sexta-feira, fevereiro 22
LABRINCHA
O N/M LABRINCHA, de 377 GT e 40 ,5 metros de comprimento de sinal, foi construído em 1902 por Bornholms Maskinfabrik, Ronne, Dinamarca, como o Lugre Patacho de 3 mastros Johannes. Em 1918 recebe um motor auxiliar, e é vendido para a Finlandia, para Mariehamm. Em 1937 torna-se o Nossa senhora dos Anjos, da Mutualista e em 1952 o Labrincha, de Labrincha e Filho, Lda, Lisboa. Em 1958 passou a chamar-se S. Silvares, de Lisboa e 1967 AMISIL, da COMPONAVE, também em Lisboa.
1992 foi o ano em que foi desmantelado, ainda em Lisboa, possivelmente no Seixal. Enquanto Labrincha, transportou bacalhau salgado verde da Terra Nova para Portugal.
domingo, fevereiro 17
C'EST ÇA
sexta-feira, fevereiro 15
O NAUFRÁGIO DO VAPOR " PORTO"
Já muito se tem falado do " morrer na praia" dos nossos marinheiros, e da indignação que isso provoca.
Propositadamente não traduzi o texto abaixo, para ser fiel a interpretação que cada um irá dar.
" The Portuguese paddle steamer Porto, m/gt ??, 150hp/9,5 miles, wooden built in 1836 by Plymouth Shipyards for Empresa do Barco a Vapor, Oporto, which placed her in the mail, passenger and cargo service between Oporto and Lisbon, with eventual calls at Figueira da Foz. She was the first paddle steamer registered at Oporto, where she arrived 24/12/1836. On the 29/03/1852 wrecked in the River Douro mouth, Oporto, about 100 meters from local life-boat station, which was out of service due political disputes, with the lost of 36 passengers and 15 crewmembers, despite several pilot-boats had tried to rescue the unfortunates on board. Only 7 crewmembers were carried together with waves to the beach and saved.The image shows the wrecked steamer in the River Douro, in front the Oporto city.
A sina, o fado, o destino, será que explicam tudo???
E não se pode demiti-los??
Porquê?
A FAINA
terça-feira, fevereiro 12
O MAR QUANDO NÂO É VISTO DE TERRA 2
Não será em cruzeiro, mas nas colocações para cruzeiros, terão de andar algumas vezes mais rapidinho. Tempus fugit.
Na armada, ta,bém se levam das boas. E os navios deles são normalmente muito esbeltos de linhas, fazendo estas figuras mesmo no verão.
Com o mar assim, dormir deve ser um sonho.... Embalado
Nem sempre , não é? Há que ter em conta o cozinheiro.....
O MAR QUANDO NÂO É VISTO DE TERRA
segunda-feira, fevereiro 11
SANTA MARIA 1961
O navio SANTA MARIA , em 1961, fotografado por um avião Norte Americano.
Dia 21 de Janeiro de 1961-
Inicia-se em Curaçao, a "Operação Dulcineia", que se traduz no assalto ao "Santa Maria", rebaptizado pelos ocupantes de "Santa Liberdade". Comanda a operação Henrique Galvão, dissidente do regime, à frente de militantes do DRIL (Directório Revolucionário Ibérico de Libertação), treze portugueses, onze espanhóis e dois venezuelanos. Na acção, regista-se a morte de um oficial do navio e de dois feridos. Nos planos de Galvão figuraram ataques a Fernando Pó, possessão espanhola, e a Luanda, com o apoio de rebeldes locais.
Dia 25 de Janeiro de 1961-
Um avião norte-americano sobrevoa o "Santa Maria", indicando, pela primeira vez, a sua verdadeira posição.
quinta-feira, fevereiro 7
OS ECOS
Foi ECO DOURO, entre outras coisas...
Esta imagem vem directamente de " Navios e Navegadores", a quem eu surripiei. XIU !....
quarta-feira, fevereiro 6
FINAL DO DIA
POGORIA DE SAÍDA
segunda-feira, fevereiro 4
BLUE MOON I
A DOCA DO ESPANHOL
terça-feira, janeiro 29
SALVA VIDAS
Acredito, que ao mesmo tempo que o homem iniciou as navegações por esse mar fora, foi igualmente tratando da protecção dos seus, que ou por serem o sustento das familias ou por serem importantes. foram sempre acarinhados como o devem ser todos os que, com o seu sacrificio, vão mais além do que seria esperado.
Os homens dos salvavidas enquadram-se na categoria de heróis de todos os dias.
Esta imagem tem uns 40 nós garantidos, pelas estrias do mar. Temos visto no Verão , durante as nortadas frescas, este aspecto, ou proximo dele.
quinta-feira, janeiro 24
MADEIRA DE PAU
segunda-feira, janeiro 21
domingo, janeiro 20
ADORNADO
A 35 milhas SE do cabo START POINT, durante uma tempestade força 7 (?), a carga de madeira, no convés ( barda) tramou aqueles 21 pobres diabos. Os salva vidas foram arriados no limite, ao que consta, salvando desta forma 13 tripulantes. Os outros for resgatados por helicópteros.
Isto aconteceu a 13 deste mês. A 18 sucedeu o esperado. Afundou-se.
Esta fotografia é a Coast Guard Inglesa, que em portugual seria a Policia Maritima. Ou é.
sexta-feira, janeiro 18
A TODO O PANO
ILHAVO - AVEIRO ARMADORAS DE PESO
Sabemos da “lei mental” , tão sabiamente promulgada por D. Duarte, em 1433, depois de andar a fermentar na cabeça de El Rei D. João I; Compunha-se de seis artigos:
1º - Todas as terras , bens e herdamentos da coroa doados a quaisquer pessoas,.... fiquem sempre INTEIRAMENTE ao seu FILHO LEGITIMO VARÃO.
2º - Indivisibilidade das transmissões
3º - MASCULINIDADE das ditas, excepto por mercê do Rei, ou especial doação.
4º - O anteriormente dito, aplica-se também à transmissão de padroados de Igrejas da coroa.
5º - A mesma coisa para foros, rendas e direitos reais.
6º - Não aplicabilidade a contratos de aforamento ou emprazamento onde se guardaria a respectiva forma.
A coroa queria, reaver algumas coisitas, por questões orçamentais, e para agora , passados estes anitos, eles estarem aí para serem vendidos.
Ora esta lei tinha também o efeito de relegar as mulheres ( o mulherio, no dizer dos eclesiásticos) para um plano secundário, marginalizando-as, e corroborando a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA, que apregoava a inferioridade feminina.
Na pratica, a coisa voltava à coroa sempre que não houvesse pilas na família.
Pois, e por isso, ou apesar disso, NA MINHA TERRA, em 1550, muito anos antes da revogação desta leizeca (13 de Agosto de 1832) as mulheres, ( o mulherio, como atrás se viu) tinha um papel importantíssimo no, imagine-se, difícil mercado do armamento marítimo; Fosse por que razão fosse, sós ou em parceria com parentes machos, “elas “ detinham quase 50 % da frota Mercante e de pesca. De facto, em naus e navios de algum porte, os registos apontam para 36 navios da Marinha Mercante de comercio externo. Ora as nossas amigas são integralmente detentoras de 2 navios e 1 nau, que comerciavam pela Europa.
domingo, janeiro 13
OS MITOS
Recebi de um amigo, esta verdadeira obra de arte, onde se desmistificam uma série de questões, que nos apoquenta, mais, claro, a nós que nos preocupamos com o nosso corpinho danone.
Mas vamos a ele:
Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
Resposta: O seu coração foi feito para bater uma quantidade de vezes e só essas vezes.... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo se gasta, eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Durma!
P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.
A carne de porco pode fornecer 100% da sua cota diária recomendada de vegetais.
P: Devo reduzir o consumo de álcool?
R: De forma alguma. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!
P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!
P:Frituras são prejudiciais?
R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! !... Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?
P: Flexões ajudam a reduzir a gordura?
R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.
P: Chocolate faz mal?
R: Tá maluco? !!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!!E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo,com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melho enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão, tira gosto na outra - muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando:
VALEU !!!QUE VIAGEM!!!!!! !!!!!!vvv
segunda-feira, janeiro 7
O CRÉOLE - NAVIO MALDITO
A escuna de 3 mastros com motor auxiliar, isto é, o belo lugre CRÉOLE a cortar a linha de chegada a Lisboa na primeira Tall Ships Race, vindo de Trobay.
Foi ou é um navio azarado, e por isso está amrrado no Mediterraneo, após o seu ultimo armador ter sido assassinado a mando da ex-mulher (?).
Pertenceu igualmente ao multimilionario Stravos Niarchos. onde foi usado para ferias durante muitos anos.
sexta-feira, janeiro 4
SURF
BARRA PARA FORA
Subscrever:
Mensagens (Atom)