segunda-feira, março 10

LUSITANIAS

Alguém se lembrou de lhes dar o nome deste cantinho do mundo. Naufragaram todos , à excepçãp de um LUSITANIA, construído para a Ellerman & Bucknall, do qual se perdeu o registo com uma venda em 1880.
O primeiro Lusitania, construído em 1853 em Birkenhead , por John Laird para a South American and General Steam Navigation Co.
Vendido em 1854 para a Messageries Imperiales, Marselha, e alterado o nome para Hydaspe. Viria a perder-se no arquipelago de Singapura, em 1864. Seguidamente, aparece outro Lusitania em 1867 , o tal que se perdeu o rasto com a venda. Armava em BARCA.
Em 1871, e em Birkenhead ( Liverpool), é construido outro Lusitania, de 3.877 TAB, com 116 metros de comprimento e 12,6 metros de boca. Possuia um só hélice, e atingia os 12 nós de velocidade de serviço. Além da máquina a vapor, dispunha ainda de 3 mastros a envergar velas redondas .
1906 vê aparecer 2 Lusitanias. Um, modesto, para a nossa Empreza Nacional de Navegação (Bensaude & Cia, Lima, Mayer & Cia and Ernst George) , de 5,557 TAB. Naufragou no Cabo. Crê-se que o farol de CAPE POINT, mandado construir em 1860, foi mudado para DIAS POINT, após o naufragio do Lusitania. Com efeito, em Cape Point, o farol estava constantemente encobertro, devida às nuvens ou ao nevoeiro. A sua altura em relação ao mar ( 238 metros ) conferia-lhe essa particularidade. É após o acidente do Lusitania que se dá a mudança, ficando agora sómente a 86 metros do mar.
O outro Lusitania, , de 31.550 TAB, construído em Glasgow tinha 232.3 metros de comprimento por 26.8 mteros de boca. E era a jóia do momento.
Tinha 4 chaminés que lhe davam uma enorme imponencia. A velocidade era de 25 nós.
Distribuia os passageiros pelas 1º Classe – 563, 2ª Classe - 464 e 3ª Classe 1.183. Logo na viagem inaugurau bateu os records de travessia tanto para Oeste como para Este. A sua viagem mais rápida foi de 4 dias, 16 horas e 40 minutos. No dia 7 de Maio de 1915 foi torpedeado pelo submarino alemão U 20, próximo de Old Head of Kinsale, tendo perecido 1.198 vidas.
Anuncio divulgado pela embaixada alemã, em Washington DC: NOTICE! TRAVELLERS intending to embark on the Atlantic voyage are reminded that a state of war exists between Germany and his allies and Great Britain and her allies; that the zone of war includes the waters adjacent to the British Isles; that, in accordance with formal notice given by the Imperial German Government, vessels flying the flag of Great Britain, or any of her allies, are liable to destruction in those waters and that travellers sailing in the war zone on the ships of Great Britain or her allies do so at their own risk.
IMPERIAL GERMAN EMBASSY,

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Raquel Sabino Pereira disse...

(Cuidado que o comentário anterior deve conter um vírus)
Sou fã incondicional do 2.º Lusitânia!!! Adorei!!!!

Jose Angelo Gomes disse...

O senhor é tenaz....
Já o mandei para aquela banda...