seguiu para a Policia Maritima, como UAM 630??


Numa manhã de frio, verdadeira manhã de S. Ramalho

Ao largo do Ginjal.

PRINCESS DANAE SAI DA DOCA


Aqui o navio a sair da embocadura da Doca do Espanhol.




O PD como carregueiro " Port Melbourne" entre 1955 - ano em que foi o bota a baixo  - e 1972,  e que fazia a linha UK  - Australia, com uma velocidade média de 17 nós. Mais rapido portanto que a maioria dos navios novos.
                                           

Aqui,  já como DANAE, entre 1975 e 1979. É suposto ter recorventido entre 1972 e 1975.





Esta reconversão assentou-lhe que nem uma luva. E já agora, ao seu sister ship Daphne, que passou pelo mesmo. Passaram a princesas, de borralheiras do Costa Cruises.

O RUSH DO BARREIRO


São 8 horas da manhã, e isso adivinha-se no intenso trafego dos navios da SOFLUSA.


Manhãs ranhosas, muito frias, mas sem luz de nascente.

Ao fundo, a Adega Cooperativa de Palmela

terça-feira, novembro 30

NRP CORTE REAL

 O Navio da Republica F332,  (ver aqui )aqui a fundear em frente ao Ministério das Finanças, não vá o Medina Carreira ter razão.....
Lá atrás o PAQUEBOT , um dos Costa, no caso o SERENA ( ver aqui )

segunda-feira, novembro 29

TRIDENTE

 Submarino de ataque. (Veja aqui)
O Brasil vai construir ( isso mesmo, fazer!) uma serie larga deles, para a sua marinha. É claro que é o  petróleo, mas também é sanidade.


 É tema fracturante. ( É assim que se diz?) - Transversal a todos partidos. Muitas comissões.
Mas obviamente faz falat ( ver aqui )


 Aqui a chegar a BNA.

sexta-feira, novembro 26

PONTÃO COVA DA PIEDADE

 Se tudo corresse mal, seria este o pontão de atracação para ser usado pelo Sr. Obama. Aqui a reboque do ALA, que é SÓ o rebocador mais antigo a operar no porto de Lisboa. Foi construído para a CNN, em Hamburgo, RFA.( e esta??), tendo sido baptizado como DOURO PRIMEIRO


Número IMO - 2223269
Número Oficial - LX-94-RC
Bandeira - Portugal
Porto de Registo - Lisboa
Indicativo de Chamada -
Ano de Construção - 1922
Ano de Reconstrução e remotorização - 1971
Comprimento fora a fora - 22,30 m
Boca - 5,54 m
Pontal - 2,73 m
Calado - 3,00 m
Arqueação Bruta - 85,55 t
Máquina Principal - Motor Diesel Catterpiller de 850 cv
Esforço máximo de tracção - 8,5 t

domingo, novembro 21

sábado, novembro 20

PORTO E BARRA DE AVEIRO

Já se demonstrou cabalmente que este porto e barra são parte da vila de Ílhavo A Grande, que agora dizem ser cidade. Não sei porquê, para quê, ou que caraças ganhamos com isso. Mas passemos.
Quis um acaso filho da mãe do destino, que os fornecedores de navios não tivessem em armazém nenhuma carta, como a que acima se reproduz. Recorri, face a este facto, ao meu amigo JFMV, que fez o favor de me emprestar a sua, e ainda por cima de me pagar 2 imperiais, que em  Ílhavo, A Grande, tomam o nome de finos, bem como 1 chamuça que estava de estalo. Vim pois, todo lampeiro com a novel carta, que em swaílli se escreve carta, para o sul, Lisboa, deixando o João ao dependurão. Terei agora de recorrer a alguém para me desagrilhoar deste problema.
A ber bamos, como dizia o cego.

LISBOA, UM DIA DESTES


Tem casco de navio, esta BARROCA, do tráfego local em Lisboa. Abastece de boa água os navios passantes. O seu nome deverá advir da Quinta da Barroca, onde existia uma fonte que servia de abastecimento à Lisbon Fresh Water Supply, nos idos 1930.

 O Sintrense a passar na aguagem do Ilha da Madeira, aqui a mostrar que tem proa para as vagas de 23 cms.
 E este é o grande negócio de Lisboa, das misérias ricas. Vão buscar os dragados ( dragam) rio acima, e deitam-no na lixeira municipal ( frente ao Olho de Boi), para mais tarde recordar.....
 Claro que nestes casos, NUNCA há navios portugueses.

Correcção: Há, sim senhor, se se quiser chamar à garrano DRAGA ( verifique aqui)..
Claro que  é DRAGA, mas só de acabamentos.

CANAIS EM LISBOA, 18NOV10


 Lisboa, como grande(?) cidade capital  que o é, é como a MASTER CANNIBAL de todas as povoações ribeirinhas.Todas vivem de e para Lisboa, que em dialecto ATESO se escreve Lisboa, contribuindo assim para os seus números.


A canibalização nota-se sobretudo ao  nível das estruturas das terriolas, bem bonitas por sinal, que a rodeiam. Veja-se Montijo, Seixal, Almada ou  Cacilhas, onde tenho almoço diário marcado com o luxo da simpatia, a grandeza da qualidade e o pormenor da escolha, tudo a um preço que corroba o que atrás digo - 8 Euros, para desapertar 2 furos no cinto. Nem o Veiguinha, para comer assim.Deve ser a terra com mais restaurantes por metro de caminho. O sr. Zé e a Dª São sabem da poda.Mas falava-se das terras que envolvem Lisboa, e definham à sua sombra. Hoje são depósitos de reformados, onde se conversa ao sol de Inverno, a ver o transito para Lisboa. Também a juventude marca presença, por enquanto, até abalar para um emprego, em Lisboa.Estas terras têm todas, e sem excepção, cafés, colectividades e escolas até ao secundário. E as tais estradas.

Os canais , como o da fotografia , são mais caminhos para o êxodo diário,de milhares e milhares , na busca de algo mais. Aqui , nesta manhã de calmarias um navio da Soflusa, a preparar mais 600 saídas.

quinta-feira, novembro 18

NAVIOS DE LISBOA

 Fazem parte da vista do Tejo. Se, ao correr a vista pelas águas , não se vir os amarelos torrados, fica o sabor a vazio, a algo que falta.

Dentro de pouco tempo, haverá mais amarelos para ver.

quarta-feira, novembro 17

Nestes dias ( esta imagem é de 16) o nosso astro Rei nasce ali pelos 115º( verifique aqui), mais coisa menos coisa.É portanto um Este esquisito.
Ontem nasceu amaricado, assim com este aspecto, a pressagiar chuva ( hoje digo isto porque sei que choveu comó caraças, esta noite) e mais vento.
E estou de volta ao rio. Ainda bem, que é a época dos robalos, e "prebeijo"  um ao sal, à la Chavez.....

sexta-feira, novembro 12

O IMBIGO DOS HOMENS

Boto-me abaixo, boto-me abaixo hoje mesmo....rasgo o cartão e boto-me abaixo!
A falar assim o ti Pola espumava e intercalava com um copo de três, marquês à antiga bem medido. Ó homem, não chapes fora o cartão qu'inda te há-de fazer falta. Bebe o copo e bamos imbora, que se faz tarde, e tenho a ceia ao lume. Agora chapar fora o cartão; Só tens imbigo, homem, só tens imbigo....


          O meu mal, e o de 10 milhões de portugueses é o mal de não haver alguém como os gafanhotos da espécie Platycleis affinis têm os maiores testículos do reino animal. Um estudo britânico mostrou que estes órgãos sexuais representam 14 por cento da sua massa corporal.
Mesmo sabendo que o fulano teria de andar com um carrinho de mão ou então com uns suspensórios para os ditos, era muitíssimo bem vindo, a esta terra esquecida de Deus.

quarta-feira, novembro 10

RESIGNAÇÃO

. Recebido por email, onde entre outras coisas, tambem vem um artigo de Andrew Oitke, de que passo este trecho:

"....«O conhecimento das pessoas aumentou, mas é feito de banalidades.
Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas não sabem quem foi Kennedy.
Todos dizem que a Capela Sistina tem tecto, mas ninguém suspeita para que é que ela serve.
Todos acham que Saddam é mau e Mandella é bom, mas nem desconfiam porquê.
Todos conhecem que Pitágoras tem um teorema, mas ignoram o que é um cateto».A família é contestada, a tradição esquecida, a religião abandonada, a cultura banalizou-se, o folclore entrou em queda, a arte é fútil, paradoxal ou doentia.
Floresce a pornografia, o cabotinismo, a imitação, a sensaboria, o egoísmo.
Não se trata de uma decadência, uma «idade das trevas» ou o fim da civilização, como tantos apregoam.
É só uma questão de obesidade.

O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos.
O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos.
Precisa sobretudo de dieta mental.»....
In MENTAL OBESITY














quinta-feira, novembro 4

ORÇAMENTO???? JUROS????

Já nem eu sei o que dizer.

A GRANDE FARRA

Portugal e os PORTUGUESES, têm orçamento. Deve ser porreiro , esta farra de  ter orçamento, a ver pela forma como a clique corria.....

Agora , vamos ver se o orçamento ainda vai ter Portugal .
E portugueses.