segunda-feira, junho 1

SVITZER LEIXÕES

Fotografia surripiada a João Fernandes, do blog SHIPS PHOTOS MAGAZINE. Aqui, o rebocador a navegar embandeirado, no rio Tejo, com Alcantara e a Ponte sobre Tejo , ao fundo. Nome - SVITZER LEIXÕES Número IMO - 8000848 Número Oficial - LX-33-RC Bandeira - Portugal Porto de Registo - Lisboa Sinal de Chamada - CSXW6 Ano de Construção - 1981 Construtor - Tille Scheepsbouw BV - Kootsterltille Arqueação Bruta - 255 t Comprimento fora a fora - 28,81 m Comprimento entre perpendiculares - 27,01 m Boca - 9,63 m Pontal - 3,65 m Calado - 4,68 m Máquina Principal - 2 x Motores Bolnes 8DNL 150/600 de 8 cilindros Potência - 2400 BHP Velocidade máxima - XX Força de Tracção - 40 t.m História - NV Reederij v/h Gebroeders Goedkoop "GRONINGEN" [1980-1987], Willem Muller Nederland BV "GRONINGEN" [1987-1990], NV reederij v/h Gebroeders Goedkoop [1990-1999], Phildeco "GRONINGEN" [1999-2000], Svitzer Amsterdam "GRONINGEN" [2000-2005], "SVITZER LEIXÕES" [2005- à data ]
Visto da popa, não nos diz muito, mas é um " pequeno heroi" no mar. Não deixa muitas opções quanto ao dormir e comer.... Sentimos a falta de pelo menos, mais um par de mãos.....
Vista do enoooorme encanamento de abastecimento de água ao monitor de Combate a Incendios. - E que faz aqueles bonecos engraçados, quando em festa....
A ponte, com o " funcionario" de atenção ao leme.- "Manipanço" , bolo rei, roda, consoante a forma que se tem na mão e o expressionário dos rapazes.
Neste caso o Sr. João Augusto, Marinheiro do Rio de há 4 décadas.

O verdadeiro menino do Rio....

sexta-feira, maio 22

O MAR VISTO .... DO MAR

Foi um mail de um amigo que as trouxe
Ondas de areia e de mar.
Parece que é um fulano, que ao fazer KITE SURF, vai fotografando o que se passa po baixo.
Em boa hora......
Mais flor que água

DEVE SER ASSIM

Aqui há atrasado, um dos navios Cacilheiros de Lisboa teve de vir dos fabricos de Aveiro, essa bela bela localidade, ali pr'ós lados de Ilhavo - a Grande.
Ora bem, nos seus 10 nózes rameiros, que às vezes são 11, ou talvez 9 porventura por intervenção de Neptuno, lá descemos nós essa vertiginosa ladeira, que da Barra do Porto de Aveiro que é de Ilhavo, nos traz a Lisboa, onde parece que que tudo e de tudo neste pais aparece.
Pois se bem me lembro, o Roca Control queria saber se o Navio fazia tenções de passar por fora da AAE da Berlenga ( em Português area a evitar da ....). Claro que o navio dizia que sim, mas aproava ao Carvoeiro. E continuava nos seus ronceiros 10 nós; O Roca Control insistia, e insistia, e perguntava se as cartas estavam actualizadas, e se enfim, o navio estava bem entregue....
Estava, claro. Não digo a quem, mas estava.
E o desaforo foi tal, que às tantas lá o navio guinou para fora, por forma a evitar a tal AAE da Berlenga. Mas a saga não acaba aqui. Claro! Depois de dobrado este cabo tormentoso, onde já se ouve a onda média dos states, há que aproar à Roca, e devagar, devagarinho, lá os homens foram, na vã esperança do desalinho do Roca Control. Mas vã era e foi a esperança. O troar do VHF acordou mesmo os mais cépticos, e houve que rumar novamente para fora, para as famigeradas "lanes" do EST da Roca. Onde, a partir do momento que se quer rumar a Lisboa, de acordo com a regra 10 do RIEAM, tem de se cruzar básicamente nas perpendiculares à direcção das lanes. Ou o mais próximo possivel.
Quer isto dizer, que se tem, como se pode ver na imagem, de cruzar as lanes dos navios que sobem e dos que descem, sempre nos vertiginosos 10 nózes ( ou 11, ou 9) da praxe.
Agora, como se disse há atrasado, o navio em questão é um(1) cacilheiro, dos que fazem aquelas aguarelas fabulosas do Rui Neves.
ESQUEMAS DE SEPARAÇÃO DE TRÁFEGO (EST).
" Onde eles existam, é obrigatório seguir sempre pela via apropriada, evitando navegar sobre a zona de separação. . Um navio com comprimento inferior a 20 metros ou um navio à vela não devem dificultar a passagem dos navios de propulsão mecânica que naveguem num corredor de tráfego.. Quando for imperioso o cruzamento de um corredor de tráfego, tal deve ser feito perpendicularmente a este.. Deve-se evitar fundear no interior de um EST ou próximo dos seus extremos.. A entrada ou saída de um corredor de tráfego deve ser feita pelos extremos ou com um ângulo tão pequeno quanto possível em relação à direcção geral do tráfego."

quinta-feira, maio 21

AS NOSSAS COSTAS

Foi definitivamente com o " crescer da navegação" e com o "crescer dos navios", devido ao aumento do comercio mundial, que levaria aliás a este sucesso de modelo económico que hoje conhecemos. Mas adiante, que hoje é de navios e de mares que falamos. Havemos de falar, um dia destes, do crescimento do território Nacional, embora seja um crescimento tapado por riba e muito molhado.Mas como eu dizia, o aumento das trocas comerciais e consequentemente, o aumento da navegação levaram a que os países ribeirinhos adoptassem , em conjunto, medidas para salvaguardar o seu património. Também terá ajudado os Amoco Cádiz ,Exxon Valdez, EriKa Prestige, e porventura outros mais pequenos mas maçadores, com toda a certeza. Eu pessoalmente ajudei, no canal de Kiel, e por mais que eu explicasse aos bundas potitzei que era óleo da cozinha, que tinha sido o cozinheiro que tinha
caído, ( pintei com mercúrio a perna do homem, para a encenação) e que era só um garrafão da cozinha....... Nada!
Moita carrasco .
Mas enfim.
Bom, nós por cá, também fizemos das nossas, e a Portaria 1366/2006 de Dezembro, é o culminar, penso eu, deste processo de primeiro criar e depois afastar os denominados esquemas de separação de tráfego. A titulo de exemplo, o E.S.T ( esquema de separação de tráfego) da Roca, que em 1968 estava a 5 milha da costa, em 79 passou para 9 milhas, e em 2005 distanciou-se para as 14 milhas, estando hoje próximo dos Açores. Talvez o caso mais bicudo tenha sido o cabo de S. Vicente que em 68 esteve somente a 1 milha da Costa.
Também houve um tira e põe, lá para os lados da Berlenga, colocando um EST em 92 e retirando-o em 2005. Ficou melhor assim, que se anda N/S desde Finisterra até S. Vicente. Ou ao contrario. E os gajos da Roca já não fazem tantas contas.... Entretanto, a repressão também foi objecto de trabalho especifico. O D. L 198/2006 explica timtim por timtim, como e o que é que se paga e para onde vai o guito. Isto para além de consolidar o atrás descrito. No fundo , acaba com o já acabado EST das Berlengas e cria a AAE - Área a Evitar da Berlenga, que é uma xatice para os cacilheiros irem a reparo para o norte ( ou virem de lá). A todos os COSTAS deste país.

terça-feira, maio 12

FORÇA 12

O veleiro FLEUR, um bonito ISLAND PACKET- suponho - de 40 pés ,atreveu-se com os seus 3 tripulantes a tentar intrometer-se no Oceano Artico, através da Gronelândia e do Estreito de Davis, bem nosso conhecido ( pelos antigos marinheiros da pesca do bacalhau ) .
Tratava-se de uma iniciativa inglesa, que pretendia demonstrar que se conseguia navegar aos locais mais remotos, com um minimo de impacto ambiental.
Foram salvos em pleno Norte Atlantico, depois de uma tempestade de força 12, com 3 cambalhotas à mistura, vagas monstruosas, e muitos sustos. Ironico, o facto de o Centro Coordenador de FALMOUTH, ter enviado como ajuda, um navio tanque carregdo com 113.000 tons, de petroleo, a quem mandou alterar o seu rumo por forma a prestar o tão desejado auxilio.

O BARBEIRO

Chegadinha pelo WEB MAIL hoje mesmo, esta preciosidade.
Eu, estou por aqui. E se não estiver, estou ali ao lado.
Globalização???!!!

segunda-feira, maio 11

DA PESCA - O QUE SE SABE

É o dia do " ILHAVENSE". Chegou hoje mais um jornal " lá da terra". Só os expatriados sabem a que me refiro. Não são as saudades a carregar, que essas matam-se bem. É mais! Bom, mas o meu proposito hoje não é falar " lá da terra", mas antes comentar um facto que me deixou - ainda estou - de boca à banda! Então não é que, portugueses de gema, naturais da terra que porventura mais pescadores deu ao mundo ( bela tirada!!!!), para ilustrarem a pesca têm de recorrer a fotografias estrangeiras??!! No caso pescadores noruegueses, creio.... É este parte do resultado das politicas dos varios (des)governos que nos têm calhado.... Hoje recorre-se aos noruegueses para falar de pesca; Amanhã, recorreremos com certeza aos espanhóis para falar da agricultura, aos gregos para falar industrialização, e sei lá, recorreremos ao foro interno para ilustrar o desemprego e a subsidiziação.... ( é assim que se diz??).

sábado, maio 9

ALCANTARA

Talvez a locomotiva passe a museu. Talvez; E ficava bem na fotografia
.
E o que se pretende........
:-)
O que era ontem um facto, é hoje um desmentido. Ainda não totalmente assumido, claro. Que nós por cá somos os reis das zonas cinzentas..... Pais de inconclusões. Em Alcantara, no principio era o Rio, e parece que vai ser no final. Afinal as grandes obras, de acordo com a teoria da conspiração, eram tão sómente os milhões largos da APL, a que se queria deitar a mão sem concursos.... Brilhante.
Ainda bem; Parece que o que era para demolir, são hoje edificios classificados. Parece que o tão importante projecto, passa para terminal de paquetes. AINDA BEM, que Lisboa agradece
E provavelmente Sines vai cumprir o seu destino.

THE ICE PRINCE

O mau tempo, terá feito das suas.

Ainda é visivel o que restou da carga do convés.

Os ingleses apanharam muitos caixotes. E naõ só

Em tempos mostrei aqui parte da carga do navio, que se perdeu próximo da costa na U.K. ( costa SW).

Hoje passei pela BBC ( site, não o que lhe veio à cabeça, até pelo atrasado da hora) e dei de caras com estas fotografias que relatam parte do final do navio grego.

sexta-feira, maio 1

Lembram-se do vídeo do youtube, onde havia um choque de um navio com uma ponte??

Pois aqui está mais uma “achega” para a historia: o relato viva voz, se é que se pode dizer….

Não traduzi,  para não se perder o cheiro…..

“……

When the vessel was approximately halfway under the bridge, the third officer observed that the bridge signal lights were solid red and the lift span was descending. At 2053, the master sounded a few blasts on the ship’s whistle. The master, without identifying himself or the bridge in question, called the TCC on VHF channel 14 about the lowering of the bridge. The master quickly stopped the engines and ordered an evacuation of the wheelhouse. The master and third officer left the wheelhouse by the starboard navigation bridge wing. As they proceeded down the external bridge access ladder, the span of the bridge struck the vessel in way of the wheelhouse front windows, subsequently destroying the vessel’s wheelhouse and funnel.

The wheelsman remained at his station in the wheelhouse and lay down on the deck as the bridge span passed overhead. He freed himself from the debris and descended by the deckhouse stairwell .ALIVEali

……”ve

 

PIRATAS DE HOJE

 

Momento em que uma mala “ carregadinha de dinheiro” é atirada, de pára-quedas, de um pequeno avião , no convés do navio  “ Sirius Star” apresado cerca de 7 semanas, pelos piratas na Somália.

Calcula-se em 3 milhões de US$ , o valor pago.

Esta é uma das razões da existência de piratas.

As outras são o dinheiro, depois o dinheiro e em terceiro lugar o dinheiro.

 

 

quarta-feira, abril 29

GALILEO

 

Comemoram-se este ano os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu, através de um aparelho óptico – o telescópio. E parece que as comemorações não vão ser  por aí além, diga-se no mínimo. Com efeito, têem-se registado atrasos significativos no que seria a alternativa europeia aos sistemas americanos e russos, ambos militares, o GPS -Global Navigation Satellite System  (GNSS) – e o Glonass. É desta alternativa, denominada Galileo, em honra precisamente do grande mestre, que falamos.

E, de acordo com os vários Institutos de Navegação da Europa, do qual Portugal é membro através do Instituto Português de Navegação, a não haver uma constelação de satélites lançados e  a funcionar num relativo curto espaço de tempo, o tão amamentado e querido GALILEO,  conjuntamente com uns largos milhares de milhões de dinheiro dos nossos impostos, serão absorvidos pela voragem dos grandes falhanços históricos.

Mal ou bem, o que tem norteado a opção europeia é o facto de os dois sistemas existentes serem de uso militar e TAMBÉM de uso civil. O que quer dizer que não podem, Americanos e Russos, garantir um serviço ininterrupto aos utilizadores, sejam eles meros brincalhões de fim-de-semana, sejam operadores logísticos no mar, no ar, ou em terra.

Com 30 satelites a orbitar as nossas cabeças, o sistema seria mais fiável e  mais preciso, muito particularmente no Norte da Europa, onde tem havido algumas criticas ao GPS.

No entanto, não será de excluir algumas aplicações comerciais, com base no rigor  posicionamento e na sua maior  precisão.

Recorde-se que o Galileo já foi dado como morto, ou moribundo, tendo na ocasião sido despoletados 3,4 mil milhões de euros da fatia da Agricultura, e que serviriam para consolidar o financiamento publico, uma vez que o privado já era….

Recorde-se também que o inicio das operações seria o ano de 2008. Neste momento dos 30 satélites, existem 2 a funcionar. Para já, e para nós, importa salientar que haverá satélites chineses no ar lá para 2020, o COMPASS. E parece que os russos vão melhorar o deles.

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, abril 17

Ohne eira noch Seite

Sem eira nem beira, E sem ilusões, dirão vocemessês. Perfeitamente na linha tragico-maritima, eis o que se vai ouvir nos proximos tempos; Será o hino???

quarta-feira, abril 15

A Dª Biscaia,

 

 

Valha-nos Nossa Senhora da Boa Hora, que o jantar foi-se pelo cano……

 

O PASSA COMBOIOS

Estupidamente, ou perdi, ou nunca tive os dados desta maquina.

Quando se olha para estas coisas, percebe-se como o crescimento é lá para cima…..

Sempre foi !......

domingo, abril 12

O REGIMENTO DA LUA

Uma das afirmações, sintomáticas do nosso futuro isto no sec. xvi), era a definição de vento, dada pelo Padre Fernando Oliveira, padre, marinheiro, guerreio, sábio, mestre, enfim, um pouco de tudo:

“...Vento é ar impetuoso, movido por alguma influencia do céu,, sem certa ordem nem limite de quando, nem quanto, nem onde...”.

Também se refere que “....serve para navegar.... E tem 32 direcções, que bastam para encher as regiões de toda a redondeza e para distintamente navegarmos dumas para as outras....”

E quanto à lua, saibam que nela se vêem os sinais do céu e do ar como num espelho. Assim, o dia será calmo se a Lua Nova é limpa e clara, ou se a Lua Cheia é limpa e clara no seu centro.. O dia será de chuva se a Lua Nova aparece com a ponta de cima negra ou escura.

Se a Lua Nova aparece com a ponta de baixo negra ou escura, choverá antes da Lua Cheia. Se a Lua Nova é negra no centro, choverá na Lua Cheia.

Se quatro dias após a Lua Nova, aparece com a coroa limpa, só choverá depois da Lua Cheia.

Ainda , se a Lua Nova for de cor ruiva, o dia será ventoso. Problema das ruivas....

Continuo sem saber o que esta gente fumava......

sábado, abril 11

TOMAS

Que não o de boa memoria.... O meu, aqui com 3 dias de vida, imortalizado nas paginas da TIME. Nasceu a 8 deste mês, e fez de mim o AVÔ mais baboso de sempre. Que Deus o proteja.

sexta-feira, abril 10

UMA PÁSCOA MUIIIITO FELIZ

Pois, muito feliz.

BISCAIA

Não sei se ia para cima, se vinha de cima. Soprou valentemente durante umas horas largas. Mas as fotografias enganam e muito. É pior do que parece
Aqui somos nós, na cavalgada de uma vaga maior....... E a descer tudo ajuda......

DAS BOAS MEDIDAS DA NAVEGAÇÃO.

No Séc. XVI, andávamos por esse mundo fora, muitas das vezes sem saber bem para onde íamos, e igualmente sem saber o que encontraríamos. E a Madre Igreja, de Roma, comandava os medos de todos. Era o fim do mundo, logo ali ao dobrar da linha do horizonte, dizia-se. Vão cair no inferno eterno, e sofrer os horrores dos grelhados bem passados. Eram os monstros marinhos ( bem temperados pelas mentiras que ajudavam às fugas e retiradas estratégicas), eram as tempestades enormes, que aliadas aos barquitos da época, davam uma mistura mais que impropria para para o consumo. Hoje vamos tratar da previsibilidade ( ou não) do tempo, e de como os nossos antepassados lidavam com a segurança da navegação, ao enunciarem um rol de conhecimentos acumulados ao longo dos tempos, estabelecendo conjuntos de regras para estudar e antever as mudanças de tempo, fazendo o papel da nossa moderna meteorologia.

Baseavam-se basicamente em demoradas e continuas observações do Sol, da Lua, das estrelas, dos animais e das nuvens, por forma a estabelecer as tais regras, que, muitas das vezes, cheiraria a heresia esturrada, com as consequências que imaginamos.

Bom, em relação ao Sol, os nossos marinheiros de então afirmavam que o dia :

Iria ser sereno, quando:

O Sol nasce limpo. No Ocaso anterior o dito está claro e bem corado, ou o tal ocaso ocorre entre nuvens rosadas e bem coradas. Antes de o Sol nascer , aparecem nuvens que se deslocam para o poente. O sol nasce entre nevoeiro sem abertas.

Iria ser dia de chuva, quando:

O Sol nasce côncavo e vão.

Se nasce por detrás de nuvens ruivas e negras.

Se, quando o Sol nasce,, há réstias de luz através das nuvens.

O dia será de granizo, quando:

O Sol nasce amarelo.

Quanto ao vento, motor das nossas andanças, ele iria aparecer se :

O Sol nasce por detrás de nuvens vermelhas, ou por detrás de nuvens mas estas espalham-se.

Se o dia nascer com nevoeiro e o Sol, ao aparecer provocar abertas no nevoeiro.

No Ocaso anterior, o Sol apresentar uma cercadura negra. O vento soprará do lado em que a cercadura se rompe.

Também havia os avisos de tempestade, não eram afixados nas capitanias, mas antes apareciam sob a forma de nuvens negras e húmidas, com chuviscos.

É claro que nunca saberemos o que é que aquela gente andava a fumar, para ver tanto em tão pouco.

Hei-de voltar ao tema, desta vez com a LUA, que também terá muito que contar.