Estes navios são visitas frequentes nos portos da Europa. Lisboa, apesar de não estar na Europa dos Portos, também o recebe.
Também a chamada navegação de Recreio, que por vezes disso não tem nada, esteve bem presente. As duas imagens ilustram as condições " bem musculadas" em que o barquinho(??) navegava, Mas deva para ver que tinha menos balanço que nosotros, que andavamos constantemente na bailação.segunda-feira, junho 1
DE VIAGEM E DE ROTA BATIDA
SVITZER LEIXÕES
O verdadeiro menino do Rio....
sexta-feira, maio 22
DEVE SER ASSIM
quinta-feira, maio 21
AS NOSSAS COSTAS
terça-feira, maio 12
FORÇA 12
O BARBEIRO
segunda-feira, maio 11
DA PESCA - O QUE SE SABE
sábado, maio 9
ALCANTARA
THE ICE PRINCE
O mau tempo, terá feito das suas.
Ainda é visivel o que restou da carga do convés.
Os ingleses apanharam muitos caixotes. E naõ só
Em tempos mostrei aqui parte da carga do navio, que se perdeu próximo da costa na U.K. ( costa SW).
Hoje passei pela BBC ( site, não o que lhe veio à cabeça, até pelo atrasado da hora) e dei de caras com estas fotografias que relatam parte do final do navio grego.
domingo, maio 3
sexta-feira, maio 1
Lembram-se do vídeo do youtube, onde havia um choque de um navio com uma ponte??
Pois aqui está mais uma “achega” para a historia: o relato viva voz, se é que se pode dizer….
Não traduzi, para não se perder o cheiro…..
“……
When the vessel was approximately halfway under the bridge, the third officer observed that the bridge signal lights were solid red and the lift span was descending. At 2053, the master sounded a few blasts on the ship’s whistle. The master, without identifying himself or the bridge in question, called the TCC on VHF channel 14 about the lowering of the bridge. The master quickly stopped the engines and ordered an evacuation of the wheelhouse. The master and third officer left the wheelhouse by the starboard navigation bridge wing. As they proceeded down the external bridge access ladder, the span of the bridge struck the vessel in way of the wheelhouse front windows, subsequently destroying the vessel’s wheelhouse and funnel.
The wheelsman remained at his station in the wheelhouse and lay down on the deck as the bridge span passed overhead. He freed himself from the debris and descended by the deckhouse stairwell .ALIVEali
……”ve
PIRATAS DE HOJE
Momento em que uma mala “ carregadinha de dinheiro” é atirada, de pára-quedas, de um pequeno avião , no convés do navio “ Sirius Star” apresado cerca de 7 semanas, pelos piratas na Somália.
Calcula-se em 3 milhões de US$ , o valor pago.
Esta é uma das razões da existência de piratas.
As outras são o dinheiro, depois o dinheiro e em terceiro lugar o dinheiro.
quarta-feira, abril 29
GALILEO
Comemoram-se este ano os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu, através de um aparelho óptico – o telescópio. E parece que as comemorações não vão ser por aí além, diga-se no mínimo. Com efeito, têem-se registado atrasos significativos no que seria a alternativa europeia aos sistemas americanos e russos, ambos militares, o GPS -Global Navigation Satellite System (GNSS) – e o Glonass. É desta alternativa, denominada Galileo, em honra precisamente do grande mestre, que falamos.
E, de acordo com os vários Institutos de Navegação da Europa, do qual Portugal é membro através do Instituto Português de Navegação, a não haver uma constelação de satélites lançados e a funcionar num relativo curto espaço de tempo, o tão amamentado e querido GALILEO, conjuntamente com uns largos milhares de milhões de dinheiro dos nossos impostos, serão absorvidos pela voragem dos grandes falhanços históricos.
Mal ou bem, o que tem norteado a opção europeia é o facto de os dois sistemas existentes serem de uso militar e TAMBÉM de uso civil. O que quer dizer que não podem, Americanos e Russos, garantir um serviço ininterrupto aos utilizadores, sejam eles meros brincalhões de fim-de-semana, sejam operadores logísticos no mar, no ar, ou em terra.
Com 30 satelites a orbitar as nossas cabeças, o sistema seria mais fiável e mais preciso, muito particularmente no Norte da Europa, onde tem havido algumas criticas ao GPS.
No entanto, não será de excluir algumas aplicações comerciais, com base no rigor posicionamento e na sua maior precisão.
Recorde-se que o Galileo já foi dado como morto, ou moribundo, tendo na ocasião sido despoletados 3,4 mil milhões de euros da fatia da Agricultura, e que serviriam para consolidar o financiamento publico, uma vez que o privado já era….
Recorde-se também que o inicio das operações seria o ano de 2008. Neste momento dos 30 satélites, existem 2 a funcionar. Para já, e para nós, importa salientar que haverá satélites chineses no ar lá para 2020, o COMPASS. E parece que os russos vão melhorar o deles.
sexta-feira, abril 17
Ohne eira noch Seite
quarta-feira, abril 15
O PASSA COMBOIOS
Estupidamente, ou perdi, ou nunca tive os dados desta maquina.
Quando se olha para estas coisas, percebe-se como o crescimento é lá para cima…..
Sempre foi !......
terça-feira, abril 14
domingo, abril 12
O REGIMENTO DA LUA
“...Vento é ar impetuoso, movido por alguma influencia do céu,, sem certa ordem nem limite de quando, nem quanto, nem onde...”.
Também se refere que “....serve para navegar.... E tem 32 direcções, que bastam para encher as regiões de toda a redondeza e para distintamente navegarmos dumas para as outras....”
E quanto à lua, saibam que nela se vêem os sinais do céu e do ar como num espelho. Assim, o dia será calmo se a Lua Nova é limpa e clara, ou se a Lua Cheia é limpa e clara no seu centro.. O dia será de chuva se a Lua Nova aparece com a ponta de cima negra ou escura.
Se a Lua Nova aparece com a ponta de baixo negra ou escura, choverá antes da Lua Cheia. Se a Lua Nova é negra no centro, choverá na Lua Cheia.
Se quatro dias após a Lua Nova, aparece com a coroa limpa, só choverá depois da Lua Cheia.
Ainda , se a Lua Nova for de cor ruiva, o dia será ventoso. Problema das ruivas....
Continuo sem saber o que esta gente fumava......