Estes navios são visitas frequentes nos portos da Europa. Lisboa, apesar de não estar na Europa dos Portos, também o recebe.

As duas imagens ilustram as condições " bem musculadas" em que o barquinho(??) navegava,
Mas deva para ver que tinha menos balanço que nosotros, que andavamos constantemente na bailação.
Fotografia surripiada a João Fernandes, do blog SHIPS PHOTOS MAGAZINE.
Aqui, o rebocador a navegar embandeirado, no rio Tejo, com Alcantara e a Ponte sobre Tejo , ao fundo.
Nome - SVITZER LEIXÕES
Número IMO - 8000848
Número Oficial - LX-33-RC
Bandeira - Portugal
Porto de Registo - Lisboa
Sinal de Chamada - CSXW6
Ano de Construção - 1981 Construtor - Tille Scheepsbouw BV - Kootsterltille
Arqueação Bruta - 255 t
Comprimento fora a fora - 28,81 m
Comprimento entre perpendiculares - 27,01 m
Boca - 9,63 m
Pontal - 3,65 m
Calado - 4,68 m
Máquina Principal - 2 x Motores Bolnes 8DNL 150/600 de 8 cilindros Potência - 2400 BHP Velocidade máxima - XX Força de Tracção - 40 t.m
História - NV Reederij v/h Gebroeders Goedkoop "GRONINGEN" [1980-1987], Willem Muller Nederland BV
"GRONINGEN" [1987-1990], NV reederij v/h Gebroeders Goedkoop [1990-1999], Phildeco "GRONINGEN" [1999-2000], Svitzer Amsterdam "GRONINGEN" [2000-2005],
"SVITZER LEIXÕES" [2005- à data ]
O verdadeiro menino do Rio....
Bom, nós por cá, também fizemos das nossas, e a Portaria 1366/2006 de Dezembro, é o culminar, penso eu, deste processo de primeiro criar e depois afastar os denominados esquemas de separação de tráfego. A titulo de exemplo, o E.S.T ( esquema de separação de tráfego) da Roca, que em 1968 estava a 5 milha da costa, em 79 passou para 9 milhas, e em 2005 distanciou-se para as 14 milhas, estando hoje próximo dos Açores.
Talvez o caso mais bicudo tenha sido o cabo de S. Vicente que em 68 esteve somente a 1 milha da Costa.
Ironico, o facto de o Centro Coordenador de FALMOUTH, ter enviado como ajuda, um navio tanque carregdo com 113.000 tons, de petroleo, a quem mandou alterar o seu rumo por forma a prestar o tão desejado auxilio.
É o dia do " ILHAVENSE". Chegou hoje mais um jornal " lá da terra".
Só os expatriados sabem a que me refiro. Não são as saudades a carregar, que essas matam-se bem. É mais!
Bom, mas o meu proposito hoje não é falar " lá da terra", mas antes comentar um facto que me deixou - ainda estou - de boca à banda!
Então não é que, portugueses de gema, naturais da terra que porventura mais pescadores deu ao mundo ( bela tirada!!!!), para ilustrarem a pesca têm de recorrer a fotografias estrangeiras??!!
No caso pescadores noruegueses, creio....
É este parte do resultado das politicas dos varios (des)governos que nos têm calhado....
Hoje recorre-se aos noruegueses para falar de pesca; Amanhã, recorreremos com certeza aos espanhóis para falar da agricultura, aos gregos para falar industrialização, e sei lá, recorreremos ao foro interno para ilustrar o desemprego e a subsidiziação.... ( é assim que se diz??).
O mau tempo, terá feito das suas.
Ainda é visivel o que restou da carga do convés.
Os ingleses apanharam muitos caixotes. E naõ só
Em tempos mostrei aqui parte da carga do navio, que se perdeu próximo da costa na U.K. ( costa SW).
Hoje passei pela BBC ( site, não o que lhe veio à cabeça, até pelo atrasado da hora) e dei de caras com estas fotografias que relatam parte do final do navio grego.
Lembram-se do vídeo do youtube, onde havia um choque de um navio com uma ponte??
Pois aqui está mais uma “achega” para a historia: o relato viva voz, se é que se pode dizer….
Não traduzi, para não se perder o cheiro…..
“……
When the vessel was approximately halfway under the bridge, the third officer observed that the bridge signal lights were solid red and the lift span was descending. At 2053, the master sounded a few blasts on the ship’s whistle. The master, without identifying himself or the bridge in question, called the TCC on VHF channel 14 about the lowering of the bridge. The master quickly stopped the engines and ordered an evacuation of the wheelhouse. The master and third officer left the wheelhouse by the starboard navigation bridge wing. As they proceeded down the external bridge access ladder, the span of the bridge struck the vessel in way of the wheelhouse front windows, subsequently destroying the vessel’s wheelhouse and funnel.
The wheelsman remained at his station in the wheelhouse and lay down on the deck as the bridge span passed overhead. He freed himself from the debris and descended by the deckhouse stairwell .ALIVEali
……”ve
Momento em que uma mala “ carregadinha de dinheiro” é atirada, de pára-quedas, de um pequeno avião , no convés do navio “ Sirius Star” apresado cerca de 7 semanas, pelos piratas na Somália.
Calcula-se em 3 milhões de US$ , o valor pago.
Esta é uma das razões da existência de piratas.
As outras são o dinheiro, depois o dinheiro e em terceiro lugar o dinheiro.
Comemoram-se este ano os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu, através de um aparelho óptico – o telescópio. E parece que as comemorações não vão ser por aí além, diga-se no mínimo. Com efeito, têem-se registado atrasos significativos no que seria a alternativa europeia aos sistemas americanos e russos, ambos militares, o GPS -Global Navigation Satellite System (GNSS) – e o Glonass. É desta alternativa, denominada Galileo, em honra precisamente do grande mestre, que falamos.
E, de acordo com os vários Institutos de Navegação da Europa, do qual Portugal é membro através do Instituto Português de Navegação, a não haver uma constelação de satélites lançados e a funcionar num relativo curto espaço de tempo, o tão amamentado e querido GALILEO, conjuntamente com uns largos milhares de milhões de dinheiro dos nossos impostos, serão absorvidos pela voragem dos grandes falhanços históricos.
Mal ou bem, o que tem norteado a opção europeia é o facto de os dois sistemas existentes serem de uso militar e TAMBÉM de uso civil. O que quer dizer que não podem, Americanos e Russos, garantir um serviço ininterrupto aos utilizadores, sejam eles meros brincalhões de fim-de-semana, sejam operadores logísticos no mar, no ar, ou em terra.
Com 30 satelites a orbitar as nossas cabeças, o sistema seria mais fiável e mais preciso, muito particularmente no Norte da Europa, onde tem havido algumas criticas ao GPS.
No entanto, não será de excluir algumas aplicações comerciais, com base no rigor posicionamento e na sua maior precisão.
Recorde-se que o Galileo já foi dado como morto, ou moribundo, tendo na ocasião sido despoletados 3,4 mil milhões de euros da fatia da Agricultura, e que serviriam para consolidar o financiamento publico, uma vez que o privado já era….
Recorde-se também que o inicio das operações seria o ano de 2008. Neste momento dos 30 satélites, existem 2 a funcionar. Para já, e para nós, importa salientar que haverá satélites chineses no ar lá para 2020, o COMPASS. E parece que os russos vão melhorar o deles.
Estupidamente, ou perdi, ou nunca tive os dados desta maquina.
Quando se olha para estas coisas, percebe-se como o crescimento é lá para cima…..
Sempre foi !......
“...Vento é ar impetuoso, movido por alguma influencia do céu,, sem certa ordem nem limite de quando, nem quanto, nem onde...”.
Também se refere que “....serve para navegar.... E tem 32 direcções, que bastam para encher as regiões de toda a redondeza e para distintamente navegarmos dumas para as outras....”
E quanto à lua, saibam que nela se vêem os sinais do céu e do ar como num espelho. Assim, o dia será calmo se a Lua Nova é limpa e clara, ou se a Lua Cheia é limpa e clara no seu centro.. O dia será de chuva se a Lua Nova aparece com a ponta de cima negra ou escura.
Se a Lua Nova aparece com a ponta de baixo negra ou escura, choverá antes da Lua Cheia. Se a Lua Nova é negra no centro, choverá na Lua Cheia.
Se quatro dias após a Lua Nova, aparece com a coroa limpa, só choverá depois da Lua Cheia.
Ainda , se a Lua Nova for de cor ruiva, o dia será ventoso. Problema das ruivas....
Continuo sem saber o que esta gente fumava......