domingo, janeiro 9

O MARCO POLO

Com as curvas clássicas de navio, uma imagem a reter; Deixa os caixotes a milhas.Pode navegar com mar.
Transporta 800 passageiros; só.

Primeiro globe trotter de que há memória, deixou que contar. E pasmar. Depois viu-se muita imaginação, mas serviu de mola a muitas nações - até a Portugal - para saltar do seu espaço e procurar novos mundos.
Algo que nos está agora a fazer falta.
E não é metáfora.
 A nossa Marinha de Guerra é, após cerca de 1000 anos de identidade, o que nos resta de presença  nos mares; os sucessivos desgovernos tudo têm tentado - e conseguido - para acabar com a nossa tradição, o nosso saber fazer. Ser vizinho do Atlântico pouco tem dito a esta gente.

Como há pouco tempo se ouviu, os assuntos do mar  estão no ministério da defesa e as pescas no Ministério da Agricultura. Tem tudo a ver. Grelos e robalos sempre se deram bem.




Se bem que robalos agora é mais porta bagagem.


Os navios hoje, e retirados o comercio com as ilhas afortunadas, são mais do imaginário.

A nossa frota de pesca, que sempre foi uma das nossas grandes marcas , está ancorada ao largo de Cascais.

sexta-feira, janeiro 7

O TEJO E OS ROBALOS

Desde sempre que o robalo é o rei do Rio Tejo. Com concorrencia de peso  como as corvinas, mas é episódico - vêm à desova e a fugir dos roazes- se bem que lucrativo. Mas é de robalos, dos selvagens, que aqui se fala. Não daquela coisa da Grécia e da Espanha, a 5 euros, que os super mercados mostram sempre engalanados..... Nada disso. Xixa da boa e rija. Mas este amigo, que encontro sempre  a corricar, ontem levou para venda 3 robalitos,que no conjunto não teriam mais que um quilito. Toda uma maré, para fazer meia dúzia de tostões. O subsidio de desemprego pelo menos é fixo, não tem marés, e não há descontos. Este amigo tem coragem.....

LISBOA 2011

 As manhãs de Inverno não têm de ser ranhosas, ou muito ranhosas. Pena que o sejam bastas vezes.


                                          

Ultimamente, fruto da necessidade dos 7.3, a navegação no Tejo ficou-se pelo trafego local. Com uma outra excepção, talvez a de açucar.

Nada que não se previsse, com os contratos a caírem a pique.

 Para agora se voltar a contratar.



Registo de HONG KONG.

“Darya Shakti” was built by Mitsui Engineering & Shipbuilding Co Ltd at the Tsu and Tamano shipyards.
The ship, which is owned by Shakti  Shipping Ltd, has a length of 182.99 metres, breadth 32.26 metres and depth of 17.9 metres. The ship is of 31,260 gross tonnage and 18,549 net tonnage.
Os estranjeiros sabem da poda!!!!!

O Helgaland, que pode verificar aqui, a atracar em Lisboa, no ultimo dia do ano.Que este ano foi a 31.







TradeRoute

Anda nesta vida.


quarta-feira, dezembro 29

LAIBEQUE E O FOGO DE ARTIFICIO

Tem nome de legionário.
Mas acabou peixe.





Preparação da festança de 31. Não sei com que dinheiro. A CML comprou com a certeza de não pagar. Ou não será?

CACILHAS EM OBRAS

 A mudança de um pontão

 A substituição de obras

E lá estamos nós na nobre arte....

sexta-feira, dezembro 24

NATAL PARA A SAGRES



As pequenas embarcações da Escola Naval deram o mote, ao amanhecer. Mas não liguei.
Sómente quando vi, a juzante da ponte ,a silhueta esbelta de veleiro da Sagres é que juntei os factos.
Chegava a Sagres.
O que vi.











FELIZ NATAL

Nascer da Vespera de Natal


Um Santo e Feliz Natal para todos.

quarta-feira, dezembro 22

ECLIPSIO, SOLESTICIO, LUA CHEIA E COMPANHÍCIO - 3 EM 1

Ontem, ao acordar para alguns e não tanto para o remanescente, tivemos um dia a começar de forma memorável:


- Solesticio de Inverno, data em que o sol tem uma declinação com valor mínimo – no nosso caso Sul, 23º 26’ e mais uns pozes para segundos.Este momento também faz andar o Inverno, que assim começa a sua marcha de 89 dias até à Primavera, no equinócio; O tal que não é nóssio…..
- Eclipse total da Lua.
- E finalmente a  Lua Cheia.

          O eclipse dá-se na fase descendente da lua, e que  começou lá pelas 0630, ao entrar no cone de sombra.
          A ultima vez que tal aconteceu, foi nos idos 1638, e acreditem ou não, não me recordo das horas do feliz acontecimento. Vamos esperar pelo próximo, lá para 2100 mais ou menos, para afinar a coisa.

No dia 21 o Sol nasceu às 0750  e adormeceu às 1716, tendo o seu meio dia às 1233.Em Janeiro já temos meia horita a mais.....

sexta-feira, dezembro 17

AIDA BELLA - Transito

Por aqui discute-se futebol. Eu levo com o pouco sol que resta, e ando a ver navios; Tal como aqui demonstro, aliás.

 Os AIDAS, para alguns, os BEIÇOLAS. Aqui o BELLA, também de nome. Detalhes do navio

Em transito para Santa Apolónia.

ALERTA MAU TEMPO


Alerta é o nome da embarcação - rebocador no caso - que muitas vezes  vi a puxar a Viúva Alegre.




Aqui, a defender-se dos 26 centímetros de vaga do Mar da Palha, tenebroso, neste dia de Nortada do Leste.

Quanto ao Mau Tempo, somos muito redutores, nesta matéria; senão, vejamos:

Chove, os rádios e televisão anunciam mau tempo.
Se venta nas terras altas, temos igualmente o mau tempo e os alertas do arco íris.
Se cai  nevoeiro, lá vem o malfadado alerta de mau tempo.
Claro que quando há MAU TEMPO, daquele mau tempo que só aparece de quando em quando, os alertas escasseiam, por fadiga do ouvinte(?).
O Pedro e o lobo, sempre actuais.....

sexta-feira, dezembro 10

ASSIM VAMOS LÁ PARTE 2



Cada cavadela cada minhoca..


Atlanticoline acusada de vetar estaleiros nacionais

A Associação das Indústrias Navais acusa a empresa pública açoreana Atlanticoline de ter lançado um concurso público “blindado” à participação dos estaleiros nacionais, uma vez que impõe requisitos mínimos para a construção de dois “ferries” que nenhum deles pode cumprir. Em comunicado, a Associação das Indústrias Navais refere que a “situação já foi denunciada junto dos órgãos de soberania, partidos com assento parlamentar e entidades ligadas ao “Hypercluster da Economia do Mar”. Aquela entidade acrescenta que a única reacção da Atlanticoline consistiu no adiamento do prazo para a entrega de propostas do dia 5 de Dezembro para 15 de Dezembro.

Segundo a Associação das Indústrias Navais, que congrega os estaleiros nacionais e as indústrias fornecedoras da indústria naval, a cláusula mais discriminatória é aquela que obriga os concorrentes a um volume de negócios, nos últimos três anos, de 15 milhões de euros anuais. Devido à crise de 2009, essa imposição exclui os estaleiros nacionais dimensionados e vocacionados para este tipo de embarcações.

A Associação das Indústrias Navais entende que a “exclusão dos estaleiros nacionais, comprovadamente capacitados para este tipo de construções navais – Viana do Castelo, Navalria, Peniche e Alfeite -, vai ao arrepio do interesse económico nacional, obrigando a exportar divisas num montante superior a 14 milhões de euros, numa altura especialmente sensível das finanças públicas”.

Mais da imprensa: "....O concurso para os Açores também exige que os estaleiros tenham construído, nos últimos três anos, pelo menos dois ferries no valor igual ou superior a sete milhões de euros cada um.
Para o presidente da AIN, esta é mais uma exigência “que não faz qualquer sentido”.
Ventura Sousa considera que estes requisitos mínimos “ofendem” o estabelecido no Código dos Contratos Públicos, pelo que a AIN já pediu à ‘Atlânticoline’ para suspender o concurso, “mas nem sequer resposta obteve”. O prazo do concurso decorre até 06 de dezembro.
A ‘Atlânticoline’ já tinha encomendado dois ferries aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, num contrato superior a 46 milhões de euros, mas entretanto desistiu do negócio, um dos navios, já construído, não atingir a velocidade contratualizada.
O Atlântida deveria atingir pelo menos 18 nós, mas não ultrapassa os 16,5.

Não custa nada .....


Assim vai a vida.

Diziam os velhotes da minha terra, a propósito de alguns figurões de lá: " com as calças do teu pai, PARECES um homem...."!






ASSIM VAMOS LÁ


 Há poucos dias, dei com a noticia de que havia um lugar em Portugal onde a população gastava 200 euros por mês em aquecimentos ( gás (?), gasóleo(?), EDP (?), sei lá.... A noticia  não seria noticia não fora o caso da coragem de quem a publicou. E da coragem dos que mencionaram o facto à imprensa.
De facto, num país onde quase se anda aos caixotes, falar em luxos?! mundanos como este, de ter aquecimento em casa....


A fotografia acima, de há precisamente 12 meses atrás, mostra como os nossos compagnons de route, os gregos, lidam com a coisa; é suposto terem um clima mais macio que o nosso; é suposto estarem ( financeiramente , economicamente ou ambos) em piores  condições que nós;( não comento as alarvices dos nosso politicos) é suposto  terem mais estado (públicos ) que nós ....é  suposto.... Mas o que a fotografia reflecte, é tão somente isto: O PREÇO DO COMBUSTÍVEL DE AQUECIMENTO é METADE do combustível rodoviário. 
Nós, levados por quem nos julga estrumenhos, acreditamos que não se incentiva a compra dos carros a gasóleo, e acreditamos estar nos aquecimentos a gasóleo o problema do país.
Pagamos a factura da EDP, que no dizer dos seus responsáveis, os gastos sumptuosos são de dinheiros que vêm de fora.(e nós acreditamos).
Já nos Açores,, a coesão é coisa de lá.....
Vai mais uns barquitos????


Nas imagens acima e abaixo, o que resta da Marinha Mercante Nacional. Já falta pouco....




          Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa. O que não era novidade na Marinha Mercante britânica, mas o navio fedia!
O Capitão chama o Imediato:
- Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!
Responde o Imediato:
- Aye, Aye, Sir, e parte para reunir os seus homens e diz:
- Sailors, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa.
- David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan ... e assim prosseguiu.

Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao Capitão e diz:
- Sir, todos já trocaram de roupa.
O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

É MAIS OU MENOS ISSO QUE VAI ACONTECER EM PORTUGAL

NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES