quarta-feira, março 17

O VEMAOIL XXV

Ou é presunção ou já houve de facto XXIV. Aqui, já com as YOKOHAMAS à borda a preparar-se para o acto.É um dos TC da GALP, a operar por cá.
Originario de ATENAS/ PIREU, este navio faz companhia a outros oito, apesar da pouca idade da companhia. Criada em 1990.

DE BRAÇO DADO


Estes namoros entre navios, nem sempre são aconselháveis, tal como no caso aqui acima.a diferença de condição sobrepõe-se. E para evitar males grandes, há que manter as distancias. Embora às vezes seja uma aflição, na margem sul e na barra grande.




Nestes outros casos, já tudo parece bem e o braço dado é um acto natural. Nada lhes fica mal.

Pese embora o facto de haver dias em que tem de se dar umas turras e uns encontrões, para a coisa andar.
Os bons encontros fazem os bons.....

À PÁZADA É MELHOR


O titulo justifica-se com as imagens que seguem.


O meu compadre, quando instado sobre a sua vida no mar e sobre o seu estado de alma, costumava dizer:
Qualquer dia, ponho-me ao caminho por esse Portugal adentro, com um remo às costas. Ao primeiro que me perguntar para que quero eu a , abraço-o e fico-me por lá. Há-de ser boa gente.




Em S. Pedro , a coisa ficou como se vê.... Ganhou o tipo da pá. Não dá para ver o parceiro, que já foi engolido. O homem da pá tinha outros argumentos.....

segunda-feira, março 8

PALHABOTE POLAR


Já mostrei e disse muito acerca deste "naviozinho", talvel o mais bonito que Lisboa tenha. Armação pratica e eficaz.

No dia 6, de regresso não sei de onde.


sábado, março 6

MEDO

Tenho Medo


Agora que os Orgânika de Bruxelas decidiram que até 2020 teremos uma economia hipocarbónica

Agora que os Orgânika de Bruxelas julgam que a Grécia deve vender as suas ilhas inabitadas ( os crusoés que se cuidem)

Tenho medo que tiram o gás à Àgua do Castelo.
Tenho medo que as nossas Berlengas e Pessegueiro, qual saramaguice, ganhem vida própria e se vão por esses mares mares fora. Depois só nos resta serrar uns calhaus maiorzitos, para o retalho.

A ALEXANDER VON HUMBOLT

Arma em quê??
Para os possiveis amantes da vela de longo curso ( muito longo)
Ir aqui

O RIO E A NÉVOA E MAIS A FUMAÇA

A pesca à grua


Como se não bastasse o nevoeiro que se abateu sobre o rio, transformando o MdP num caldeirão fumegante gigante,

Alguns ainda fizeram do rio a sala de fumo.

MAU TEMPO


São quadros sempre desagradáveis.







~Imagino o que padeceram os rapazes que aturaram isto.....

PRINCE OF OCEAN



A corte esteve em Lisboa. O rei   Byron, que também passou por Cintra. Desapareceu para gaudio dos locais, que foram insultados até a 7ª geração. Agora este Princepezinho (??) dos mares, creio que foi inicialmente desenhado e construido para o trafego de subprodutos da madeira. Não do Alberto.

Temos todos presente a questão da segurança no mar. Para os maritimos. Para a navegação. Um dia vamos falar disso. Temos caso.
Navios desta ordem de grandeza, é sempre complicado encontrar dados. O que tenho:
Construído no Japão em 1991, mantém até hoje o nome original (!!!!!!). 41.639 tons de DWT, mede 195 metros. Bandeira do Panamá, e a companhia armadora está no Tawain.
De Espanha, a aguagem fazia " esticar" a amarra, como se vê. Muita água tem vindo por aí. Julgo que o polvo andará aflito, com a agua ensonsa....




KING BYRON


Veio aliviar-se a Lisboa. Já vai mais ligeiro.
Navio e carga são mais de 24 000 toneladas.

Engraçado que ainda ninguém calculou o impacto da subida dos mares, com a navegação que hoje existe. Andam a dormir ò quê?????
Dados do Navio

quarta-feira, março 3

OLHO DE BOI


Nas horas mortas, é por aqui que aguardamos as instruções futuras. nesta imagem, fixada pouco tempo a´pos uma reparação na ventoinha da proa, pode-se ainda ver o antigo ex-libris do Tejo, o GAL RIO.
Parece que vendido para Africa.


A Ventoinha após a lipoaspiração naõ intruziva. Também se procedeu a uma lipocavitação das pás, com tecnologia norte coreana : Martelo!


Do cais do OLHO DE BOI, pode ver-se o outro ONYX, agora fundeado no MdP, a aguardar sabe-se lá o quê.
Também os artefactos de pesca(?) saídos porventura de alguma obra pública menos acautelada, marcam presença. A pesca deve acabar muitas vezes  à pedrada....

sábado, fevereiro 27

FUNDEADOURO


para navios com menos de 5 metros de calado


Visto de terra, junto do forte de S. João .



Veja as diferenças e não, não é sujo. Áuguinha da chuva, senhores......

TAGUS YACHT CENTER E O BLUE MOON

Creio que é assim o nome. Venamar também dá. Chega-se lá, indo até à AMORA e depois é procurar o campo da bola, e estamos na beira rio. Paisagem lindissima, dada por Deus.


Depois de tanto tempo na água ( áuga, português antigo) não se observam  maleitas graves.

É o shaping do costume. Uma lipoaspiração aqui, um bottoxzinho ali, e prontos, já está.
Passadeira vermelha com ele.



Um dos veleiros mais graciosos de Lisboa, e no dizer do JFMV, quiçá de Alcantara, tornou-se este mês também um dos mais graciosos de todo o South Bank, além da Palha.

Para os dos barcos de ferro, os zincos trabalharam bem. Talvez o da porta de leme , não demonstre, mas era  nesta direcção, que eu arriava sempre o zinco portátil; Apesar de ser no bordo oposto, a coisa deu nisto.

FRENTE RIBEIRINHA DE CACILHAS


Ou Marginal,




Ou copiado dos espanhóis, o Passeio Maritimo.
Sim, que o nosso é o passeio dos tristes.
E é cinzentinho comme il fault!
É a nossa " Rive Gauche"

segunda-feira, fevereiro 22

O HIPER CLISTER DO MAR

A União Europeia tem mais mar do que terra e possui a maior superfície marítima do mundo. Tem 1200 portos e a maior frota mercante do mundo. Cerca de 90% do comércio externo e 40% do comércio interno realizam-se por via marítima.




As regiões costeiras, que abrigam 50% da população da União Europeia, representam mais de 40% do seu produto interno bruto (PIB). A economia marítima representa cinco milhões de empregos. Cerca de 5% do PIB provém directamente das indústrias e dos serviços do sector marítimo. Esta percentagem é muito superior se forem tidas em conta as contribuições indirectas de outros sectores, como o turismo.

 
O Grande Clister
 
 
          É com enorme prazer que Portugal recebe, aqui em Lisboa, esta «Conferência Ministerial sobre uma Política Marítima para a União Europeia».
          E permitam-me que comece por sublinhar a particular sensibilidade de Portugal a este tema.
          Em primeiro lugar, pelo seu histórico e reconhecido pioneirismo marítimo.
         Em segundo lugar, pela sua posição geo-estratégica, pela excepcional extensão da sua Zona Económica Exclusiva e pela relevância estratégica das suas duas regiões ultraperiféricas.
        E, em terceiro lugar, pela responsabilidade acrescida de ter instalada na sua Capital a importante Agência Europeia de Segurança Marítima.
        Conscientes da nossa particular identidade e sensibilidade em relação ao mar, aprovámos uma Estratégia Nacional para o Mar e criámos uma Comissão Interministerial que, no quadro da estratégia europeia que estamos a definir, promoverá uma gestão integrada e sustentável da nossa política marítima no plano dos recursos económicos, do conhecimento e da inovação tecnológica, da preservação e da valorização do ecossistema e, finalmente, da segurança.

E cremos que este é o caminho a seguir pela União Europeia


Estes clisteres dão nisto. Pasmem que já apontamos o caminho á UE .
É disto que o meu povo gosta!!!!!!!

NST AMALIA



Pois é! Como o Constantino, cuja fama já vinha de muito longe. A Amalia aparece em todo o lado. O NST " stands for" North Sea Tankers.


O dia acabou assim: Ás corridas.
Não sei quem ganhou, mas seguramente vão levar porradinha de criar bicho, lá fora. Cada um tem o que merece.


PÃO PARA A BOCA

Na nossa muito árdua tarefa de alimentar os milhares de cavalos que diariamente se passeiam pelas nossas costas e rios, enfrentamos de tudo. Até o VERDE e o AZUL, este ultimo tão garrido hoje.