sexta-feira, março 14
VONTADE DE PARTIR
quinta-feira, março 13
ALERTA
Com inicio já amanhã , dia 14 de Março de 2008, fica decretado em todas as embarcações com cozinha o ALERTA TINTO, que passará a vigorar até haver condições de se passar para o ALERTA BRANCO, ou VERDE TINTO, vá lá, e que se prevê acontecer lá mais para o verão, ou Primavera, ou um dia destes. Evitam-se assim desgraças que não enobrecem ninguém, só molham!
terça-feira, março 11
ILHAVO - A GRANDE
segunda-feira, março 10
LUSITANIAS
Alguém se lembrou de lhes dar o nome deste cantinho do mundo. Naufragaram todos , à excepçãp de um LUSITANIA, construído para a Ellerman & Bucknall, do qual se perdeu o registo com uma venda em 1880.
O primeiro Lusitania, construído em 1853 em Birkenhead , por John Laird para a South American and General Steam Navigation Co.
Vendido em 1854 para a Messageries Imperiales, Marselha, e alterado o nome para Hydaspe. Viria a perder-se no arquipelago de Singapura, em 1864.
Seguidamente, aparece outro Lusitania em 1867 , o tal que se perdeu o rasto com a venda. Armava em BARCA.
Em 1871, e em Birkenhead ( Liverpool), é construido outro Lusitania, de 3.877 TAB, com 116 metros de comprimento e 12,6 metros de boca.
Possuia um só hélice, e atingia os 12 nós de velocidade de serviço. Além da máquina a vapor, dispunha ainda de 3 mastros a envergar velas redondas .
O outro Lusitania, , de 31.550 TAB, construído em Glasgow tinha 232.3 metros de comprimento por 26.8 mteros de boca. E era a jóia do momento.
Tinha 4 chaminés que lhe davam uma enorme imponencia. A velocidade era de 25 nós.
Distribuia os passageiros pelas 1º Classe – 563, 2ª Classe - 464 e 3ª Classe 1.183. Logo na viagem inaugurau bateu os records de travessia tanto para Oeste como para Este. A sua viagem mais rápida foi de 4 dias, 16 horas e 40 minutos. No dia 7 de Maio de 1915 foi torpedeado pelo submarino alemão U 20, próximo de Old Head of Kinsale, tendo perecido 1.198 vidas.
Anuncio divulgado pela embaixada alemã, em Washington DC:
NOTICE!
TRAVELLERS intending to embark on the Atlantic voyage are reminded that a state of war exists between Germany and his allies and Great Britain and her allies; that the zone of war includes the waters adjacent to the British Isles; that, in accordance with formal notice given by the Imperial German Government, vessels flying the flag of Great Britain, or any of her allies, are liable to destruction in those waters and that travellers sailing in the war zone on the ships of Great Britain or her allies do so at their own risk.
IMPERIAL GERMAN EMBASSY,
quinta-feira, março 6
O BACALHAU - IN MEMORIAM ???
O bacalhau que nos moe a alma e que faz uma açorda maravilhosa , no meio dos milhentos pratos diferentes que nos vai habituando, traz-nos mais uma novidade. E das de deixar de boca aberta os mais atentos.
Imagine-se os zelosos funcionários dos sensos, sim, desses que contam os bacalhaus e que constantemente dizem que é uma espécie ameaçada, acabada, que a bacalhoa está estéril ,e que se acabou o bem bom , a ouvir esta simples novidade:
O bacalhau IBERNA. Possivelmente esquecido da sua condição de peixe de mesa, o nosso amigo, à semelhança de muitos de nós ( e de vós, que se saiba) dorme a sesta, refastelado, não comparecendo aos sensos, rastreios e a outros meios, baralhando assim a contabilidade de quantos babosamente se preocupam com o bem estar do resto do mundo.A comunidade cientifica, encontrou evidencias que o bacalhau arrefece o organismo e dorme placidamente até à chegada do próximo esquinócio, que é , como se sabe, o equinócio dos peixes.
segunda-feira, fevereiro 25
AS GINJEIRAS
São estas, amigo TÓNI, as tais das ginjinhas e dos melros....
Já estas, as das AMARGAS, que nos acompanhavam na nossa meninice, enquanto se calcorreava o mundo, a mastigar as hastes amargas como tudo. Mas também agradáveis...
Davam aquele verde e amarelo á beira dos caminhos
Os MORANGOS
O vinho começa aqui...
Pode-se dizer que é uma borracheira a desabrochar.... Olha que lindo!
sexta-feira, fevereiro 22
LABRINCHA
O N/M LABRINCHA, de 377 GT e 40 ,5 metros de comprimento de sinal, foi construído em 1902 por Bornholms Maskinfabrik, Ronne, Dinamarca, como o Lugre Patacho de 3 mastros Johannes. Em 1918 recebe um motor auxiliar, e é vendido para a Finlandia, para Mariehamm. Em 1937 torna-se o Nossa senhora dos Anjos, da Mutualista e em 1952 o Labrincha, de Labrincha e Filho, Lda, Lisboa. Em 1958 passou a chamar-se S. Silvares, de Lisboa e 1967 AMISIL, da COMPONAVE, também em Lisboa.
1992 foi o ano em que foi desmantelado, ainda em Lisboa, possivelmente no Seixal. Enquanto Labrincha, transportou bacalhau salgado verde da Terra Nova para Portugal.
domingo, fevereiro 17
C'EST ÇA
sexta-feira, fevereiro 15
O NAUFRÁGIO DO VAPOR " PORTO"
Já muito se tem falado do " morrer na praia" dos nossos marinheiros, e da indignação que isso provoca.
Propositadamente não traduzi o texto abaixo, para ser fiel a interpretação que cada um irá dar.
" The Portuguese paddle steamer Porto, m/gt ??, 150hp/9,5 miles, wooden built in 1836 by Plymouth Shipyards for Empresa do Barco a Vapor, Oporto, which placed her in the mail, passenger and cargo service between Oporto and Lisbon, with eventual calls at Figueira da Foz. She was the first paddle steamer registered at Oporto, where she arrived 24/12/1836. On the 29/03/1852 wrecked in the River Douro mouth, Oporto, about 100 meters from local life-boat station, which was out of service due political disputes, with the lost of 36 passengers and 15 crewmembers, despite several pilot-boats had tried to rescue the unfortunates on board. Only 7 crewmembers were carried together with waves to the beach and saved.The image shows the wrecked steamer in the River Douro, in front the Oporto city.
A sina, o fado, o destino, será que explicam tudo???
E não se pode demiti-los??
Porquê?
A FAINA
terça-feira, fevereiro 12
O MAR QUANDO NÂO É VISTO DE TERRA 2
Não será em cruzeiro, mas nas colocações para cruzeiros, terão de andar algumas vezes mais rapidinho. Tempus fugit.
Na armada, ta,bém se levam das boas. E os navios deles são normalmente muito esbeltos de linhas, fazendo estas figuras mesmo no verão.
Com o mar assim, dormir deve ser um sonho.... Embalado
Nem sempre , não é? Há que ter em conta o cozinheiro.....
O MAR QUANDO NÂO É VISTO DE TERRA
segunda-feira, fevereiro 11
SANTA MARIA 1961
O navio SANTA MARIA , em 1961, fotografado por um avião Norte Americano.
Dia 21 de Janeiro de 1961-
Inicia-se em Curaçao, a "Operação Dulcineia", que se traduz no assalto ao "Santa Maria", rebaptizado pelos ocupantes de "Santa Liberdade". Comanda a operação Henrique Galvão, dissidente do regime, à frente de militantes do DRIL (Directório Revolucionário Ibérico de Libertação), treze portugueses, onze espanhóis e dois venezuelanos. Na acção, regista-se a morte de um oficial do navio e de dois feridos. Nos planos de Galvão figuraram ataques a Fernando Pó, possessão espanhola, e a Luanda, com o apoio de rebeldes locais.
Dia 25 de Janeiro de 1961-
Um avião norte-americano sobrevoa o "Santa Maria", indicando, pela primeira vez, a sua verdadeira posição.
quinta-feira, fevereiro 7
OS ECOS
Foi ECO DOURO, entre outras coisas...
Esta imagem vem directamente de " Navios e Navegadores", a quem eu surripiei. XIU !....
quarta-feira, fevereiro 6
FINAL DO DIA
POGORIA DE SAÍDA
segunda-feira, fevereiro 4
BLUE MOON I
A DOCA DO ESPANHOL
terça-feira, janeiro 29
SALVA VIDAS
Acredito, que ao mesmo tempo que o homem iniciou as navegações por esse mar fora, foi igualmente tratando da protecção dos seus, que ou por serem o sustento das familias ou por serem importantes. foram sempre acarinhados como o devem ser todos os que, com o seu sacrificio, vão mais além do que seria esperado.
Os homens dos salvavidas enquadram-se na categoria de heróis de todos os dias.
Esta imagem tem uns 40 nós garantidos, pelas estrias do mar. Temos visto no Verão , durante as nortadas frescas, este aspecto, ou proximo dele.
quinta-feira, janeiro 24
MADEIRA DE PAU
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