quarta-feira, dezembro 26
BRASIL
O Brasil, Ilha do Brasil, de São Brandão, era uma das muitas ilhas que desde o sec. IX. povoavam a imaginação dos cartógrafos da idade média, Era igualmente conhecida por Hy Brasil, e dizia-se que quando os marinheiros a descortinavam no horizonte, se afastava à medida que tentavam aproximar-se dela. Isto explicará a disparidades de localizações conhecidas, e que, de carta para carta, variavam centenas senão milhares de milhas.
Segundo a lenda terá sido descoberta por São Brandão, monge Irlandês,, cerca do ano de 565.
Brasil provém do Celta BRESS, que deu origem ao termo Inglês Bless, abençoar; Hy Brasil, é pois a TERRA ABENÇOADA.
CARAVELAS
Conhecidas há muito pelos árabes da orla mediterranica , as caravelas ajudaram a moldar o mundo como hoje se conhece. De facto, os Portugueses de então, com o génio e a arte que a necessidade aguçara, desenvolveram um pequeno mas esbelto navio, que permitia navegar contra o vento, o único meio de impulsionar os navios da época. As barcas ( barchas) de pano redondo e remadores, não permitiam viagens longas, pois a tripulação e remadores, já enchiam o navio, ao contrario das esbeltas caravelas, que disponibilizavam espaço para os “ arrumos”. Também o seu pequeno calado as tornavam únicas, para navegações de exploração. Como disse Cadamosto, as caravelas são os melhores barcos do mundo.A vela, a sua colocação e o seu tamanho, são também obra do engenho português. E talvez dos mais significativos.
Na imagem, as caravelas de Pedro Alvares Cabral, a quererem dizer que já se sabia algo sobre o Brasil. e sobre o regime dos ventos referentes a essa viagem.; Muitos panos redondos.
domingo, dezembro 23
CHAMADA GERAL
O Blue Moon, também se associa, com estas imagens fortes.
Agora é de vez:-
UM SANTO E FELIZ NATAL PARA TODOS.
sábado, dezembro 22
terça-feira, dezembro 18
JÁ VENCEMOS
BOM NATAL a todos os que me aturam. E melhor sorte .
BOM ANO.
É isto, a nossa gente; Não há crise, descasamento , ressaca ou repartição de finanças que nos tire o humor . A OESTE DA EUROPA, bem juntinho ao oceano.... como tão bem ( eu não) se cantava no liceu de Aveiro, sob a batuta afinadissima do senhor Prof. Sereno.
Estas fotografias também são de Aveiro.
Deliciem-se
segunda-feira, dezembro 17
quarta-feira, dezembro 12
O POR DO SOL EM S.JULIÃO DA BARRA HOJE 17 13 HORAS
Não é concorrencia, mas estava tão bonito, o sol, o mar....
terça-feira, dezembro 11
A BOUNTY
Em cima, a Bounty, que foi desenhada para o cartaz do filme com o mesmo nome; Este navio, ou melhor, da sua revolta, nasceu um país, quase - Pitcairn Island, perto do Tahiti - onde ainda hoje se encontram os descendentes dos seus tripulantes. Esta ilha estava cerca de 200 milhas fora da posição nas cartas da altura; Era o local ideal.
Falta acrescentar que viveram todos muito felizes, com as cachopas que tinham " arranjado" no Tahiti, até terem conseguido destilar a primeira cachaça; Aí foi o Xico dos Pipos...
Em baixo, fotografias da replica da Bounty, 33 pézes maior que a original, construída em Lunemberg, na Nova Scotia, Canada. Enverga a bandeira dos U.S.A. Mesmo assim, insistem em chamar-lhe HMS Bounty! Vá-se lá saber porquê....
O CABO MONDEGO (parte II)
Imagens inéditas, do JFMV ao leme a aproximar-se do babo Mondego. Onde se lê a preocupação no seu rosto, pelo encurtar das distancias ao malfadado cabo e pelo adensar das nuvens, a pronunciar algum aguaceirito de vento.
Só a grande pericia desta equipagem permitiu esta passagem. Cabo Mondego para ré do través.
BOOOAAA!!!!
segunda-feira, dezembro 10
O QUARTO EM CIMA
sexta-feira, dezembro 7
CAIXINHA DAS ALMAS
quinta-feira, dezembro 6
BARRA DO RIO DOURO
quarta-feira, dezembro 5
RIO DOURO
terça-feira, dezembro 4
Ganhámos uma operadora nova: A Fónix! É claro que não a escrevem assim, como eu, mas é assim que a vamos começar a chamar.
Perdeu-se" O "termo que no léxico cultural do povo, indicava o espanto, a dor, a surpresa; Ganhou-se uma operadora de telefone, ainda que virtual.
Bom , só nos resta o FOSGA-SE, que decerto vai subir aos primeirissimos lugares das preferencias , a julgar pela pesada vulgarização que o termo anterior vai sofrer.
segunda-feira, dezembro 3
MAIS MAR
sábado, dezembro 1
AVISTAMENTO
Quando dois navios à vela se aproximam um do outro, com risco de abalroamento, um deles deve afastar-se do caminho do outro da seguinte forma:
1.- Quando os navios recebem o vento por bordos diferentes, o que receber o vento por BB deve ceder passagem ao outro.
2.- Quando os dois navios recebem o vento pelo mesmo bordo, o que estiver a barlavento deve desviar-se do que estiver a sotavento.
3.- Quando um navio, que recebe o vento por BB avista um navio , por barlavento, e não consegue determinar com segurança por que bordo este está amurado, deve desviar-se do caminho do outro.
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