quinta-feira, maio 13

NOVAS DO RIO E DO MAR

Do rio, trago muito que contar.
Tanto, que o tempo me é escasso para tal. Mas lá irei, com vagar, que o vagar faz sábios.
Acho eu!
Bom , mas nestes dias, e fruto do ocaso, tenho umas fotografias simplesmente fantasticincrivimerosielporrajánão sei mais.


Isto é o preambulo




MEDCUP ITSELF, gents.


Onde temos um armador ( PEDRO MENDONÇA) que com o seu BIGAMIST 7, vai fazendo a vida dificil aos outros concorrenres. E ao Bigamist também. Mas a coisa bvai melhorar, garanto-vos



Ganhadores, estes rapazes do QUANTUM



Assistencia aos sapatos de um senhor que não digo......

Aqui vão, só a jeito de ante estreia

domingo, maio 2

SMOKE ON THE WATER

A gente lembra-se, diziam os miudos em relação à musica.
A gente esquece-se que os navios, quando atracados também são poluidores, muito especialmente nestas bandas, onde os teores de enxofre nos combustiveis são a granel.....
Ainda não se ouviu falar em navios electricos; Imagina-se porquê. Também, a solução mais simples, que seria a de dar energia a partir de terra a TODOS OS NAVIOS ATRACADOS, nunca passou pelas brilhantes mentes lusas. Isto porque , eventualmente, polue-se mais para " fabricar a corrente" que é necessária para tal, do que neste deixar andar, doce ramerame.....
O não fazer barragens atempadamente, por questões MERAMENTE politicas, pesa, claro.
A gente lembra-se, senhores, a gente lembra-se!

UM DIA DESTES


SVITZER SINES


Galp Marine

                                        
                                                          Lisboa Princesa de Belem

sábado, maio 1

COMO OS PAQUETES SE VÊEM EM LISBOA


Ou de outra forma, como é que o passageiro de um navio de cruzeiros, vê  outro ( se for caso disso )


Este local, que é o Avançado de Alcantara, TPA, TPR, e Liscont, tudo mexido em poucas centenas de metros, é presentemente o local da discórdia, entre os lisboetas ( e não só).


Retirando o lado estético da coisa - trata-se, juntamente com o parque das nações, de uma zona de lazer perfeitamente consolidada, de bom arranjo, e diria mesmo única.


Este estado de coisas pode ser perfeitamente mudado, nada a opor. Retiram-se os jardins, paquetes e companhia e fica o Terminal de contentores. Mas para sempre. Assume-se.

                                     
Ora o que se está a preparar, é o dar cabo de uns tantos biliões à custa de trabalhos temporários, que desfeiam Lisboa, e que são afinal para REFAZER daqui a alguns anos; Se bem que o temporário em Portugal  se assuma como definitivamente provisório.


E o porto de águas mais profundas, a resolução do problema da Costa da Caparica, poderá estar afinal ao virar da esquina, na tão pouco falada GOLADA DO TEJO.

O direito à indignação, tão propalado em tempos (a maior parte das vezes sem razão, veja-se agora o estado da Nação) parece que é afinal num só sentido. E a  atirar para a desgraça.

.

O MEIN SCHIFF DE NOITE


Digam lá se não parece que as estrelas do céu desceram cá para baixo, para nos acompanhar???


A fotografia à noite fascina-me, mesmo com os tremidos. As cores de noite ganham uma vida nova, só possivel com a escuridão.

O MEIN SCHIFF E O POSEIDON


Mais uma aparição deste já classico.Alegra sempre.



A cruzar-se com o RV Poseidon. RV stands for Research Vessel.
Os Açores mais as suas fumarolas e a extensão submarina recentemente reivindicada, não serão alheios à estadia do POSEIDON



A fazer-se ao cais dos contentores de passageiros de Alcantara.






Atracado Junto à doca da Naval Rocha



CELEBRITY EQUINOX



Não há navios feios. Um pouco como o vinho. Também não há vinhos maus. Simplesmente há-os melhores.Ou mais bonitos.
Esteve por cá, vaidoso, a mostrar-se.
Detalhes

sexta-feira, abril 30

A MARINHA COMO TRADIÇÃO


          Forma inteligente de marcar o ESTIBORDO e o BOMBORDO em alguns  navios mercantes que nos visitam. Assim, fica defenitivamente posto de parte a solução da pedra na mão direita.

          O Luis Miguel Correia conta no seu Blog, que um secretario de estado, não importando quem, lhe terá referido que Portugal não precisava de Marinha Mercante.
Como aliás não precisa de agricultura. Tão pouco a industria lhe fará falta. A pesca também ja sabemos que é de todo dispensável.
Não sei o que nos resta; Mas com toda a certeza,  gente como este secretario não pode.....
Mas agora, - rude golpe - soube que importamos esperma, para " cobrir" as necessidades; Nesta ansia de tudo importar, não faltará importar também alguém para a cobrição, garantindo-se assim a frescura do esperma.

domingo, abril 25

BAIXA MAR PARVO AO CARAÇAS

A segurança é um pressuposto assumido de qualquer tarefa.
É em nome da segurança, que o jovem oficial de convés do "Athena "usa o capacete. Conhecendo nós as gaivotas , julgamos ajuizado. Já a falta de colete, será de somenos. Até o facto de ter de se saber nadar, hoje é questionável.
Quanto ao "condutor" do contentor , estamos em crer tratar-se de um novel modo de estar , criado quiçá no ambito das novas oportunidades; Não é obra fácil, mais comparado a forcado rabojador que outra coisa.

No espirito de rabojador, o outro amigo da foto de baixo faz o que pode, para dar jeito.
O dia a dia das actividasdes  ligadas ao mar e a navios, são assim: Em cima de água.
Ou muito próximo dela, constantemente a desafiar o diabo. Caminhar num dia de mau tempo, é, por sí só, um exercicio sem comparação em Terra. E então a realização de uma qualquer tarefa, requer esforços sobre-humanos, ao alcance de muito poucos. e que raramente traz distinção a quem a pratica. Ao contrario do que se passa no sequeiro, onde não fazer nada é regra.....

SIGA A MARINHA


Neste caso, a de PESCA. As imagens dão-nos uma mostra, de uma traineira, pequena.


Por tudo o que carrega, diria ser de cerco.


Num mar de prata


A sardinha, que já tem uma confraria desde 2005, é, a partir deste ano de 2010,  espécie certificada  pelo MSC - Maritime  Stewardship Council . Já podemos todos comer uma bela sardinhada, sem receio nde estar a comer as ultimas de uma especie. 
A Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco e a Associação Nacional das Indústrias de Conserva de Peixe vão anunciar hoje em Peniche a atribuição da certificação MSC ("Marine Stewardship Council") à sardinha portuguesa, a primeira espécie de peixe certificada na Península Ibérica.

quinta-feira, abril 22

LISBOA ADORMECIDA

Lisboa adormeceu
Já se acenderam
Mil velas nos altares das colinas



Guitarras a pouco e pouco adormeceram
Serraram-se as janelas pequeninas.
Lisboa dorme um sono repousado



Nos braços voluptuosos do seu Tejo
Cobriu a colcha azul do céu estrelado
E a brisa veio a medo dar-lhe um beijo




Hoje deu-me práqui



terça-feira, abril 20

CANTOS E RECANTOS EM ALMADA - CACILHAS

Os cantinhos da saudade: Em cima, parte do que já foi um dos maiores estaleiros de construção naval  da Europa, quiçá de Lisboa. Hoje, o que falta aqui está a fazer de rotundas e no museu do Trabalho. Que por cá, trabalho, só no museu.
Fotografia abaixo, a zona da antena de radar do controle portuario, vendo-se também a roulote das sandes de coiratos, com que a APL aconchega o orçamento.


Aqui o cantinho dos restaurantes, arruinado de fresco.

O passeio maritimo de Cacilhas




Eo lá se foi o assado.

GRANDE CAVALGADA


A grande cavalgada aproxima-se do portão.
D. João, amigo do patrão
 indaga:


D. Pereira de Oliveira está??
Não, meu senhor, saiu.


Que o pariu,
 que me estais a enganar...

-Tendes razão senhor,
 D. Pereira de Oliveira está a cear....



Esta cavalgada acabou ao cais, lá para cima, para Santa Apolónia,que como sabemos é a padroeira dos comboios

domingo, abril 18

AIDA LUNA by night

Imaginem 6.000 almas dentro de uma coisa destas. Agora imaginem as 6.ooo almas a vir à janela, TODOS AO MESMO BORDO.


TODOS OS NAVIOS SÃO BONITOS. PRONTOS!!!!!
Alguns mais que os outros, claro. Épocas diferentes, remetem-nos para arquitecturas diferentes, metodos de construção igualmente diferentes, e nós também estamos diferentes. Os nossos olhos, não são e não vêem da mesma forma o que viam há 30 ou mais anos. Há a emoção em jogo, a nostalgia que faz dizer disparates, e sobretudo a idade que nos faz mais sábios. Mas não melhores, necessáriamente.



Este navio entra na categoria de " bonitos cumó caraças "; A navegar, nunca experimentei; Em porto são lindérrimos.