quarta-feira, maio 7

7 DE MAIO

Além do afundamento do LUSITANIA, em 1915, causando 1.198 mortos, por parte dos U SHIPS alemães, também há para recordar a rendição incondicional aos aliados, em Reims, destes mesmos alemães.
Em 2008, atracou no FAIAL esta beleza dos mares, que foi bota abaixado no dia 1 de Agosto de 2003; Navegou pela 1ª vez em Janeiro de 2004. Possui uma tripulação permanente de 60 pessoas. Botes, é como segue:
O principal tem 63 pézes; Mais 7 de varios tamanhos.
Tem ainda, no seu interior, um mini submarino, de 40 pés, com capacidade para 10 pessoas.
Mede 126,19 metros, e tem 21 metros de boca. Neste caso, bocarra. Cala 5,85 metros. Tonelagem de Registo, grossissimas 9.932 tons. Atinge uma velocidade maxima de 20 nózes, e tem uma autonomia de 8.000 milhas.
Para isso serve-se de 8 (OITO) Mercedes Benz de 2,400 cavalos cada(!!) e dois Geradores de 6 MW.
Bandeira de GeorgeTown, aliás , à semelhança do Blue Moon I.

O submariono aproxima-se

Vista de noite

Imagem a reter: as proporções

Numa marina

terça-feira, maio 6

O DIA NO MUNDO

Foi no dia de hoje, 6 de Maio, que durante a manhã, o dirigível Alemão , HINDENBURG, o maior e mais sofisticado jamais construído, explodiu ao “ atracar” em Lakehurst, New Jersey. Morreram 35 pessoas. Foi talvez o primeiro grande acidente a ser transmitido em directo, se bem que ainda na rádio, o que ajudou à enorme consternação. Navegava a 85 milhas por hora, transportava 97 passageiros, media 240 metros de comprimento, e era impulsionado por um belo Mercedes Benz. ( alemão).Uma fuga de hidrogénio , localizada na popa, foi a causadora do desastre.Tinha já 10 viagens no activo, quando se deu o desastre.

6 DE MAIO

Uns ainda dormem. O JOD estás de chegada.
A cor da manhã

CAMPEONATO NACIONAL

Ou o regresso a casa. A pressa é muita. E deve dar gozo, estes " rondanços".

sexta-feira, maio 2

VOLTA AO MUNDO EM (?) DIAS

No dia 27 de Abril, começou a tentativa de " RECORDar" a volta ao mundo Parou por estes dias, para meter combustivel nos Açores. E m fez o dia ao gasolineiro....
http://www.earthrace.net
Com os maiores agradecimentos ao Sôr Filipe Vitorino, lá nas Ilhas do paraíso

PASSAROS DO SUL

Primeiro são as andorinhas...
Depois vêm estes passarões, que para saberem se estão na latitude desejada, colocam um pacote de manteiga em cima de uma mesa. Quando a dita derreta, é hora de por a proa a Oeste.

O REMANSO DO 1º DE MAIO

Provavelmente à espera.
Contam-se e limpam-se as armas.

quinta-feira, maio 1

DIARIO DE VIAGENS CMDT PINTO BASTO

De tarde, céu pedrento, mar aumentando. Vento SSW frescalhão, navio andando 10 milhas em GGG,jj, traq. e bujarrona. 26 de Julho Atmosfera de stratus transparente e cumulus soltos, encinzeirada para SW. Barómetro baixando. Pelas 4.15 (a.m.) rebentou a escota do joanete de proa que eu mandei ferrar e arriar depois ao convés. Pelas 8.30, quando se mudou o rumo, rebentou a escota do velacho a BB. Arriou-se a verga e rizou-se este, içando-se depois. Substituiu-se o traquete redondo por se ter roto. Rizou-se a gávea.

DIARIO DE VIAGENS

A Comissão Cultural da Marinha publicou em 1990 o Diário de Viagens do Cmdt. Pinto Basto. Deliciem-se. ... Muito balanço até 9 de Julho. pela 4.30 da tarde de 10, avistou-se Pero Banhos ( Chagas) e às 6 da manhã começamos a navegar à vela, apagando-se a máquina. Continuandp à vela com óptimo tempo - Atmosfera de cumulus soltos. Vento SE/5f. Anda o navio à média de 5'.5. Está acesa uma caldeira para destilar, produz 4ooo litros por dia e gasta 240 Kgs em 24 horas. O preço de 1000 litros de água é 10 shillings, com carvão a 36 shillings. Das 4 da manhã em diante, começaram a aparecer aguaceiros a SE dando algum vento e chuva. Como o Faria estivesse bom, deixei o penacho. Passagem de carvão para vante. Neste navio há sempre, ou remoção, ou passagem pela coberta, ou carvão fora dos paióis, enfim, tudo o que se pode fazer com carvão......

quinta-feira, abril 24

PORTO DA HORTA 1911

Fotografia doa arquivos da FOTO JOVIAL, Horta, publicada no livro " les dernières chasses au cachalot", de Michel Barré. O PEDRO VARELA , de casco branco e em primeiro plano, o CAMEO, de bandeira americana.

terça-feira, abril 22

AN YUE JIANG

Navio da Republica Popular da China. Transporta 77 toneladas de armamento variado para o Zimbawe, de R. Mugabe. Tentou atracar e descarregar em Moçambique, sem sucesso, o mesmo tratamento que os Angolanos já tinham dado. Deve voltar para trás. Pensa-se que este armamento estaria relacionado com a a tentativa de eliminação de uma praga de mosquitos, persistente, que surjiu apóa as ultimas eleições, de que não há resultados, ainda.
Numero Identigicação IMO: 8414946
Indicativo de chamada : BOAS ( só pode....)
DWT : 14.913 tons
Carga Geral de 1986

sábado, abril 19

quarta-feira, abril 16

ARTE DA PACIÊNCIA

Quando me falavam da licença de isqueiro, os berros que se davam, só para a " catalogar". Acredito piamente que a licença para pescar, como estes pescadores fazem, seja algo completamente diferente.

À COMPITA

É sempre um prazer ver os mais " piquenos" nos alguidares mais famosos do mundo.

segunda-feira, abril 14

OS MARINHEIROS

Um anónimo, figura que pouco ou nada aprecio, classifica o navegar nestas barcoletas, de brincar.
Claro que ficamos a saber que navega pouco.
Porque os dias não são todos assim como este da fotografia.

domingo, abril 13

POINTE DU CASTEL

Registado nos FRENCH ANTARCTIC TERRITORY, apesar de ostentar o nome do porto de registo Marselha à popa tourada. Bandeira de conveniencia, suponho, depois " alugado" .
Transporte de produtos quimicos, talvez construção Chinesa ou Coreana, em Junho de 1992; De 4 864 tons de deslocamento.
O seu indicativo de chamada é o FNDZ, e o numero IMO o 9007104.

SINTRA

Sabiam que uma das freguesias de sintra tem 100.000 almas??
Tem , de longe, o pior ordenamento do país.
Não fora isso, poderia rivalizar com Ilhavo, a Grande, às segundas feiras, talvez.... Esta coelhina, saído das páginas de um PLAYBOY esquecido no lixo, em amena sessão de ginastica matinal.

TERRY SIETE

Navio de Carga Geral, construído em Junho de 1984, arvora bandeira do Panamá, no rádio dá pelo nome de 3 EE C8, desloca 4 134 Tons.
Na IMO tem o numero 840 059 33
De entrada em Lisboa

sexta-feira, abril 11

JÀ PASSOU

O mau tempo, porque este friozinho vai cá estar até Terça Feira. Depois vamos ter uma subida ENOOOORRRRME na temperatura. Já não é sem tempo. Bom fim de semana

quinta-feira, abril 10

O ESTADO DO MAR II

Hoje de manhã, já dava para perceber a volta do vento. Do Sul, veio para o Norte, fazendo a volta normal, pelo OESTE querendo dizer que vai melhorar o tempo. Quando tirei estas fotografias, o vento ainda soprava de WNW, por aí. Daí o contraste entre as proas da barcoleta e dos navios.

CASA CHEIA

Para onde quer que se deite a lente, temos navios; À espera de melhor tempo. Deve estar zarro, lá fora.

ANCORADO

Largou a poita ou largou a amarra designam ambos o acto de fundear. Deram depois origem a outras interpretações, mas são parte do léxico maritimo que se tem perdido, ou talvez dispersado, mas que urge reconstituir. Na marinha mercante, e cada vez mais, se nota menos este falar. Ao contrario das pequenas embarcações, recreio, onde se exibe com orgulho, o conhecimento dos termos náuticos...
Já deverá ter deixado correr as duas quarteladas do descanso....

O ESTADO DO MAR

Um já se foi! Deu de frosques, desistiu . Provavelmente entrou na marina, bem mais aconchegadinha que este lindo recanto.
Este herói, ou não está, ou de facto é dos tesos.