quarta-feira, janeiro 20

A ARTE NOVA DE PESCAR - XÁVEGA

Importada , ao que parece do Mediterrâneo, como afinal foi praticamente todo o nosso marear, este tipo de pesca, chegou a conhecer toda a costa de Portugal, até aos Algarves; Que já não sendo Portugal, anda lá perto.
Terão sido , ao que parece, os nossos vizinhos do Norte, -os GALEGOS - que nas suas viagens de veraneio até à Costa Nova, trouxeram esta técnica formidável de pesca: Meio da terra e meio no mar, permitindo a todos os gostos participar na aventura. As embarcações, foram desenvolvidas de acordo com as condições, e as proas altaneiras atestam da qualidade da vaga e da força da rebentação. As COMPANHAS, que eram de facto o conjunto do pessoal de mar e do pessoal de terra, como administrativos, seguranças, etc, etc., eram compostas por cerca de 15 ou 16 pessoas, dos quais 8 eram de mar. Embarcações de 4 remos, ficavam muitas vezes como que " em pé" , tão forte era o impacto da vaga aquando da saída da rebentação, criando sérias dificuldades ao pessoal .
É de crer pois, que terá sido em Ilhavo, e talvez Aveiro, que esta técnica de pesca ganhou forma lusa. Se foi o fecho da barra de Ilhavo que deu o impulso, ainda não sei, mas talvez não tenha sido totalmente estranho.
Estas imagens foram retiradas de PP que andou por aí, e que me foi enviado pelo Amadeu, antigo pescador do bacalhau, que tem este record, que seria trágico, não fosse ele estar ainda no meio de nós: 3 naufragios nas primeiras 4 campanhas. Abraços amadeu

5 comentários:

Laurus nobilis disse...

Belas fotografias. Sem súvida, dignas da arte!

CELTA MORGANA disse...

A bordo de um destes barcos, já foi rodado um filme porno na Vagueira !!!
Essa é que é essa !!!!

Jose Angelo Gomes disse...

Acredito. Algum sucesso??

Anónimo disse...

gostei muito.

só lamento que não identifiquem o autor das fotos: eu

na net: ahcravo

é bom saber o valor do nosso trabalho quando aproveitado por outros, sendo o meu interesse a divulgação da xávega, agradeço.

normalmente e em blogs "sérios" as minhas fotos são usadas com citação de autoria.

abraço e melhoras

Bongiovi disse...

É verdade. Vi o filme mas já procurei para mostrar a uma pessoa que me chamou mentiroso e disse ser mentira, acho que se chamava Portugal Proibido mas não encontro nada. Ajuda ?