segunda-feira, abril 25

DOURO SPIRIT



Foi assim que o encontrei.more or less.

Ganhou forma e tornou-se um navio. Um belo navio.
Fará os sonhos de muitos, com toda a certeza. Esta ficção é só isso.Antevisão.  O navio é o Douro Spirit, e a Uniworld é a operadora dos USA, que comprou o navio (ocupação, entenda-se) até 2015. Boa||||



Aqui numa fase de construção, já a "boiar".


Por alturas dos testes de ESTABILIDADE.



E  finalmente, a cereja no cake, ou um dos camarotes ( quartos ?) vistos do meu lugar na cama.Tem tudo o que se pode imaginar, mais o inimaginável num navio. Serão 7 dias e sete noites de sonho, aposto. E naquele Rio Douro, fantástico, com correntes de 15 Kms hora, ou mais....... Corações de aço, aqueles mestres, E se calhar outras coisas de aço. Que não digo, por decoro; Mas se insistirem......

domingo, abril 24

RIO DOURO AO TELEFONE

Conhecendo eu ( nós) a vocação lusa para capar rios e quejandos, registo com agrado o Rio Douro e as sua navegabilidade.


Crestuma-Lever ,Carrapatelo ,Régua ,Valeira e Pocinho  são as eclusas que vencem os largos 125  metros de diferença, de cá de baixo até lá arriba, a Barca de Alva,já com cheiro a Espanha.




O Carrapatelo, construído nos idos anos de 1970 e 71, vence um desnivel de 35 metros, sendo por isso , dita das grandes.
Crestuma Lever, a ultima a ser construída, vence 13, 9 metritos, coisa de somenos portanto. Mas que fez toda a diferença.
Aliás, podemos dizer que o Rio de Ouro, ou  Rio Duro, começou a  "suportar" navegação em 1791, com a eliminação do CACHÃO DA VALEIRA,  permitindo assim aos RABELOS o transporte do tão necessario vinho.Só em 1986, com a inauguração da eclusa de Crestuma Lever, ficou o projecto de navegação concluído (?).

As imagens são do telefone ( lamentável), mas em trabalho nem sempre há lugar para a máquina fotografica.


Da imagem,ressalta o espaço livre entre as pontes e os navios, nalguns casos, cerca de 90 centimetros . Muito bem medidos sempre.
Aqui a passar por  sob uma das pontes.

A vida de marinheiro,  também tem as suas surpresas.

Uma das eclusas.
Desta passagem, recordo o cinzento omnipresente, e a grandiosidade das obras, se as situarem em 1971.
Bordo do Douro Spirit, Abril de 2011

sexta-feira, abril 15

JÁ ESTÁ

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.


Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, durante anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconómicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários baixíssimos, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é aplicado imediatamente. Segundo, porque o público - a massa - tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá vir a ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia da mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar o momento.


Avram Noam Chomsky

quinta-feira, abril 14

E QUANDO PENSAMOS QUE JÁ VIMOS TUDO


E quando se tira o olho do umbigo, para almejar mais além, eis que temos destas  surpresas.
Cada cavadela  cada minhoca, diria eu.
Atente-se, e quero desde já SALIENTAR que acredito que o Belmiro seja um bom rapaz. One of a kind! Já o mesmo não sei se o poderia  dizer  de S.EXA.





E PRONTES

Devemos estar todos impados de orgulho! Mandámos o país para o caraças.
Estamos à mercê das carteiras  alheias , ou melhor, das carteiras alheias dos vizinhos recheados.
Tristes que somos.Todos nós conhecemos uma mão cheia de imbecis, que alardeavam aos quatro ventos a nossa opulencia e   fineza de politicas . A iliteracia é um fenomeno recente, ao contrario da pura ignorãncia,  que vem de mais longe.  Nunca foram tratadas, antes regadas, a fazer florir o pior do pior que temos. Fodam-se! Vejam o esgoto em que estamos atolados até ao nariz....
     Os alemães, acautelados pedem que não se empreste dinheiro ao burgo, para evitar males maiores.
Os Suecos, Finlandeses, Dinamarqueses e até os Noruegueses, julgam que não somos pessoas de bem. Lá terão as suas razões.Se calhar, sabem mais do que nós. Eternos cornudos.
É claro que nestas coisas há sempre um "mas....", um "se", um "talvez"..... E neste caso é claro; É claro que não se perguntou aos Portugueses, mas houvera  disso caso, e nós responderíamos , novamente impados : EMPRESTE-SE, claro!Talvez.
É , para nós, também claro que os Suecos serão todos uns Ericsons da porra, ou mesmo uns Volvos da merda .Já Os Finlandeses são de certeza uns Nokias do caraças,  ao lado dos Dinamarqueses, Olufsens assumidos. Ora com gente destas, não há cú que aguente.
Claro que o que eles querem é ser os melhores , como nós,  crème de la crème civilizacional, os Desadjectivados, mas lixam-se que têm de trabalhar para conseguir uma infima parte do nosso património.


     " .....O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes.


A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir o povo de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área das ciências, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à quinta como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')".
...."de Avram Noam Chomsky, professor do MIT.

segunda-feira, março 21

PRIMAVERA NO DOURO


A ÚNICA VIA FLUVIAL navegavel numa extensão razoável, que Portugal possue, é o rio Douro.
Portugal, depende, como sempre dependeu do turismo.
O turismo, para espanto de alguns politicos, não é só o Algarve; Embora também.
Quis-se este Portugal moderno, de serviços.
Os serviços ainda não tiveram tempo,  oportunidade ou dinheiro, de transcrever para o direito Nacional, a legislação comunitária existente. A directiva vai servindo.
Há um serviço, só um, que bastava para isto tudo funcionar.
Imaginam qual é???


Do IPTM ( Douro) "....Para a generalidade das embarcações turísticas de grande porte a via navegável do Douro está aberta em toda a sua extensão de 210 Km, entre a Foz, no Porto, e Barca d'Alva. Presentemente, operam no Douro cerca de 52 barcos turísticos com capacidades entre 20 e 350 passageiros, que disponibilizam uma vasta oferta de cruzeiros turísticos. Desde os simples cruzeiros de curta duração das Seis Pontes de Porto e Gaia ou do Porto Património Mundial, até ao cruzeiro semanal em barco-hotel, passando pelos cruzeiros Porto-Régua, Porto-Pinhão, Porto-Barca d'Alva e pelos cruzeiros temáticos: Vindimas, Castelos, Amendoeiras em Flor, Quintas, etc., estão ao dispor do turista inúmeras formas de desfrutar as paisagens únicas do Douro e conhecer as tradições, cultura e gastronomia da região.



Do Jornal O Publico de 16 de Março:
"..A navegação no Douro está comprometida porque não temos autorização do IPTM/Douro para navegar. A desculpa dada é a de que não têm ainda aprovação das verbas necessárias para recolocar as bóias de navegação e sinalização necessárias no canal”, e que se movimentaram durante o inverno, afirmou.
O responsável acrescentou ter recebido “uma carta” a informar a empresa que terá de “cancelar as viagens de sábado” de abertura de época
“É um desalento enorme porque temos feito um esforço enorme para que a época se inicie mais cedo e este ano os caudais já estão estabilizados e as barragens (Crestuma-Lever e Carrapatelo) aptas e operacionais desde 13 de Março”, salientou.
Mário Ferreira garante que “não há nenhum obstáculo que impeça a navegação do rio” a não ser a falta das bóias.
Se temos um organismo responsável pela navegabilidade do Douro que está desprovido de técnicos e competências, mais vale usar o edifício pelas suas vistas”, ironizou, lamentando que “para mudar umas bóias seja necessário ordens de Lisboa”.
Apelou por fim ao IPTM/Douro “que acelere o mais rapidamente possível” o processo a fim de permitir que a centena de passageiros já confirmados para o cruzeiro de sábado até à Régua, com partida marcada para as 09:00, possa realizar a viagem já paga.
“Ficámos incrédulos e fomos apanhados de surpresa”, destacou Mário Ferreira, temendo que esteja posto em causa o início das operações de 2011 e os consequentes prejuízos financeiros e de imagem.

domingo, março 20

O PERIGEU DA LUA

Ou da sua orbitra, que será mais correcto; É o ponto da orbitra mais proximo da Terra, que é quem manda;356.000 Kms... Ligeiramente mais do que o contador do meu Volvo anuncia.
Por oposição ao apogeu, a Lua aqui mostra-se entre 12 a 14% maior; Como  coincide com a Lua cheia, está armado o baile....
Os mais facilmente influenciáveis, acreditam que nestas ocasiões, ( perigeu + lua cheia) há lugar a desastres naturais terriveis : Assim, ligam a este facto fortes tempestades nos USA (1938, costa Este, New England, 1974 ciclone Tracy e o famosissimo Katrina e  ainda Bali em 2005). Japão já se sabe, Terramoto e Tsunami.


Bom, não esquecer que esta porra acontece UMA VEZ POR MÊS. É de LUA....



                               
                                                                    

CAMÕES REINVENTADO E REESCRITO

As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo aquilo que lhes dá na gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana,
Olvidam-se de quanto proclamaram
Em campanhas com que nos enganaram!

II

E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam para si as coisas valiosas.
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!

Por acaso é uma NAU, mas perdoa-se

DAS ESTRELAS

Não foi fácil, esta minha ultima viagem inter galactica; O  Luke Skywalker baldou-se como sempre.... Ao que parece  ficou retido,após uns pasteis de Belém do seculo passado terem feito o seu trabalho intestinal, obrigando-me a conduzir o tempo todo. Felizmente fiquei-me pelas queijadas do Preto de Sintra,  conseguindo assim vir a tempo do Fim de Semana. E não ver  o Sporting .Outra vez.
Esta Imagem foi tirada poucos segundos antes da entrada na atmposfera da Terra, e como estava a maré baixa, o azul era menos intenso. Agora com as obras de Alcantara-merda, perdão Alcantara Terra, este acastanhado é de lei, para quem vem de fora. O cheiro só se nota lá mais para a frente; felizmente, diz o R2-D2, com a sua nova bateria made in Aveiro....

quinta-feira, março 17

O VAIDOSO


Com o seu fatinho novo, a pavonear-se, no caso a patar-se perante a incredulidade dos seus.


Dos navios aos patos, até aos " damasqueiros",( será Alperceiros???) ou o caminho das estrelas

sábado, março 12

PO CÁ TODOS BEM


Parlamento Galinácio

Passos Perdidos

E achados

E foram-se

NA DOCA E À BICA

Vida de estaleiro.
Navio da Douro Azul  lava-se e arruma-se por baixo. O Alto Douro, a abonitar-se para a saison que aí vem.

OS DO DOURO ESTÃO NO VOUGA.


Ou no Bouga, como por cá se diz.


Há mais de vinte anos, este navio foi levado para a sucata, em Alhos Vedros.
Da Sucata para a fama, foi um instante.
Lindissimo  e altivo.
Chamava-se  CASTELO, e atravessava o TEJO. Fez parte de uma fornada cinco navios de passageiros comprados em 1977 pela Transtejo em Hamburgo à companhia HADAG. Hoje é o VISTADOURO, da frota da Douro Azul.
Perfeitamente visivel, o buraco da ventoinha, nesta bela traseira

AS NOSSAS COSTAS


Visto ao longe, o HACININ AHMET, com bandeira TURCA. Pois, parece que TODOS têm uma marinha mercante.  Basicamente , é ter uns barcos e uns gajos para os tripular. Não sei onde está a dificuldade.


A falta de água para a tal marinha, não veste esse fato, como aqui se mostra. Esta amostra é do mar ao largo do Carvoeiro.

domingo, fevereiro 27

O ÔLHO DO REP ÔLHO

Simples não é???
Podia ser um buraco negro na versão ecologista.

A PÔR O SOL

 É verdade: A pôr. Não imaginam as vezes que tenho ajudado este nosso rei (astro, e devia vir antes) a esconder-se. Coisas que só os muito cumplices compreenderão. Estes ultimos dias, têm-se resguardado dos nossos olhos ali por detrás daquela palamenta toda. Tem resultado. Nasceu às 0733, num local chamado 108 graus, e na ocasião das fotografias estava a guardar-se em 252 graus. Passou a direito por nós às 1250 - senhores das horas prestem atenção .



Bom, a segunda fotografia não é igual à primeira : tem 2 patos a mais.

sábado, fevereiro 26

CACILHAS STRAITS


     A dar passagem  para o tenebroso Mar da Palha, Cacilhas Straits  esse fantástico braço de mar,mostra os dentes a todos quantos  o pretendem demandar. 


 
   E as viagens trans straits tornam-se verdadeiras aventuras epopeicas para todos quantos se aventuram nesse mar .

FERRY LISBONENSE

 Alentejense

     Este navio foi construído pelo Estaleiros Navais de Viana, em 1957, remotorizado em 1991 e remodelado em 2004. Tem capacidade para 375 passageiros e 10 Veículos.

Principais Características
Comprimento: 38,54m
Boca: 8,15m
Pontal: 2,56m
Calado: 1,60m
Arqueação Bruta: 354 tons
Monocasco: Ferro

Funcionamento e Sistema de Propulsão
Velocidade Máxima: 10 Nós
Motor: mtu 12V 183 TC61
Propulsão: Hélices de Passo Fixo



 O LISBONENSE

Lisboa tem mais um Ferry a navegar. Talvez o bom senso agora  impere, já que estamos tesos e a dever dinheiro a todo o "bicho careto".
Talvez.
Já transportou carros e pessoas, que com toda a certeza vão gostar de ver o velho guerreiro Alentejense descansar.

O TEJO DE ONTEM SEXTA FEIRA


Publicados os numeros, assimilados por todos, eis-nos de novo a repor stocks, a descarregar em grande ( à nossa escala, claro). O Tejo ( e moi même) agradece.
Horas mágicas estas, irrepetíveis.


domingo, fevereiro 13

A MINHA TERRA, VISTA DO AIDO

Só podem estar a brincar.

E com o nosso dinheiro, claro.
Vamos pensar alto

Alguém deve ao fisco 1.400 €. Tudo normal, nos dias de hoje. O fisco também deve. Os portugueses todos os meses são obrigados a “ emprestar “ a essa fera uma pipa de massa.

Ora esse alguém com a divida de 1400 € morre, e está perto de 9 anos em sua casa ( por acaso já não era da falecida, coisa que eu já explico), sem que as autoridades pertinentes, as que têm obrigações para com os portugueses, se dessem ao trabalho (?) de verificar denuncias e participações.

Mas as finanças públicas, essas , não podem esperar; Assim como o Ministério da Segurança Social. Este, após 4 meses, trava os chequezitos de 180 euros, que era a reforma da senhora. Vê-se pela despesa que não era filiada em nenhum partido, que não fora deputada, tão pouco governante ou andante nesses infindáveis e insondáveis gabinetes. Cento e oitenta, virgula zero euros; o outro, o das Finanças, executa a ordem cega: venda-se.

A falecida, tivesse ela sobrevivido 25 anos à reforma, não receberia nesses 25 anos todos, o ordenado mensal de um grande ( ENORME) grupo de bóis deste jardim murcho,

Entretanto as Finanças, porque estão situadas não em Portugal como o Ministério da Segurança Social, mas antes nas ilhas Fiji, onde se sabe que as comunicações são lentas e difíceis, e após consultar o cão do Sr. Jeremias e o gato da rua dos Malmequeres, opta pela venda pura do único(?) bem da falecida. Esta, ainda incorre numa qualquer pena por ter mumificado no que não lhe pertencia.

Para uma divida e 1400€, venderam um bem de 150.000, a tratar-se de um 4 assoalhadas.
Lembro os 9 anos passados.

Naturalmente guardaram o remanescente da venda, que não sabemos quanto foi; Ou eu não sei.

Também naturalmente, há que guardar a honorabilidade das instituições; mesmo tratando-se das finanças. Mas não me surpreenderia se a venda tivesse sido realizada pelo preço de um automóvel) dos médios, pois então!!
Li que foi a nova proprietária que fez o macabro achamento.

Comprou sem ver. Imaginam o preço?? Eu imagino, e o chorrilho de asneiras que aí vem, também imagino.
Ainda naturalmente, as mesmas finanças dizem que vão anular a venda do bem. Quem comprou vai, na melhor das hipóteses atirar o pau ao gato, e querer o seu dinheiro de volta, mais os trocos atinentes. Isto é: os herdeiros vão querer a casa de volta. O comprador vai querer outra casa. E nós vamos pagar tudo isto.

Se ao menos a falecida não tivesse morrido, bem mais fácil seria agora a troca dos bens e valores. Assim, só resta à falecida ter morrido antes da venda. Apostam????

Incompetência demente ou demência incompetente!

Bem precisamos de umas vassouradas por estes lados, e um balde de lixo à medida.

Se não fosse trágico, era de rir à gargalhada….