quarta-feira, março 17

DE BRAÇO DADO


Estes namoros entre navios, nem sempre são aconselháveis, tal como no caso aqui acima.a diferença de condição sobrepõe-se. E para evitar males grandes, há que manter as distancias. Embora às vezes seja uma aflição, na margem sul e na barra grande.




Nestes outros casos, já tudo parece bem e o braço dado é um acto natural. Nada lhes fica mal.

Pese embora o facto de haver dias em que tem de se dar umas turras e uns encontrões, para a coisa andar.
Os bons encontros fazem os bons.....

À PÁZADA É MELHOR


O titulo justifica-se com as imagens que seguem.


O meu compadre, quando instado sobre a sua vida no mar e sobre o seu estado de alma, costumava dizer:
Qualquer dia, ponho-me ao caminho por esse Portugal adentro, com um remo às costas. Ao primeiro que me perguntar para que quero eu a , abraço-o e fico-me por lá. Há-de ser boa gente.




Em S. Pedro , a coisa ficou como se vê.... Ganhou o tipo da pá. Não dá para ver o parceiro, que já foi engolido. O homem da pá tinha outros argumentos.....

segunda-feira, março 8

PALHABOTE POLAR


Já mostrei e disse muito acerca deste "naviozinho", talvel o mais bonito que Lisboa tenha. Armação pratica e eficaz.

No dia 6, de regresso não sei de onde.


sábado, março 6

MEDO

Tenho Medo


Agora que os Orgânika de Bruxelas decidiram que até 2020 teremos uma economia hipocarbónica

Agora que os Orgânika de Bruxelas julgam que a Grécia deve vender as suas ilhas inabitadas ( os crusoés que se cuidem)

Tenho medo que tiram o gás à Àgua do Castelo.
Tenho medo que as nossas Berlengas e Pessegueiro, qual saramaguice, ganhem vida própria e se vão por esses mares mares fora. Depois só nos resta serrar uns calhaus maiorzitos, para o retalho.

A ALEXANDER VON HUMBOLT

Arma em quê??
Para os possiveis amantes da vela de longo curso ( muito longo)
Ir aqui

O RIO E A NÉVOA E MAIS A FUMAÇA

A pesca à grua


Como se não bastasse o nevoeiro que se abateu sobre o rio, transformando o MdP num caldeirão fumegante gigante,

Alguns ainda fizeram do rio a sala de fumo.

MAU TEMPO


São quadros sempre desagradáveis.







~Imagino o que padeceram os rapazes que aturaram isto.....

PRINCE OF OCEAN



A corte esteve em Lisboa. O rei   Byron, que também passou por Cintra. Desapareceu para gaudio dos locais, que foram insultados até a 7ª geração. Agora este Princepezinho (??) dos mares, creio que foi inicialmente desenhado e construido para o trafego de subprodutos da madeira. Não do Alberto.

Temos todos presente a questão da segurança no mar. Para os maritimos. Para a navegação. Um dia vamos falar disso. Temos caso.
Navios desta ordem de grandeza, é sempre complicado encontrar dados. O que tenho:
Construído no Japão em 1991, mantém até hoje o nome original (!!!!!!). 41.639 tons de DWT, mede 195 metros. Bandeira do Panamá, e a companhia armadora está no Tawain.
De Espanha, a aguagem fazia " esticar" a amarra, como se vê. Muita água tem vindo por aí. Julgo que o polvo andará aflito, com a agua ensonsa....




KING BYRON


Veio aliviar-se a Lisboa. Já vai mais ligeiro.
Navio e carga são mais de 24 000 toneladas.

Engraçado que ainda ninguém calculou o impacto da subida dos mares, com a navegação que hoje existe. Andam a dormir ò quê?????
Dados do Navio

quarta-feira, março 3

OLHO DE BOI


Nas horas mortas, é por aqui que aguardamos as instruções futuras. nesta imagem, fixada pouco tempo a´pos uma reparação na ventoinha da proa, pode-se ainda ver o antigo ex-libris do Tejo, o GAL RIO.
Parece que vendido para Africa.


A Ventoinha após a lipoaspiração naõ intruziva. Também se procedeu a uma lipocavitação das pás, com tecnologia norte coreana : Martelo!


Do cais do OLHO DE BOI, pode ver-se o outro ONYX, agora fundeado no MdP, a aguardar sabe-se lá o quê.
Também os artefactos de pesca(?) saídos porventura de alguma obra pública menos acautelada, marcam presença. A pesca deve acabar muitas vezes  à pedrada....

sábado, fevereiro 27

FUNDEADOURO


para navios com menos de 5 metros de calado


Visto de terra, junto do forte de S. João .



Veja as diferenças e não, não é sujo. Áuguinha da chuva, senhores......

TAGUS YACHT CENTER E O BLUE MOON

Creio que é assim o nome. Venamar também dá. Chega-se lá, indo até à AMORA e depois é procurar o campo da bola, e estamos na beira rio. Paisagem lindissima, dada por Deus.


Depois de tanto tempo na água ( áuga, português antigo) não se observam  maleitas graves.

É o shaping do costume. Uma lipoaspiração aqui, um bottoxzinho ali, e prontos, já está.
Passadeira vermelha com ele.



Um dos veleiros mais graciosos de Lisboa, e no dizer do JFMV, quiçá de Alcantara, tornou-se este mês também um dos mais graciosos de todo o South Bank, além da Palha.

Para os dos barcos de ferro, os zincos trabalharam bem. Talvez o da porta de leme , não demonstre, mas era  nesta direcção, que eu arriava sempre o zinco portátil; Apesar de ser no bordo oposto, a coisa deu nisto.

FRENTE RIBEIRINHA DE CACILHAS


Ou Marginal,




Ou copiado dos espanhóis, o Passeio Maritimo.
Sim, que o nosso é o passeio dos tristes.
E é cinzentinho comme il fault!
É a nossa " Rive Gauche"

segunda-feira, fevereiro 22

O HIPER CLISTER DO MAR

A União Europeia tem mais mar do que terra e possui a maior superfície marítima do mundo. Tem 1200 portos e a maior frota mercante do mundo. Cerca de 90% do comércio externo e 40% do comércio interno realizam-se por via marítima.




As regiões costeiras, que abrigam 50% da população da União Europeia, representam mais de 40% do seu produto interno bruto (PIB). A economia marítima representa cinco milhões de empregos. Cerca de 5% do PIB provém directamente das indústrias e dos serviços do sector marítimo. Esta percentagem é muito superior se forem tidas em conta as contribuições indirectas de outros sectores, como o turismo.

 
O Grande Clister
 
 
          É com enorme prazer que Portugal recebe, aqui em Lisboa, esta «Conferência Ministerial sobre uma Política Marítima para a União Europeia».
          E permitam-me que comece por sublinhar a particular sensibilidade de Portugal a este tema.
          Em primeiro lugar, pelo seu histórico e reconhecido pioneirismo marítimo.
         Em segundo lugar, pela sua posição geo-estratégica, pela excepcional extensão da sua Zona Económica Exclusiva e pela relevância estratégica das suas duas regiões ultraperiféricas.
        E, em terceiro lugar, pela responsabilidade acrescida de ter instalada na sua Capital a importante Agência Europeia de Segurança Marítima.
        Conscientes da nossa particular identidade e sensibilidade em relação ao mar, aprovámos uma Estratégia Nacional para o Mar e criámos uma Comissão Interministerial que, no quadro da estratégia europeia que estamos a definir, promoverá uma gestão integrada e sustentável da nossa política marítima no plano dos recursos económicos, do conhecimento e da inovação tecnológica, da preservação e da valorização do ecossistema e, finalmente, da segurança.

E cremos que este é o caminho a seguir pela União Europeia


Estes clisteres dão nisto. Pasmem que já apontamos o caminho á UE .
É disto que o meu povo gosta!!!!!!!

NST AMALIA



Pois é! Como o Constantino, cuja fama já vinha de muito longe. A Amalia aparece em todo o lado. O NST " stands for" North Sea Tankers.


O dia acabou assim: Ás corridas.
Não sei quem ganhou, mas seguramente vão levar porradinha de criar bicho, lá fora. Cada um tem o que merece.


PÃO PARA A BOCA

Na nossa muito árdua tarefa de alimentar os milhares de cavalos que diariamente se passeiam pelas nossas costas e rios, enfrentamos de tudo. Até o VERDE e o AZUL, este ultimo tão garrido hoje.

WESTMINSTER DREDGING MEWDWAY II


Já se disse muito sobre as dragagens. São um mal necessario. É assim como as estradas e as pontes.
Para se refazer uma estrada ( alargar, por exemplo) tem de se partir TODAS as pontes e viadutos; É uma especie de apólice contra a falta do dito; E anima tudo.....

As dragas igualam estes campeões. Tiram do meio, para por aos lados. Viva as Mafrés Vivas, e mais a Pamela!
MEDWAY II fact sheet