quarta-feira, dezembro 26

CARAVELAS

Conhecidas há muito pelos árabes da orla mediterranica , as caravelas ajudaram a moldar o mundo como hoje se conhece. De facto, os Portugueses de então, com o génio e a arte que a necessidade aguçara, desenvolveram um pequeno mas esbelto navio, que permitia navegar contra o vento, o único meio de impulsionar os navios da época. As barcas ( barchas) de pano redondo e remadores, não permitiam viagens longas, pois a tripulação e remadores, já enchiam o navio, ao contrario das esbeltas caravelas, que disponibilizavam espaço para os “ arrumos”. Também o seu pequeno calado as tornavam únicas, para navegações de exploração. Como disse Cadamosto, as caravelas são os melhores barcos do mundo.A vela, a sua colocação e o seu tamanho, são também obra do engenho português. E talvez dos mais significativos.
Na imagem, as caravelas de Pedro Alvares Cabral, a quererem dizer que já se sabia algo sobre o Brasil. e sobre o regime dos ventos referentes a essa viagem.; Muitos panos redondos.

1 comentário:

garina do mar disse...

parece-me a mim que só uma é que é caravela!! as outras serão naus...

o que era normal porque as naus apesarem de não andarem "contra o vento" tinham uma capacidade de carga bastante maior... pros mantimentos!! e depois pros "ouros"
;)