segunda-feira, janeiro 25

ALMADA RIBEIRINHA

No final da pequena marginal de Cacilhas, Ginjal, que começa com a cervejaria " Farol" e acaba neste elevador, residem uns amontoados que se transformam rapidamente em lixo. São casas e armazens, provavelmente com pouco ou nenhum interesse historico. Pelo que sei, o plano de pormenor para a area, não contempla esta área, apesar de lhe ser limitrofe.
O céu, esta madrugada estava assim a modos que abixanado. Será da época???

domingo, janeiro 24

PORT ARTHUR, TEXAS

Do Sr. Comandante Armando Saturnino Monteiro, transcrevo:
" É frequente ouvir-se dizer que Portugal é " um país de marinheiros". Quer-nos parecer que para que um país possa merecer tal epíteto serão necessárias, pelo menos, duas coisas:A primeira, é que uma parte apreciável da sua população se dedique às actividades marítimas: pescas, comercio marítimo,construção naval,etc...; a segunda , é que a sua população, em geral, manifeste um marcado interesse pelas coisas do Mar.É o que se passa por exemplo com a Inglaterra,a Holanda, a Noruega, a Grécia e o Japão."
Acrescento eu: Após o Estado Novo, nenhuma das condições prevaleceu, e nas palavras do mesmo Oficial da Armada: -"....somente durante o período que abrange os reinados de D.Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I, aliás um dos mais conseguidos de toda a nossa História. Daí para diante, embora Portugal tenha sido alfobre de uma plêiade de marinheiros hábeis e destemidos, que deram novos mundos ao mundo, parece-nos que os Portugueses, colectivamente, poderão ser melhor caracterizados como um " país de emigrantes" do que como um " país de marinheiros".
Serve este extenso intróito, para dizer que NADA me move contra outras nações além da tristeza de ver tanto capital perdido. Humano, entenda-se.
Este navio tanque, pelo que não sei, terá oficiais Russos e equipagem algures da Malásia ou da Indonésia. Tudo gente barata. Mal formada. Pouco vocacionada para os mares. Tudo gente boa, seguramente, mas pouco dados a estes ares.
Vejo-os diariamente a não saber fazer, a fazer mal ou a fazer pouco ; algumas das vezes, com arrogância.
Mas a economia é assim. Acabam-se com as tradições marítimas nos países que as têm. E fazem-se novas em novos países. Creio que ainda a procissão vai no adro, e muito teremos pela frente.

sábado, janeiro 23

23 DE JANEIRO E A TRAFARIA

Quase se pode dizer que 23 de Janeiros há muitos. Mal contados, práí uns 2010,dizemos nós. Há quem tenha outras contas, mas para o que interessa, este numero satisfaz.

Pina Manique, personagem incontornável na nossa História a meias com o Marquês de Pombal, e com toda a certeza danadinhos com alguma caganeira ( vulgo gastroenterite) que apanharam fruto dos mexilhões e amêijoas da Trafaria, mandam botar fogo e queimar a toda a aldeia então lá existente bem como a todos os mancebos que lá se refugiavam. Acredita-se que fugiam à tropa e à guerra, que naquele longínquo 1777 se adivinhava. Mas o que conta para hoje, é carta que o Sr. Corregedor da Justiça de Santarém ( o tal Pina) escreve ao seu Mor, o do Reino, e que transcrevo aqui, como a li:

Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor Duque de Cadaval:

“Se o meu nascimento, embora humilde, mas tão dígno e

honrado como o da mais alta nobreza, me coloca em

circunstância de V. Excia. me tratar por TU,

- Caguei para mim que nada valho “.

“Se o alto cargo que exerço, de Corregedor da Justiça

em Santarém, permite a V. Excia., Corregedor Mor da

Justiça do Reino, tratar-me acintosamente por TU,

- Caguei para o cargo”.

“Mas se nem uma nem outra cousa consente semelhante

linguagem, peço a V.Excia. que me informe com brevidade

acerca dessas particularidades, pois quero saber ao certo se

- devo ou não Cagar para V.Excia.

Pina Manique

Corregedor da Justiça de Santarém

Santarém, 22 de Outubro de 1795

Agora digam-me lá, salvaguardando as distâncias, se não haverá por cá uns paspalhões e não são “ MOR” a precisar de uma cartinha??? Além da mala aviada, diga-se.

Bom Sábado

sexta-feira, janeiro 22

EBORENSE

Estes ferrys transformaram-se em carregadores de humanos. Pachorrentos mas muitissimo bonitos. A paisagem do rio deve muito a estes navios. Dados do EBORENSE

PITRÓLIO

A pesquisa do pitrólio continua, agora com recurso a nóveis tecnologias, que se podem ver na imagem: Tractores maritimos , que substituem as juntas de bois, também maritimas.
Já marinizado é o EOLO que bravamente singra nas águas do pavoroso MAR DA PALHA, o imfame Straw Sea, da mitologia anglo saxónica.

BARREIRO

Fui acordar o Barreiro. Eram 8 da manhã, o que, de acordo com as nossas luminárias é mais que dia claro. De facto, graças à estupefedência de quem nos (??) dirige, hoje podemos afirmar que estar 3 quartos de hora adiantados, É MUITO MELHOR que 15 minutos de atraso, em relação ao horario solar, cá no burgo. O sol faz o seu meio dia às 12 45 horas UTC.

quinta-feira, janeiro 21

RIO EM JANEIRO

Não sei o que andam a fazer. Mas são cabos, meus senhores, são cabos....Fibra óptica, ao que parece. Construído em 1997, e com 19 354 GRT. Transporta contentores 1 130
TEUS. Dados Parecia grande
E era MUIIIITO grande,
A areia, provavelmente para Inglaterra, que a deixaram esgotar..... Já levei muita para . Mas de Espanha. Questões de língua, penso.
Areia à pazada
Há zonas a ficar muito sujas, com " restos " de navios e de plataformas, meio a boiar meio a desboiar. A ocupar espaço certamente.
E as descargas cá no burgo repetem-se, Vêm atafulhadinhos de todas as porras que se possam imaginar. Este parece um pouco abicado, mas deve ser da vista.
Não sei de onde é esta água, mas não será nossa. Por cá temos com toda a certeza, água do Mississipi, do Amazonas, etc.... E vice versa, que os navios vão daqui todos em astro, com água do Alviela / Tejo O rio talqualzinho se apresentou .

quarta-feira, janeiro 20

LISBOA 20 DE JANEIRO DE 2010 PRIMEIRAS HORAS

A cidade acorda sempre primeiro. Agora nota-se muito a falta de luz. Até o Cristo Rei padece da falta da dita. E Lisboa está definitivamente mais triste.
O rio vai ganhando vida, com as gentes que o vão povoando. E de manhã é um fluxo constante do Sul para cima. Muitos milhares.

A ARTE NOVA DE PESCAR - XÁVEGA

Importada , ao que parece do Mediterrâneo, como afinal foi praticamente todo o nosso marear, este tipo de pesca, chegou a conhecer toda a costa de Portugal, até aos Algarves; Que já não sendo Portugal, anda lá perto.
Terão sido , ao que parece, os nossos vizinhos do Norte, -os GALEGOS - que nas suas viagens de veraneio até à Costa Nova, trouxeram esta técnica formidável de pesca: Meio da terra e meio no mar, permitindo a todos os gostos participar na aventura. As embarcações, foram desenvolvidas de acordo com as condições, e as proas altaneiras atestam da qualidade da vaga e da força da rebentação. As COMPANHAS, que eram de facto o conjunto do pessoal de mar e do pessoal de terra, como administrativos, seguranças, etc, etc., eram compostas por cerca de 15 ou 16 pessoas, dos quais 8 eram de mar. Embarcações de 4 remos, ficavam muitas vezes como que " em pé" , tão forte era o impacto da vaga aquando da saída da rebentação, criando sérias dificuldades ao pessoal .
É de crer pois, que terá sido em Ilhavo, e talvez Aveiro, que esta técnica de pesca ganhou forma lusa. Se foi o fecho da barra de Ilhavo que deu o impulso, ainda não sei, mas talvez não tenha sido totalmente estranho.
Estas imagens foram retiradas de PP que andou por aí, e que me foi enviado pelo Amadeu, antigo pescador do bacalhau, que tem este record, que seria trágico, não fosse ele estar ainda no meio de nós: 3 naufragios nas primeiras 4 campanhas. Abraços amadeu

domingo, janeiro 17

DOMINGO DE PESCA

Ao domingo catam-se as redes e coçam-se os tomates. Os que têm horta. Os outros, limpam as redes .

RIBEIRADILHAS

Do mar vem lixo, com a ondulação forte. De terra vem lixo, com a aguagem dos rios. Resultado : - Estamos LIXADOS, que a boa vontade dos populares não chega.

BARQUENTINE

Navio que enverga pano redondo no mastro de Traquete, e latinos nos restantes mastros. Neste caso, lugre patacho de tres mastros, latinos no Grande e no de Mezena.
Não sei o nome, mas reparei no arvoredo quando atracamos ao EE ENTERPRISE, mais um novel navio carregado de tovarixes, e que eu já conhecia do mar alto, sul de Marrocos, e também de o trazer à corda.

sexta-feira, janeiro 15

ECLIPSE - O SOL DISFARÇADO DE LUA

É assim mesmo, que o Sol se mostrou em África e na Índia.
Não percebo, com terras lindérrimas como as Maldivas, vão mandar um eclipse destes para a Índia e para África. Francamente.
Ainda bem que por cá não é assim, que temos muiiiita gente de bom gosto. E a quem os supositórios não se colam aos dentes......
De facto, e na pressucução do emanado do seu programa (???) , após regular o acasalamento de espécies afins, o governo da Nação vai dedicar os próximos meses à muito série problemática dos eclipses , e das alterações hormonais nas merdiquocas vulgaris.
E assim, é com hilariante regozijo que anuncio a construção INTEIRAMENTE NOSSA ( deles, note-se!) de um novo eclipse do Sol para as 10 prás nove de JANEIRO de 2011. Só com o emprenho de todas as nossas forças politicas tal foi possível.
Agradeço reconhecido.
Rezar 3 salve rainhas .

quinta-feira, janeiro 14

BARRA DE LISBOA - 1673

A barra tal como hoje se apresenta.
Carta de Luis Pimentel, datada de 1673.
Observa-se perfeitamente a extensão do areal.

segunda-feira, janeiro 11

LISBOA 1900

A Praça do Comercio, nos inicios de 1900. Agora é comparar.

Pela mesma altura, a Torre de Belém, e a praia adjacente

O FRIO

Portugal, e eu próprio sentimos nos ultimos 2 dias o frio que vem do norte. São os verdadeiros dias de S. Ramalho, onde faz um frio do caraças......
Ainda falta o mês de Fevereiro, que tem o record feio a 15 de Fevereiro de 1941 - ventos ciclonicos com 167 Km/h. Foi O CICLONE.
Talvez a Caparica escape.

domingo, janeiro 10

100110 E O WEC VAN EICK

Assim mesmo. 10 de Janeiro de 2010. Não é capicua. Não é nada. É engraçado. Já se vai a Sines, para transborcos. Traz é roupa nova. O azul foi-se???
O rio ainda está de ressaca. Acreditem

TRINE THERESA

São todos THERESAS. Qualquer Coisa Theresa. Veio abastecer, com as tripulações co costume . Tovarich em cima . São uma praga. Em baixo, indonésia, e vizinhos. De preferencia que não falem mais nada que o suhaili natal. Não fazem perguntas.... Dados do navio

ARGELIAN NAVY PATROL BOATS

Marinha Argelina passou por cá para abastecer, creio eu. Foram meter Gasóleo à GALP.
Os pilotos queixaram-se do frio, na ponte alta.
Construção francesa (?)
Seria russa, há uns anitos atrás.
Recomendo que se veja a dimensão da marinha da Argélia.
Já sei que nós por cá temos objectivos mais nobres, que gastar dinheiro em tiros... A nossa historia recente prova-o..... Encore bien que assim é.

quarta-feira, janeiro 6

2010 - O FINAL DA DÉCADA

2 imagens de opulência, aqui. A Igreja e o poder. Agora é mais do mesmo. O PODER e a igreja.
Por falar em poder, no final do ano, a 31, fui almoçar com 4 parceiros a um restaurante de S. Pedro do Estoril, ali no cruzamento com a Marginal.
Para entradas pediram-se ameijoas, à Bulhão Pato e ao natural. 3 Coeram à Bulhão Pato. 2 comeram as cozinhadas ao natural.
Ora se eu fosse dono de ameijoas, e se por acaso algumas não estivessem ,assim como dizer, bem arranjadinhas, eu trataria de escolher estas e temperá-las muito aprumadamente e com muito alho. Até podia ser à Bulhão Pato.
As que estavam escorreitas e lavadinhas, essas mostrariam todo o seu esplendor, sem misturunculas algumas.
Nessa noitem cerca das 23 e qualquer coisa, e durante a ceia de final de ano, ouvi os meus Bowels( inglês) a gritar, que mais parecia o rugido de um tremor de terra. Temendo que fosse mais que o tal tremor de terra, agonizante, lá consegui guiar durante 10 minutos para chegar a casa, ao aconchego da minha white chappel, onde fiz por parar com a balburdia. Repetiu-se mais uma vez, às 4 da manhã.
Entretanto, era o unico afectado por algo, que não podia ser das comidas.
Dia 1, dia de Ano Novo, tenho 2 telefonemas com padecentes de fralda XXL, a ser mudada de 10 em 10 minutos. E o estômago estava na mesma. Febre, diarreia e vómitos.
Sei que tudo se trata com paciencia e uns rolos extra de papel higiénico, e foi o que fiz. Mas só a 4 consegui ver o dia com outros olhos. Olhos de bactrim forte.
Ameijoas à Bulhão Pato; Já devia ter juizo....
Nem nas bebedeiras olimpicas de 74 me lembro disto.......

terça-feira, dezembro 29

BOM ANO

É o que vos desejo.

CONTENTORES EM LISBOA

Ano                  Nº contentores             teus            Toneladas

 2005                   341.173               513.061              5.159.452

2006                   343.428              512.501               5.197.992

2007                   372.476              554.774               5.712.499

2008                   371.957               556.062              5.676.839

2009                   248.476             379.135                3.768.875   

2009   Até SETEMBRO .inclusive

 

Dados no site do Porto de Lisboa

 

 Temos aqui a pressa.

 

A NOVA ALCANTARA

Aqui se apresenta a NOVÍSSIMA ALCANTARA. Sem mais palavras.

A NOVA TRAVESSIA

Das inóspitas e desertas planicies do Jámé, nasce a ponte para o sufoco .
Apoiada no saber e na competencia de dezenas de personalidades, muito embora não me ocorra agora nenhuma , a ponte vai avançando...
Que está bem montada, está , sim senhor.....
Trompedei originado no MdP, durante uma das minhas multiplas travessias, este Inverno.

TERÇA FEIRA DO ANO VELHO

A manhã hoje começou entre os cinzentos: Do escuro, muito feio, até ao claro, um pouco mais luminoso. Variadissima, portanto, a palete de cores.
Aí por alturas do cinzento graná, desabou sobre nós um aguaceiro de fazer subir a maré...Mas não subiu.... Pelo menos para já.
Agora um pouco menos sério:
Como não é do conhecimento, Portugal é dos países mais perdulários em relação à politica da água, ou melhor, à politica de retenção de água para futura utilização. Ele chove a cantaros, e a água vai toda direitinha para os rios, e destes para o mar.... E que se saiba, o mar ainda não ficou insosso.... Ou menos salgado.....

segunda-feira, dezembro 28

BOAS FESTAS

Entretanto deliciem-se com este video, que mostra 24 horas de trafego entre os continentes.

Apesar de Santa Maria (Açores) ter uma infraestrutura "gabada pelos nossos", repare-se na diferença de tráfego, que passa mais a norte; Porquê, pois é MUITO mais barato. GANDER, pois claro