sexta-feira, abril 10

DAS BOAS MEDIDAS DA NAVEGAÇÃO.

No Séc. XVI, andávamos por esse mundo fora, muitas das vezes sem saber bem para onde íamos, e igualmente sem saber o que encontraríamos. E a Madre Igreja, de Roma, comandava os medos de todos. Era o fim do mundo, logo ali ao dobrar da linha do horizonte, dizia-se. Vão cair no inferno eterno, e sofrer os horrores dos grelhados bem passados. Eram os monstros marinhos ( bem temperados pelas mentiras que ajudavam às fugas e retiradas estratégicas), eram as tempestades enormes, que aliadas aos barquitos da época, davam uma mistura mais que impropria para para o consumo. Hoje vamos tratar da previsibilidade ( ou não) do tempo, e de como os nossos antepassados lidavam com a segurança da navegação, ao enunciarem um rol de conhecimentos acumulados ao longo dos tempos, estabelecendo conjuntos de regras para estudar e antever as mudanças de tempo, fazendo o papel da nossa moderna meteorologia.

Baseavam-se basicamente em demoradas e continuas observações do Sol, da Lua, das estrelas, dos animais e das nuvens, por forma a estabelecer as tais regras, que, muitas das vezes, cheiraria a heresia esturrada, com as consequências que imaginamos.

Bom, em relação ao Sol, os nossos marinheiros de então afirmavam que o dia :

Iria ser sereno, quando:

O Sol nasce limpo. No Ocaso anterior o dito está claro e bem corado, ou o tal ocaso ocorre entre nuvens rosadas e bem coradas. Antes de o Sol nascer , aparecem nuvens que se deslocam para o poente. O sol nasce entre nevoeiro sem abertas.

Iria ser dia de chuva, quando:

O Sol nasce côncavo e vão.

Se nasce por detrás de nuvens ruivas e negras.

Se, quando o Sol nasce,, há réstias de luz através das nuvens.

O dia será de granizo, quando:

O Sol nasce amarelo.

Quanto ao vento, motor das nossas andanças, ele iria aparecer se :

O Sol nasce por detrás de nuvens vermelhas, ou por detrás de nuvens mas estas espalham-se.

Se o dia nascer com nevoeiro e o Sol, ao aparecer provocar abertas no nevoeiro.

No Ocaso anterior, o Sol apresentar uma cercadura negra. O vento soprará do lado em que a cercadura se rompe.

Também havia os avisos de tempestade, não eram afixados nas capitanias, mas antes apareciam sob a forma de nuvens negras e húmidas, com chuviscos.

É claro que nunca saberemos o que é que aquela gente andava a fumar, para ver tanto em tão pouco.

Hei-de voltar ao tema, desta vez com a LUA, que também terá muito que contar.

Sem comentários: