sábado, março 12

OS DO DOURO ESTÃO NO VOUGA.


Ou no Bouga, como por cá se diz.


Há mais de vinte anos, este navio foi levado para a sucata, em Alhos Vedros.
Da Sucata para a fama, foi um instante.
Lindissimo  e altivo.
Chamava-se  CASTELO, e atravessava o TEJO. Fez parte de uma fornada cinco navios de passageiros comprados em 1977 pela Transtejo em Hamburgo à companhia HADAG. Hoje é o VISTADOURO, da frota da Douro Azul.
Perfeitamente visivel, o buraco da ventoinha, nesta bela traseira

AS NOSSAS COSTAS


Visto ao longe, o HACININ AHMET, com bandeira TURCA. Pois, parece que TODOS têm uma marinha mercante.  Basicamente , é ter uns barcos e uns gajos para os tripular. Não sei onde está a dificuldade.


A falta de água para a tal marinha, não veste esse fato, como aqui se mostra. Esta amostra é do mar ao largo do Carvoeiro.

domingo, fevereiro 27

O ÔLHO DO REP ÔLHO

Simples não é???
Podia ser um buraco negro na versão ecologista.

A PÔR O SOL

 É verdade: A pôr. Não imaginam as vezes que tenho ajudado este nosso rei (astro, e devia vir antes) a esconder-se. Coisas que só os muito cumplices compreenderão. Estes ultimos dias, têm-se resguardado dos nossos olhos ali por detrás daquela palamenta toda. Tem resultado. Nasceu às 0733, num local chamado 108 graus, e na ocasião das fotografias estava a guardar-se em 252 graus. Passou a direito por nós às 1250 - senhores das horas prestem atenção .



Bom, a segunda fotografia não é igual à primeira : tem 2 patos a mais.

sábado, fevereiro 26

CACILHAS STRAITS


     A dar passagem  para o tenebroso Mar da Palha, Cacilhas Straits  esse fantástico braço de mar,mostra os dentes a todos quantos  o pretendem demandar. 


 
   E as viagens trans straits tornam-se verdadeiras aventuras epopeicas para todos quantos se aventuram nesse mar .

FERRY LISBONENSE

 Alentejense

     Este navio foi construído pelo Estaleiros Navais de Viana, em 1957, remotorizado em 1991 e remodelado em 2004. Tem capacidade para 375 passageiros e 10 Veículos.

Principais Características
Comprimento: 38,54m
Boca: 8,15m
Pontal: 2,56m
Calado: 1,60m
Arqueação Bruta: 354 tons
Monocasco: Ferro

Funcionamento e Sistema de Propulsão
Velocidade Máxima: 10 Nós
Motor: mtu 12V 183 TC61
Propulsão: Hélices de Passo Fixo



 O LISBONENSE

Lisboa tem mais um Ferry a navegar. Talvez o bom senso agora  impere, já que estamos tesos e a dever dinheiro a todo o "bicho careto".
Talvez.
Já transportou carros e pessoas, que com toda a certeza vão gostar de ver o velho guerreiro Alentejense descansar.

O TEJO DE ONTEM SEXTA FEIRA


Publicados os numeros, assimilados por todos, eis-nos de novo a repor stocks, a descarregar em grande ( à nossa escala, claro). O Tejo ( e moi même) agradece.
Horas mágicas estas, irrepetíveis.


domingo, fevereiro 13

A MINHA TERRA, VISTA DO AIDO

Só podem estar a brincar.

E com o nosso dinheiro, claro.
Vamos pensar alto

Alguém deve ao fisco 1.400 €. Tudo normal, nos dias de hoje. O fisco também deve. Os portugueses todos os meses são obrigados a “ emprestar “ a essa fera uma pipa de massa.

Ora esse alguém com a divida de 1400 € morre, e está perto de 9 anos em sua casa ( por acaso já não era da falecida, coisa que eu já explico), sem que as autoridades pertinentes, as que têm obrigações para com os portugueses, se dessem ao trabalho (?) de verificar denuncias e participações.

Mas as finanças públicas, essas , não podem esperar; Assim como o Ministério da Segurança Social. Este, após 4 meses, trava os chequezitos de 180 euros, que era a reforma da senhora. Vê-se pela despesa que não era filiada em nenhum partido, que não fora deputada, tão pouco governante ou andante nesses infindáveis e insondáveis gabinetes. Cento e oitenta, virgula zero euros; o outro, o das Finanças, executa a ordem cega: venda-se.

A falecida, tivesse ela sobrevivido 25 anos à reforma, não receberia nesses 25 anos todos, o ordenado mensal de um grande ( ENORME) grupo de bóis deste jardim murcho,

Entretanto as Finanças, porque estão situadas não em Portugal como o Ministério da Segurança Social, mas antes nas ilhas Fiji, onde se sabe que as comunicações são lentas e difíceis, e após consultar o cão do Sr. Jeremias e o gato da rua dos Malmequeres, opta pela venda pura do único(?) bem da falecida. Esta, ainda incorre numa qualquer pena por ter mumificado no que não lhe pertencia.

Para uma divida e 1400€, venderam um bem de 150.000, a tratar-se de um 4 assoalhadas.
Lembro os 9 anos passados.

Naturalmente guardaram o remanescente da venda, que não sabemos quanto foi; Ou eu não sei.

Também naturalmente, há que guardar a honorabilidade das instituições; mesmo tratando-se das finanças. Mas não me surpreenderia se a venda tivesse sido realizada pelo preço de um automóvel) dos médios, pois então!!
Li que foi a nova proprietária que fez o macabro achamento.

Comprou sem ver. Imaginam o preço?? Eu imagino, e o chorrilho de asneiras que aí vem, também imagino.
Ainda naturalmente, as mesmas finanças dizem que vão anular a venda do bem. Quem comprou vai, na melhor das hipóteses atirar o pau ao gato, e querer o seu dinheiro de volta, mais os trocos atinentes. Isto é: os herdeiros vão querer a casa de volta. O comprador vai querer outra casa. E nós vamos pagar tudo isto.

Se ao menos a falecida não tivesse morrido, bem mais fácil seria agora a troca dos bens e valores. Assim, só resta à falecida ter morrido antes da venda. Apostam????

Incompetência demente ou demência incompetente!

Bem precisamos de umas vassouradas por estes lados, e um balde de lixo à medida.

Se não fosse trágico, era de rir à gargalhada….

domingo, janeiro 30

A PESCA DO BACALHAU

Na ocasião destes escritos - 1829 - Portugal dava os primeiros segundos passos na direcção do Artico e do Grande Norte.
Iniciava-se também o Romantismo por cá.Mas em relação à pesca do bacalhau, o romantismo era o das Libras. Com esfeito, à data que referimos, os importadores do peixe salgado e seco, reinavam e governavam a seu bel prazer .
          Até parecem os dias de hoje.

 Bom, resta referir que se tratam de cópias do livro Memória sobre a Pesca do Bacalhau.

sábado, janeiro 29

O calado, e as marcas.
Explicações lá mais para o Verão.
Só ontem tive consciência do quão profunda, grave e impiedosa é a crise dos espanhóis. Ou a crise espanhola.
À semelhança da gripe,  e como ela, são sempre más, menos bem vindas;

Já as espanholas…..

Bom, mas esta lenga lenga vem a propósito do que vi, nesta pretérita sexta. Fruto das minhas obrigações ( ainda não tesourais) desloquei-me a bordo de uma navio de uma empresa estatal, ou aparentada ( que isto agora é estado nos benefícios e deixa de o ser nas obrigações) e reparei que umas equipas de trabalhadores se encontravam em pleno processo de colocação de um convés. Que é o termo em marinha, para um vulgar pavimento para os pés. Bom, andavam por lá as equipas a assentar madeiras, de rabo ao alto, quando ouço uns palavrões em sonoro Castelhano de Espanha, o que me levou a indagar do insólito. E não é que ainda mais insólita foi a resposta? : Claro, são espanhóis, senhor…..

É como no faducho: São os Espanhóis, são os Espanholitos, são os caracóis…… e é o caraças!

Então fez-se-me luz : Em Espanha , Têm de trabalhar, carago!!!!!

Pobres espanhóis, que só a trabalhar lá vão.

sábado, janeiro 15

ESCRITO NAS ESTRELAS





Os signos do Zodíaco, são conhecidos de todos, julgo que até eu sei da poda;. O que parece que não se sabe bem, são os…. Enfim, os…. Signos! Prontos. Tá dito!!


Ainda sem a novidade


          Então não é que uns farmeiros lá do Minesota de baixo, depois de uma tarde de vodkas e sabe Deus o quê mais, chegam à noite e trocam 2 000 anos de saber por mais vodkas; E mais signos, ou pelo menos, mais um signo.
          No seu mais que delírio, chegaram à conclusão que a Terra se moveu em torno do seu eixo, criando um gap de cerca de um mês, que foi porreiro para encaixar mais um signo; Bom , há 2000 anos também não sei o que é que se fumava.....

          Por este andar, daqui a sei lá, uns 10 000 anos, vamos ter signos como o caraças; Mas cá estaremos então para ver.

          E como é que vão, aqueles que marcaram as suas partes mais pudibundasb com desenhocas de signos, alterar para o novo quadro???

          E aqui vai o quadro, para os que querem pintar de novo as tais partes:
• Capricórnio: Jan. 20-Fev. 16
• Aquário: Fev. 16-Março 11
• Peixe: Março 11-Abril 18
• Carneiro: Abril 18-Maio 13
• Touro: Maio 13-Junho21
• Gemeos: Junho 21-Julho 20
• Caranguejo: Julho 20-Ago. 10
• Leão: Ago. 10-Set. 16
• Virgem: Set. 16-Out. 30
• Balança: Out. 30-Nov. 23
• Escorpião: Nov. 23-29
• Ophiuchus: Nov. 29-Dez. 17
• Sagittarius: Dez. 17-Jan. 20

          O palavrão OPHIUCHUS, que não lembra ao diabo, é qualquer coisa como o encantador de serpentes, ou o que segura a fulaninha(!!!!!)


Cheira-me que há mão do Socras nisto, para distrair os profs.

domingo, janeiro 9

O MARCO POLO

Com as curvas clássicas de navio, uma imagem a reter; Deixa os caixotes a milhas.Pode navegar com mar.
Transporta 800 passageiros; só.

Primeiro globe trotter de que há memória, deixou que contar. E pasmar. Depois viu-se muita imaginação, mas serviu de mola a muitas nações - até a Portugal - para saltar do seu espaço e procurar novos mundos.
Algo que nos está agora a fazer falta.
E não é metáfora.
 A nossa Marinha de Guerra é, após cerca de 1000 anos de identidade, o que nos resta de presença  nos mares; os sucessivos desgovernos tudo têm tentado - e conseguido - para acabar com a nossa tradição, o nosso saber fazer. Ser vizinho do Atlântico pouco tem dito a esta gente.

Como há pouco tempo se ouviu, os assuntos do mar  estão no ministério da defesa e as pescas no Ministério da Agricultura. Tem tudo a ver. Grelos e robalos sempre se deram bem.




Se bem que robalos agora é mais porta bagagem.


Os navios hoje, e retirados o comercio com as ilhas afortunadas, são mais do imaginário.

A nossa frota de pesca, que sempre foi uma das nossas grandes marcas , está ancorada ao largo de Cascais.

sexta-feira, janeiro 7

O TEJO E OS ROBALOS

Desde sempre que o robalo é o rei do Rio Tejo. Com concorrencia de peso  como as corvinas, mas é episódico - vêm à desova e a fugir dos roazes- se bem que lucrativo. Mas é de robalos, dos selvagens, que aqui se fala. Não daquela coisa da Grécia e da Espanha, a 5 euros, que os super mercados mostram sempre engalanados..... Nada disso. Xixa da boa e rija. Mas este amigo, que encontro sempre  a corricar, ontem levou para venda 3 robalitos,que no conjunto não teriam mais que um quilito. Toda uma maré, para fazer meia dúzia de tostões. O subsidio de desemprego pelo menos é fixo, não tem marés, e não há descontos. Este amigo tem coragem.....

LISBOA 2011

 As manhãs de Inverno não têm de ser ranhosas, ou muito ranhosas. Pena que o sejam bastas vezes.


                                          

Ultimamente, fruto da necessidade dos 7.3, a navegação no Tejo ficou-se pelo trafego local. Com uma outra excepção, talvez a de açucar.

Nada que não se previsse, com os contratos a caírem a pique.

 Para agora se voltar a contratar.



Registo de HONG KONG.

“Darya Shakti” was built by Mitsui Engineering & Shipbuilding Co Ltd at the Tsu and Tamano shipyards.
The ship, which is owned by Shakti  Shipping Ltd, has a length of 182.99 metres, breadth 32.26 metres and depth of 17.9 metres. The ship is of 31,260 gross tonnage and 18,549 net tonnage.
Os estranjeiros sabem da poda!!!!!

O Helgaland, que pode verificar aqui, a atracar em Lisboa, no ultimo dia do ano.Que este ano foi a 31.







TradeRoute

Anda nesta vida.


quarta-feira, dezembro 29

LAIBEQUE E O FOGO DE ARTIFICIO

Tem nome de legionário.
Mas acabou peixe.





Preparação da festança de 31. Não sei com que dinheiro. A CML comprou com a certeza de não pagar. Ou não será?

CACILHAS EM OBRAS

 A mudança de um pontão

 A substituição de obras

E lá estamos nós na nobre arte....