Da imprensa:
"....O 'Blaus VII' foi apresado em Fevereiro de 2007 nos mares da Madeira com 1500 quilos de cocaína a bordo.
A 1 de Outubro de 2007, o veleiro rumou a Lisboa. Foi o juiz de instrução do Tribunal Judicial do Funchal que autorizou a saída bem como a sua utilização provisória e manutenção pela Marinha.
Desde 21 de Agosto de 1999 que a Madeira, através do seu Estatuto Político-Administrativo (Lei n.º 130/99, de 21 de Agosto, art. 145.º, al. g), consagrou que a perda de bens a favor do Estado, decretada por tribunais de cá, reverte para a Região.
A norma estatutária e posterior adaptação feita pelo Decreto Legislativo Regional nº 25/2002/M, de 23 de Dezembro, do decreto-lei n.° 31/85, de 23 de Janeiro, consagra o direito de a Região só reclamar a seu favor os bens que já tenham sido objecto de declaração judicial de perda a favor do Estado transitada em julgado.
Mas a verdade é que a Região entende que a RAM também deve ser auscultada até na afectação do "uso provisório". Não aconteceu no caso do 'Blaus VII' mas parece ter acontecido noutras situações a avaliar pelas três viaturas que estão actualmente com 'uso provisório' na frota do Governo Regional.
Recorde-se que, há uns anos, deu brado a afectação provisória de um 'Audi' apreendido num caso de tráfico de droga ao gabinete do então Ministro da República...."
Mais:
".....O Tribunal de Vara Mista do Funchal aplicou esta tarde dez anos de prisão para cada um dos três marinheiros gregos envolvidos na maior apreensão de cocaína, na Madeira, em 2007.
Foi em Fevereiro de 2007 que a PJ, em colaboração com a Marinha de Guerra Portuguesa, apressou o veleiro 'Blaus VII' com 1.500 quilos de cocaína a bordo. O produto, a preços de mercado, está avaliado em 150 milhões de euros.
Esta tarde, o colectivo de juízes presidido por Jaime Pestana considerou que a versão apresentada pelos arguidos segundo a qual saíram do Porto de Recreio da Calheta coagidos pela ameaça de uma arma de fogo não é verosímil. O Tribunal considerou que, a esta escala do tráfico internacional de droga, é pouco provável que se deixe uma operação de transporte/transbordo às contingências de ter de haver uma coacção à última da hora.
Além disso, considerou o Tribunal que o envolvimento dos arguidos não deixa dúvidas até porque o 'Blaus VII' só era localizável em alto mar se se deixasse localizar. Tinha dois telefones via-satélite a bordo, coisa que nem a Marinha possui nas suas unidades.
A pena aplicada situa-se próximo do limite máximo (4 a 12 anos de prisão). Para assim decidir, o Tribunal considerou a grande quantidade de cocaína em causa; o facto da cocaína ser uma droga que provoca maior danosidade social, o facto dos arguidos terem sido movidos pelo desejo de lucro fácil e, finalmente, o facto dos arguidos, não sendo donos da droga, terem desempenhado um papel fundamental.
Na leitura da sentença, Jaime Pestana disse que este é um tipo de tráfico que raramente aparece nos tribunais da Madeira o que também justifica uma pena 'bem acima da média'.
A defesa já anunciou que vai recorrer da decisão até porque, em sede de alegações finais, o Ministério Público tinha pedida uma pena mais branda, não menos de oito anos de prisão.
Desconhece-se se o bem apreendido (Veleiro 'Blaus VII'), actualmente à guarda da Marinha, reverterá a favor da Região conforme dispõe o Estatuto Político Administrativo
A apreensão do veleiro "Blaus VII", que navegava ao largo da Madeira com 1,5 toneladas de cocaína a bordo, foi efectuada na madrugada de terça-feira pelo corpo de fuzileiros da Marinha.
O porta-voz da Armada, Braz de Oliveira, revelou hoje, em conferência de imprensa, os pormenores da maior apreensão de cocaína realizada este ano em Portugal, indicando que os três tripulantes que acompanhavam os 60 fardos com cocaína foram surpreendidos pela operação das tropas especiais e não ofereceram resistência à detenção.
A apreensão foi uma operação conjunta da Armada Portuguesa, da Polícia Judiciária e da Força Aérea.
José Braz, responsável da Direcção Central de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da Judiciária, disse que a cocaína terá sido transferida para o veleiro apreendido a partir de um navio-mãe em pleno Oceano Atlântico, uma estratégia usada pelas organizações de tráfico de cocaína a partir da América Latina. No entanto, o director da DCITE disse desconhecer o país de origem da droga.
O "Blaus VII", habitualmente atracado na Madeira, estava a ser vigiado pela Polícia Judiciária desde Novembro passado e trabalhava para "uma empresa criminosa" sedeada em Espanha, disse José Braz.
Aparentemente, acrescentou o responsável, o veleiro era utilizado para fazer o transporte de cocaína a partir dos navios-mãe para águas mais próximas do continente europeu, nomeadamente de Portugal e Espanha.
A PJ não acredita que estejam em Portugal outros elementos da rede a que pertenciam os três traficantes detidos, que foram hoje levados perante um juiz de instrução do Funchal...."
Que é um espanto, é. Tinha-o visto na Base Naval, mas sempre com alguma distancia e atracado. Aqui dá para ver do que se trata....
Não sei como estará hoje o processo. Mas parece-me que está no local certo.
domingo, dezembro 5
sábado, dezembro 4
UAM CONDOR
Será que este "Condor" foi o que seguiu para a Policia Maritima, como UAM 630??
Numa manhã de frio, verdadeira manhã de S. Ramalho
Ao largo do Ginjal.
PRINCESS DANAE SAI DA DOCA
Aqui o navio a sair da embocadura da Doca do Espanhol.
O PD como carregueiro " Port Melbourne" entre 1955 - ano em que foi o bota a baixo - e 1972, e que fazia a linha UK - Australia, com uma velocidade média de 17 nós. Mais rapido portanto que a maioria dos navios novos.
Aqui, já como DANAE, entre 1975 e 1979. É suposto ter recorventido entre 1972 e 1975.
O RUSH DO BARREIRO
São 8 horas da manhã, e isso adivinha-se no intenso trafego dos navios da SOFLUSA.
Manhãs ranhosas, muito frias, mas sem luz de nascente.
Ao fundo, a Adega Cooperativa de Palmela
terça-feira, novembro 30
NRP CORTE REAL
segunda-feira, novembro 29
TRIDENTE
O Brasil vai construir ( isso mesmo, fazer!) uma serie larga deles, para a sua marinha. É claro que é o petróleo, mas também é sanidade.
É tema fracturante. ( É assim que se diz?) - Transversal a todos partidos. Muitas comissões.
Mas obviamente faz falat ( ver aqui )
sexta-feira, novembro 26
PONTÃO COVA DA PIEDADE
Se tudo corresse mal, seria este o pontão de atracação para ser usado pelo Sr. Obama. Aqui a reboque do ALA, que é SÓ o rebocador mais antigo a operar no porto de Lisboa. Foi construído para a CNN, em Hamburgo, RFA.( e esta??), tendo sido baptizado como DOURO PRIMEIRO
Número IMO - 2223269
Número Oficial - LX-94-RC
Bandeira - Portugal
Porto de Registo - Lisboa
Indicativo de Chamada -
Ano de Construção - 1922
Ano de Reconstrução e remotorização - 1971
Comprimento fora a fora - 22,30 m
Boca - 5,54 m
Pontal - 2,73 m
Calado - 3,00 m
Arqueação Bruta - 85,55 t
Máquina Principal - Motor Diesel Catterpiller de 850 cv
Esforço máximo de tracção - 8,5 t
Número IMO - 2223269
Número Oficial - LX-94-RC
Bandeira - Portugal
Porto de Registo - Lisboa
Indicativo de Chamada -
Ano de Construção - 1922
Ano de Reconstrução e remotorização - 1971
Comprimento fora a fora - 22,30 m
Boca - 5,54 m
Pontal - 2,73 m
Calado - 3,00 m
Arqueação Bruta - 85,55 t
Máquina Principal - Motor Diesel Catterpiller de 850 cv
Esforço máximo de tracção - 8,5 t
domingo, novembro 21
POR ESSE RIO ACIMA
Ora digam lá, por favor, se a expressão rio acima não ganha vida nestas fotografias???
Ali para a Graça ( verifique)
Ali para a Graça ( verifique)
sábado, novembro 20
PORTO E BARRA DE AVEIRO
Já se demonstrou cabalmente que este porto e barra são parte da vila de Ílhavo A Grande, que agora dizem ser cidade. Não sei porquê, para quê, ou que caraças ganhamos com isso. Mas passemos.
Quis um acaso filho da mãe do destino, que os fornecedores de navios não tivessem em armazém nenhuma carta, como a que acima se reproduz. Recorri, face a este facto, ao meu amigo JFMV, que fez o favor de me emprestar a sua, e ainda por cima de me pagar 2 imperiais, que em Ílhavo, A Grande, tomam o nome de finos, bem como 1 chamuça que estava de estalo. Vim pois, todo lampeiro com a novel carta, que em swaílli se escreve carta, para o sul, Lisboa, deixando o João ao dependurão. Terei agora de recorrer a alguém para me desagrilhoar deste problema.
A ber bamos, como dizia o cego.
Quis um acaso filho da mãe do destino, que os fornecedores de navios não tivessem em armazém nenhuma carta, como a que acima se reproduz. Recorri, face a este facto, ao meu amigo JFMV, que fez o favor de me emprestar a sua, e ainda por cima de me pagar 2 imperiais, que em Ílhavo, A Grande, tomam o nome de finos, bem como 1 chamuça que estava de estalo. Vim pois, todo lampeiro com a novel carta, que em swaílli se escreve carta, para o sul, Lisboa, deixando o João ao dependurão. Terei agora de recorrer a alguém para me desagrilhoar deste problema.
A ber bamos, como dizia o cego.
LISBOA, UM DIA DESTES
Tem casco de navio, esta BARROCA, do tráfego local em Lisboa. Abastece de boa água os navios passantes. O seu nome deverá advir da Quinta da Barroca, onde existia uma fonte que servia de abastecimento à Lisbon Fresh Water Supply, nos idos 1930.
O Sintrense a passar na aguagem do Ilha da Madeira, aqui a mostrar que tem proa para as vagas de 23 cms.
E este é o grande negócio de Lisboa, das misérias ricas. Vão buscar os dragados ( dragam) rio acima, e deitam-no na lixeira municipal ( frente ao Olho de Boi), para mais tarde recordar.....
Claro que nestes casos, NUNCA há navios portugueses.
Correcção: Há, sim senhor, se se quiser chamar à garrano DRAGA ( verifique aqui)..
Claro que é DRAGA, mas só de acabamentos.
CANAIS EM LISBOA, 18NOV10
A canibalização nota-se sobretudo ao nível das estruturas das terriolas, bem bonitas por sinal, que a rodeiam. Veja-se Montijo, Seixal, Almada ou Cacilhas, onde tenho almoço diário marcado com o luxo da simpatia, a grandeza da qualidade e o pormenor da escolha, tudo a um preço que corroba o que atrás digo - 8 Euros, para desapertar 2 furos no cinto. Nem o Veiguinha, para comer assim.Deve ser a terra com mais restaurantes por metro de caminho. O sr. Zé e a Dª São sabem da poda.Mas falava-se das terras que envolvem Lisboa, e definham à sua sombra. Hoje são depósitos de reformados, onde se conversa ao sol de Inverno, a ver o transito para Lisboa. Também a juventude marca presença, por enquanto, até abalar para um emprego, em Lisboa.Estas terras têm todas, e sem excepção, cafés, colectividades e escolas até ao secundário. E as tais estradas.
Os canais , como o da fotografia , são mais caminhos para o êxodo diário,de milhares e milhares , na busca de algo mais. Aqui , nesta manhã de calmarias um navio da Soflusa, a preparar mais 600 saídas.
quinta-feira, novembro 18
NAVIOS DE LISBOA
Fazem parte da vista do Tejo. Se, ao correr a vista pelas águas , não se vir os amarelos torrados, fica o sabor a vazio, a algo que falta.
Dentro de pouco tempo, haverá mais amarelos para ver.
Dentro de pouco tempo, haverá mais amarelos para ver.
quarta-feira, novembro 17
Nestes dias ( esta imagem é de 16) o nosso astro Rei nasce ali pelos 115º( verifique aqui), mais coisa menos coisa.É portanto um Este esquisito.
Ontem nasceu amaricado, assim com este aspecto, a pressagiar chuva ( hoje digo isto porque sei que choveu comó caraças, esta noite) e mais vento.
E estou de volta ao rio. Ainda bem, que é a época dos robalos, e "prebeijo" um ao sal, à la Chavez.....
Ontem nasceu amaricado, assim com este aspecto, a pressagiar chuva ( hoje digo isto porque sei que choveu comó caraças, esta noite) e mais vento.
E estou de volta ao rio. Ainda bem, que é a época dos robalos, e "prebeijo" um ao sal, à la Chavez.....
sexta-feira, novembro 12
O IMBIGO DOS HOMENS
Boto-me abaixo, boto-me abaixo hoje mesmo....rasgo o cartão e boto-me abaixo!
A falar assim o ti Pola espumava e intercalava com um copo de três, marquês à antiga bem medido. Ó homem, não chapes fora o cartão qu'inda te há-de fazer falta. Bebe o copo e bamos imbora, que se faz tarde, e tenho a ceia ao lume. Agora chapar fora o cartão; Só tens imbigo, homem, só tens imbigo....
O meu mal, e o de 10 milhões de portugueses é o mal de não haver alguém como os gafanhotos da espécie Platycleis affinis têm os maiores testículos do reino animal. Um estudo britânico mostrou que estes órgãos sexuais representam 14 por cento da sua massa corporal.
Mesmo sabendo que o fulano teria de andar com um carrinho de mão ou então com uns suspensórios para os ditos, era muitíssimo bem vindo, a esta terra esquecida de Deus.
A falar assim o ti Pola espumava e intercalava com um copo de três, marquês à antiga bem medido. Ó homem, não chapes fora o cartão qu'inda te há-de fazer falta. Bebe o copo e bamos imbora, que se faz tarde, e tenho a ceia ao lume. Agora chapar fora o cartão; Só tens imbigo, homem, só tens imbigo....
O meu mal, e o de 10 milhões de portugueses é o mal de não haver alguém como os gafanhotos da espécie Platycleis affinis têm os maiores testículos do reino animal. Um estudo britânico mostrou que estes órgãos sexuais representam 14 por cento da sua massa corporal.
Mesmo sabendo que o fulano teria de andar com um carrinho de mão ou então com uns suspensórios para os ditos, era muitíssimo bem vindo, a esta terra esquecida de Deus.
quarta-feira, novembro 10
RESIGNAÇÃO
. Recebido por email, onde entre outras coisas, tambem vem um artigo de Andrew Oitke, de que passo este trecho:
O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos.
O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos.
Precisa sobretudo de dieta mental.»....
In MENTAL OBESITY
"....«O conhecimento das pessoas aumentou, mas é feito de banalidades.
Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas não sabem quem foi Kennedy.
Todos dizem que a Capela Sistina tem tecto, mas ninguém suspeita para que é que ela serve.
Todos acham que Saddam é mau e Mandella é bom, mas nem desconfiam porquê.
Todos conhecem que Pitágoras tem um teorema, mas ignoram o que é um cateto».A família é contestada, a tradição esquecida, a religião abandonada, a cultura banalizou-se, o folclore entrou em queda, a arte é fútil, paradoxal ou doentia.
Floresce a pornografia, o cabotinismo, a imitação, a sensaboria, o egoísmo.
Não se trata de uma decadência, uma «idade das trevas» ou o fim da civilização, como tantos apregoam.
É só uma questão de obesidade.O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos.
O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos.
Precisa sobretudo de dieta mental.»....
In MENTAL OBESITY
quinta-feira, novembro 4
A GRANDE FARRA
Portugal e os PORTUGUESES, têm orçamento. Deve ser porreiro , esta farra de ter orçamento, a ver pela forma como a clique corria.....
Agora , vamos ver se o orçamento ainda vai ter Portugal .
E portugueses.
Agora , vamos ver se o orçamento ainda vai ter Portugal .
E portugueses.
segunda-feira, novembro 1
EYE OF THE WIND
Dos temperados mares da SUÍÇA , o Brigue " Eye of the wind" atracado em Lisboa. Preocupado com as regas dos jardins durante as chuvadas ( inverno) ,e com a luz da EDP durante o dia, quase que deixo passar esta beleza.
Os "Amarelos", como lhes chamavam todos na MM, era o trabalho dos quartos às quintas feiras. Depois um sindicato qualquer mandou pintar os cobres e latões, por forma a evitar este trabalho. às tantas, começou aqui.
Reluzentes, da brilhantina que lhes passam.
O " Eye of the Wind " pode ser encontrado aqui.
domingo, outubro 31
NORTADA
Hoje de manhã, batia-se assim contra o mar.Fundeado às cabeçadas....
São as melhores sonecas.....
O estado do mar, é de vaga , 5 metros ( significativa).
- " Altura significativa da onda ", o valor médio do terço superior das alturas da onda medidas num determinado intervalo de tempo
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