segunda-feira, abril 14

OS MARINHEIROS

Um anónimo, figura que pouco ou nada aprecio, classifica o navegar nestas barcoletas, de brincar.
Claro que ficamos a saber que navega pouco.
Porque os dias não são todos assim como este da fotografia.

10 comentários:

Anónimo disse...

"Claro que ficamos a saber que navega pouco" - Que bela argumentação! Quem navega por lazer seja em que condições de tempo for fá-lo por vontade própria sem qualquer condicionalismo a não ser o seu desejo de enfrentar os elementos que às vezes também se chama de pura estupidez! Quem navega para sustentar os seus fá-lo porque é a sua obrigação independentemente do gosto e orgulho que possa ter na sua profissão e caso as coisas corram menos bem não pode dar meia volta ao cavalo e ir jantar a casa! Quando compara as duas situações profere um insulto para com todos os seus camaradas que andam ao mar para sobreviver e não por lazer! Também eu não sei em que marinha é que o Blue Moon andou, nem à quantos anos lá andou, nem quantas milhas navegou, quanto ao anonimato estamos na mesma!

Se assinar com o meu nome, lhe disser que andei 24 anos embarcado em companhias nacionais e estrangeiras e que nos últimos cinco anos já fiz duas travessias Cascais - Funchal e uma Cascais - Horta em embarcações à vela ajuda alguma coisa? Ganho credibilidade? Não me parece pois poderá sempre alegar que os 24 anos afinal foram só 16 em tempo de mar e que quando fiz as trvessias podia estar bom tempo!

Claro que a náutica de recreio tem o seu mérito enquanto actividade desportiva e cultural mas compará-la com uma das actividades profissionais mais desgastantes a nível físico, psíquico e social é de quem não sabe o que diz ou então já se esqueceu do que deveria ter passado.

Saudações anónimas (uns desistem, outros censuram - espero que se aguente à borrasca e responda à letra!)

Anónimo disse...

Olha que porra de polémica. Até parece uma casa em que não há pão...

Apesar de serem ambos homens do mar, de ambos terem enfrentado o Adamastor e de ambos serem regalistas, qual é o mal em terem algumas divergências de opinião nestas matérias? Se "estão no mesmo barco", farpas para quê? Não é pêra doce ser profissional do mar, todo o mundo o sabe (ou devia saber). Mas, por vezes, também não o é para quem o utiliza para fins lúdicos. Por obrigação ou por devoção, o Mar exige muito respeitinho. Essa é que é a verdade. E no fundo, até me parece que ambos têm razão. Só é preciso fazer uma leitura das opiniões expressas com olhos "calibrados"...

Todo o mérito a quem faz do mar o seu "ganha pão" e todo o mérito a quem o usa para uma actividade de lazer. Só é pena que, tanto num caso como no outro, não haja muitos, mas mesmo muitos mais portugueses envolvidos, para nos podermos orgulhar não só do nosso passado mas, principalmente, do nosso presente como um povo de marinheiros. Infelizmente, a continuarmos como actualmente estamos, só nos vão restar as memórias.

Pabaréns ao Blue Moon I pelo seu excelente blog e ao meu colega anónimo um volte sempre. É preciso agitar as águas...

Anónimo disse...

Caro Blue Moon,


Então parece que é aqui que eu vou passar a descarregar o meu diário, as minhas façanhas anónimas. Um bom herói, aquele que se preza de o ser, é obviamente, anónimo. Sim, que isto de se ser um herói anónimo não é para todos!
Fui marinheiro dos quatro costados, embarcadiço até mais não. Estive tantos anos no mar, que já perdi o andar; Agora nado. Anonimamente.
Viajei e fiz viajar centenas de pessoas a milhares de lugares. Dei 14 voltas completas à Terra, sem por um pé em terra. No maior dos anonimatos.
Naveguei em mares tão quentes, tão quentes, que derretia o piche to tabuado, afundando os que não se despachavam.
Cruzei estreitos tão estreitos, que os nossos navios tinham de ser untados com gordura de calmeirão, para poder passar.
Vi maravilhas e viajei por lugares, que uma mera , ou duas, sei lá, viagem aos açores, por muito ocidental que seja o grupo, não passa de uma mera brincadeira de crianças. A sério, em noite de feijoada, sou capaz de ir e vir. Estão a ver.... Anonimamente.
600 anos de anonimato, a ajudar as frotas lusas, meus, atentem nisto. Qual viagem de cadeira de rodas, qual carapuça. Cresçam e apareçam.

Luis Daniel Vale disse...

Como é que se chama aquele Capitão de Longo Curso daquele livro do Jorge Amado que ..... ????????

Anónimo disse...

Já sei...
ANÒNIMOOOOO!!!

Anónimo disse...

Há aqui um anónimo chamado Blue Moon I - então, não aprecia a figura e depois usa-a?

Anónimo disse...

Então, o anónimo agora é o Blue Moon I??Ora porra!
ò Blue Moon I vamos lá a esconder o rabo....

Anónimo disse...

O Blue Moon é anónimo? Estranho, julguei ver o nome dele na identificação do perfil.

Anónimo disse...

Ora gaita, interromperam a minha viagem aos Açores...
Vou ter de recomeçar tudo de novo. Gaita ,porra $%&%2%&. Liguemotransmissorquelávoueu.
Óbviamente o Vasco está a dormir.

Luis Daniel Vale disse...

Vasco?... Vasco Moscoso de Aragão?