sexta-feira, maio 1

Lembram-se do vídeo do youtube, onde havia um choque de um navio com uma ponte??

Pois aqui está mais uma “achega” para a historia: o relato viva voz, se é que se pode dizer….

Não traduzi,  para não se perder o cheiro…..

“……

When the vessel was approximately halfway under the bridge, the third officer observed that the bridge signal lights were solid red and the lift span was descending. At 2053, the master sounded a few blasts on the ship’s whistle. The master, without identifying himself or the bridge in question, called the TCC on VHF channel 14 about the lowering of the bridge. The master quickly stopped the engines and ordered an evacuation of the wheelhouse. The master and third officer left the wheelhouse by the starboard navigation bridge wing. As they proceeded down the external bridge access ladder, the span of the bridge struck the vessel in way of the wheelhouse front windows, subsequently destroying the vessel’s wheelhouse and funnel.

The wheelsman remained at his station in the wheelhouse and lay down on the deck as the bridge span passed overhead. He freed himself from the debris and descended by the deckhouse stairwell .ALIVEali

……”ve

 

PIRATAS DE HOJE

 

Momento em que uma mala “ carregadinha de dinheiro” é atirada, de pára-quedas, de um pequeno avião , no convés do navio  “ Sirius Star” apresado cerca de 7 semanas, pelos piratas na Somália.

Calcula-se em 3 milhões de US$ , o valor pago.

Esta é uma das razões da existência de piratas.

As outras são o dinheiro, depois o dinheiro e em terceiro lugar o dinheiro.

 

 

quarta-feira, abril 29

GALILEO

 

Comemoram-se este ano os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu, através de um aparelho óptico – o telescópio. E parece que as comemorações não vão ser  por aí além, diga-se no mínimo. Com efeito, têem-se registado atrasos significativos no que seria a alternativa europeia aos sistemas americanos e russos, ambos militares, o GPS -Global Navigation Satellite System  (GNSS) – e o Glonass. É desta alternativa, denominada Galileo, em honra precisamente do grande mestre, que falamos.

E, de acordo com os vários Institutos de Navegação da Europa, do qual Portugal é membro através do Instituto Português de Navegação, a não haver uma constelação de satélites lançados e  a funcionar num relativo curto espaço de tempo, o tão amamentado e querido GALILEO,  conjuntamente com uns largos milhares de milhões de dinheiro dos nossos impostos, serão absorvidos pela voragem dos grandes falhanços históricos.

Mal ou bem, o que tem norteado a opção europeia é o facto de os dois sistemas existentes serem de uso militar e TAMBÉM de uso civil. O que quer dizer que não podem, Americanos e Russos, garantir um serviço ininterrupto aos utilizadores, sejam eles meros brincalhões de fim-de-semana, sejam operadores logísticos no mar, no ar, ou em terra.

Com 30 satelites a orbitar as nossas cabeças, o sistema seria mais fiável e  mais preciso, muito particularmente no Norte da Europa, onde tem havido algumas criticas ao GPS.

No entanto, não será de excluir algumas aplicações comerciais, com base no rigor  posicionamento e na sua maior  precisão.

Recorde-se que o Galileo já foi dado como morto, ou moribundo, tendo na ocasião sido despoletados 3,4 mil milhões de euros da fatia da Agricultura, e que serviriam para consolidar o financiamento publico, uma vez que o privado já era….

Recorde-se também que o inicio das operações seria o ano de 2008. Neste momento dos 30 satélites, existem 2 a funcionar. Para já, e para nós, importa salientar que haverá satélites chineses no ar lá para 2020, o COMPASS. E parece que os russos vão melhorar o deles.

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, abril 17

Ohne eira noch Seite

Sem eira nem beira, E sem ilusões, dirão vocemessês. Perfeitamente na linha tragico-maritima, eis o que se vai ouvir nos proximos tempos; Será o hino???

quarta-feira, abril 15

A Dª Biscaia,

 

 

Valha-nos Nossa Senhora da Boa Hora, que o jantar foi-se pelo cano……

 

O PASSA COMBOIOS

Estupidamente, ou perdi, ou nunca tive os dados desta maquina.

Quando se olha para estas coisas, percebe-se como o crescimento é lá para cima…..

Sempre foi !......

domingo, abril 12

O REGIMENTO DA LUA

Uma das afirmações, sintomáticas do nosso futuro isto no sec. xvi), era a definição de vento, dada pelo Padre Fernando Oliveira, padre, marinheiro, guerreio, sábio, mestre, enfim, um pouco de tudo:

“...Vento é ar impetuoso, movido por alguma influencia do céu,, sem certa ordem nem limite de quando, nem quanto, nem onde...”.

Também se refere que “....serve para navegar.... E tem 32 direcções, que bastam para encher as regiões de toda a redondeza e para distintamente navegarmos dumas para as outras....”

E quanto à lua, saibam que nela se vêem os sinais do céu e do ar como num espelho. Assim, o dia será calmo se a Lua Nova é limpa e clara, ou se a Lua Cheia é limpa e clara no seu centro.. O dia será de chuva se a Lua Nova aparece com a ponta de cima negra ou escura.

Se a Lua Nova aparece com a ponta de baixo negra ou escura, choverá antes da Lua Cheia. Se a Lua Nova é negra no centro, choverá na Lua Cheia.

Se quatro dias após a Lua Nova, aparece com a coroa limpa, só choverá depois da Lua Cheia.

Ainda , se a Lua Nova for de cor ruiva, o dia será ventoso. Problema das ruivas....

Continuo sem saber o que esta gente fumava......

sábado, abril 11

TOMAS

Que não o de boa memoria.... O meu, aqui com 3 dias de vida, imortalizado nas paginas da TIME. Nasceu a 8 deste mês, e fez de mim o AVÔ mais baboso de sempre. Que Deus o proteja.

sexta-feira, abril 10

UMA PÁSCOA MUIIIITO FELIZ

Pois, muito feliz.

BISCAIA

Não sei se ia para cima, se vinha de cima. Soprou valentemente durante umas horas largas. Mas as fotografias enganam e muito. É pior do que parece
Aqui somos nós, na cavalgada de uma vaga maior....... E a descer tudo ajuda......

DAS BOAS MEDIDAS DA NAVEGAÇÃO.

No Séc. XVI, andávamos por esse mundo fora, muitas das vezes sem saber bem para onde íamos, e igualmente sem saber o que encontraríamos. E a Madre Igreja, de Roma, comandava os medos de todos. Era o fim do mundo, logo ali ao dobrar da linha do horizonte, dizia-se. Vão cair no inferno eterno, e sofrer os horrores dos grelhados bem passados. Eram os monstros marinhos ( bem temperados pelas mentiras que ajudavam às fugas e retiradas estratégicas), eram as tempestades enormes, que aliadas aos barquitos da época, davam uma mistura mais que impropria para para o consumo. Hoje vamos tratar da previsibilidade ( ou não) do tempo, e de como os nossos antepassados lidavam com a segurança da navegação, ao enunciarem um rol de conhecimentos acumulados ao longo dos tempos, estabelecendo conjuntos de regras para estudar e antever as mudanças de tempo, fazendo o papel da nossa moderna meteorologia.

Baseavam-se basicamente em demoradas e continuas observações do Sol, da Lua, das estrelas, dos animais e das nuvens, por forma a estabelecer as tais regras, que, muitas das vezes, cheiraria a heresia esturrada, com as consequências que imaginamos.

Bom, em relação ao Sol, os nossos marinheiros de então afirmavam que o dia :

Iria ser sereno, quando:

O Sol nasce limpo. No Ocaso anterior o dito está claro e bem corado, ou o tal ocaso ocorre entre nuvens rosadas e bem coradas. Antes de o Sol nascer , aparecem nuvens que se deslocam para o poente. O sol nasce entre nevoeiro sem abertas.

Iria ser dia de chuva, quando:

O Sol nasce côncavo e vão.

Se nasce por detrás de nuvens ruivas e negras.

Se, quando o Sol nasce,, há réstias de luz através das nuvens.

O dia será de granizo, quando:

O Sol nasce amarelo.

Quanto ao vento, motor das nossas andanças, ele iria aparecer se :

O Sol nasce por detrás de nuvens vermelhas, ou por detrás de nuvens mas estas espalham-se.

Se o dia nascer com nevoeiro e o Sol, ao aparecer provocar abertas no nevoeiro.

No Ocaso anterior, o Sol apresentar uma cercadura negra. O vento soprará do lado em que a cercadura se rompe.

Também havia os avisos de tempestade, não eram afixados nas capitanias, mas antes apareciam sob a forma de nuvens negras e húmidas, com chuviscos.

É claro que nunca saberemos o que é que aquela gente andava a fumar, para ver tanto em tão pouco.

Hei-de voltar ao tema, desta vez com a LUA, que também terá muito que contar.

segunda-feira, março 2

ABALADA

Barco parado não faz viagem.
E lá vou eu , desta vez para uma territa ali por cima de Ilhavo, como quem vai para os Moitinhos. Chama-se Polónia qualquer coisa.... Deve estar frio de racha, por lá.....
Levo pasta de papel, e devo trazer grão, para os Nuestros Hermanos. Canal de Kiel; Vou revê-lo, ao fim de 17 anos....
Já agora, e passe a publicidade, em Faro na Rua de Sto Antonio, há estes excelentes saldos. Não percebo o soutien, mas deve ser assim mesmo.....
Cada vez estamos melhores....

SETUBAL, DO LADO DE FORA

Pelo estrafego, quer-me parecer que a SAISON SARDINE já começou. Mas parece muito cedo..... Uma bela casa, para estes corvos. Está como algumas coisas que conhecemos... A desfazer-se . Só os painéis solares estão bem, na fotografia. A nosso historia.
Depois ,houve o cuidado de colocar uma cimenteira ao lado. Depois....
Em Setubal, lembro-me de Lisboa e ALCANTARA. A que vai ser dos contentores. Parece que vai tudo à frente.
Ainda bem que que temos quem olhe por nós.
A governação deste país é um sempre em festa. E o pior é que os convivas são sempre os mesmos. E nós não estamos convidados.....


quarta-feira, fevereiro 25

E À DECIMA HORA SE FEZ LUZ

Luz e calor.... Mesmo no meio do Mar; Da Palha. Mandarm-me uma barcaça que é quasi do tamanho do navio (?). Uma grua que é um prédio de 6 andares.- E dizem-me que tenho de segurar aquilo tudo!!!! Com quê?? Com uma garrafiinhas de vinho, que descobri hoje, fazem uma tença do melhor que há..
Passem bem,

OS MONSTROS DO MAR DA PALHA

Não foram tempos fáceis, para mim, não senhor. As tempestades aterradoras, com Freak Waves de 12 centimetros a varrer tudo e tudos, acompanhadas de maresrotos ( versão de maremotos, a ser aprovada brevemente na A.R. ), Tsunamis de chichi directamente da Praça das Nações para o mundo e de horriveis montróides comedores de tudo o que aparece. Tenho nas imagens alguns exemplos do que vi.... O tempo que a seguir vai perder, ( ou não) são da total responsabilidade do autor. Vá-se queixar ao IRGAS, ( palavras sabias do meu avô Zé Afonso Santos).
É verdade, são visões demoniacas. Quando comecei a trabalhar, nos idos 75 e 76, do seculo passado, o AJAX fazia parte de uma serie de rebocadores que de novo já não tinham nada....
Isto, para não falar da PODEROSA, e já agora, da VIGOROSA, visões comuns a quem frequenta a noite da LUX. Estã sempre atracaditas, pois estão. País laborioso, que pede meças a tudo e a todos.....

MAR DA PALHA

Ainda bem que as previsões meteorologicas se ficaram precisamente pelo que são: Previsões. E como se sabe, previsões só no final. Do que quer que seja. Assim, só tive de me preocupar com as terriveis assombrações e demonios marinhos , bestas formidaveis que atormentam as nossas bela tágides, ali para os lados do Corpo Santo.

ENTREGA AO DOMICILIO

Imagine-se o amigo, a precisar de atestar o deposito do carro e longe de uma estação de serviço, o que faria?
Muito simples: Usava o telefone e, .....zás - catrapás. Num ápice, aparecia um carro tanque e toca a abastecer. Sem mais delongas. Pagaria antecipadamente, claro, não fosse o diabo.... Seria o que hoje em dia se poderia chamar " ABASTECIMENTO NA HORA". E se ligasse via e-phone - MAGALHÃES, daria direito a desconto, a um bilhete para uma sessão na Assembleia Nacional, ou quiçá aos dois.
Aqui a GALP chama-se MARINE

FRESCALHOTE

Para quem vinha de cima, não era mau de todo. Agora a subir, éra como (não) diz o ditado..... Uma porra!

segunda-feira, fevereiro 23

BRAGA, O MAR, E OS ESPANHÓIS

Um dia havemos de ser como eles....
Como dizia o Ti Zé Pola: " O respeitinho é muito lindo, por isso, caluda!..."
Sim, é de silencio que se precisa, neste país ,onde a verdade é tão mal tratada.
Vai dar para pensar. É uma historia triste, que acaba mal.
Temporal del 24 de enero de 2009. La noche del 23 de enero una borrasca muy profunda barrió el litoral norte de España. La intensidad del viento alcanzó los 150 Kms/hora y produjo numerosos daños. En la mar provocó el hundimiento del carguero portugués Braga, del que pudieron salvarse con helicóptero todos sus tripulantes pero el capitán falleció de un ataque cardiorespiratorio durante el salvamento. Todo empezó el día 23. La página de Internet de Puertos del Estado tiene un excelente servicio de predicción de olas que daba los siguientes pronósticos.
Gracias a la red de boyas de Puertos del Estado se puede seguir en tiempo casi real la evolución de la borrasca a lo largo de la costa del Cantábrico
La boya detecta dos olas de 13 metros frente a cabo Silleiro a las 00.00 h del día 24 En la Estaca las olas siguen avanzando con alturas de 13 metros, parece que los dos picos se han juntado, lo que no presagia nada bueno

A la altura de Santander se forma una ola de 15 metros. Esta ola es la más alta registrada en España.

Hay que tener en cuenta que lo que transmite la boya es la llamada ola significante. Para su cálculo, las boyas automáticas, que miden la altura de las olas y transmiten luego los datos a la base de Puertos del Estado, recogen las 100 últimas, de las que extraen las 33 más altas y calculan una media, que recibe el nombre de significante. Hasta este temporal, el récord histórico de oleaje en las costas españolas lo tenía la boya de Estaca de Bares con 12,8 m en el temporal de 11 de marzo de 2008 ( las boyas tienen registros desde el 1996) El problema es que se supone estadísticamente que la altura de la ola máxima es 1,5 veces el de la ola significante , lo que quiere decir que en la noche del 24 de enero, por el punto señalado con la estrella roja pasó un monstruo de 22,5 metros. Hay que señalar que los 13 metros de ola significante de Silleiro, Villano y la Estaca también pulverizaron el récord de 12,8 y se convierten en el máximo medido en Galicia. Las olas máximas serían de 19,2 metros.

El crucero Balmoral saliendo de La Coruña para el Reino Unido el día 24. Hubo pasajeros que renunciaron al viaje de regreso.