Antes de se passar a retenida - mensageira do enorme cabo e correntes, que vão servir para o reboque.
Antes de se passar a retenida - mensageira do enorme cabo e correntes, que vão servir para o reboque.

Aqui fizemos notar ao Jaime que o capacete tinha caído, e não fosse algum avião(??) cair-lhe em cima, era melhor colocá-lo de novo.

Estes navios são visitas frequentes nos portos da Europa. Lisboa, apesar de não estar na Europa dos Portos, também o recebe.

As duas imagens ilustram as condições " bem musculadas" em que o barquinho(??) navegava,
Mas deva para ver que tinha menos balanço que nosotros, que andavamos constantemente na bailação.
Fotografia surripiada a João Fernandes, do blog SHIPS PHOTOS MAGAZINE.
Aqui, o rebocador a navegar embandeirado, no rio Tejo, com Alcantara e a Ponte sobre Tejo , ao fundo.
Nome - SVITZER LEIXÕES
Número IMO - 8000848
Número Oficial - LX-33-RC
Bandeira - Portugal
Porto de Registo - Lisboa
Sinal de Chamada - CSXW6
Ano de Construção - 1981 Construtor - Tille Scheepsbouw BV - Kootsterltille
Arqueação Bruta - 255 t
Comprimento fora a fora - 28,81 m
Comprimento entre perpendiculares - 27,01 m
Boca - 9,63 m
Pontal - 3,65 m
Calado - 4,68 m
Máquina Principal - 2 x Motores Bolnes 8DNL 150/600 de 8 cilindros Potência - 2400 BHP Velocidade máxima - XX Força de Tracção - 40 t.m
História - NV Reederij v/h Gebroeders Goedkoop "GRONINGEN" [1980-1987], Willem Muller Nederland BV
"GRONINGEN" [1987-1990], NV reederij v/h Gebroeders Goedkoop [1990-1999], Phildeco "GRONINGEN" [1999-2000], Svitzer Amsterdam "GRONINGEN" [2000-2005],
"SVITZER LEIXÕES" [2005- à data ]
O verdadeiro menino do Rio....
Bom, nós por cá, também fizemos das nossas, e a Portaria 1366/2006 de Dezembro, é o culminar, penso eu, deste processo de primeiro criar e depois afastar os denominados esquemas de separação de tráfego. A titulo de exemplo, o E.S.T ( esquema de separação de tráfego) da Roca, que em 1968 estava a 5 milha da costa, em 79 passou para 9 milhas, e em 2005 distanciou-se para as 14 milhas, estando hoje próximo dos Açores.
Talvez o caso mais bicudo tenha sido o cabo de S. Vicente que em 68 esteve somente a 1 milha da Costa.
Ironico, o facto de o Centro Coordenador de FALMOUTH, ter enviado como ajuda, um navio tanque carregdo com 113.000 tons, de petroleo, a quem mandou alterar o seu rumo por forma a prestar o tão desejado auxilio.
É o dia do " ILHAVENSE". Chegou hoje mais um jornal " lá da terra".
Só os expatriados sabem a que me refiro. Não são as saudades a carregar, que essas matam-se bem. É mais!
Bom, mas o meu proposito hoje não é falar " lá da terra", mas antes comentar um facto que me deixou - ainda estou - de boca à banda!
Então não é que, portugueses de gema, naturais da terra que porventura mais pescadores deu ao mundo ( bela tirada!!!!), para ilustrarem a pesca têm de recorrer a fotografias estrangeiras??!!
No caso pescadores noruegueses, creio....
É este parte do resultado das politicas dos varios (des)governos que nos têm calhado....
Hoje recorre-se aos noruegueses para falar de pesca; Amanhã, recorreremos com certeza aos espanhóis para falar da agricultura, aos gregos para falar industrialização, e sei lá, recorreremos ao foro interno para ilustrar o desemprego e a subsidiziação.... ( é assim que se diz??).
O mau tempo, terá feito das suas.
Ainda é visivel o que restou da carga do convés.
Os ingleses apanharam muitos caixotes. E naõ só
Em tempos mostrei aqui parte da carga do navio, que se perdeu próximo da costa na U.K. ( costa SW).
Hoje passei pela BBC ( site, não o que lhe veio à cabeça, até pelo atrasado da hora) e dei de caras com estas fotografias que relatam parte do final do navio grego.
Lembram-se do vídeo do youtube, onde havia um choque de um navio com uma ponte??
Pois aqui está mais uma “achega” para a historia: o relato viva voz, se é que se pode dizer….
Não traduzi, para não se perder o cheiro…..
“……
When the vessel was approximately halfway under the bridge, the third officer observed that the bridge signal lights were solid red and the lift span was descending. At 2053, the master sounded a few blasts on the ship’s whistle. The master, without identifying himself or the bridge in question, called the TCC on VHF channel 14 about the lowering of the bridge. The master quickly stopped the engines and ordered an evacuation of the wheelhouse. The master and third officer left the wheelhouse by the starboard navigation bridge wing. As they proceeded down the external bridge access ladder, the span of the bridge struck the vessel in way of the wheelhouse front windows, subsequently destroying the vessel’s wheelhouse and funnel.
The wheelsman remained at his station in the wheelhouse and lay down on the deck as the bridge span passed overhead. He freed himself from the debris and descended by the deckhouse stairwell .ALIVEali
……”ve
Momento em que uma mala “ carregadinha de dinheiro” é atirada, de pára-quedas, de um pequeno avião , no convés do navio “ Sirius Star” apresado cerca de 7 semanas, pelos piratas na Somália.
Calcula-se em 3 milhões de US$ , o valor pago.
Esta é uma das razões da existência de piratas.
As outras são o dinheiro, depois o dinheiro e em terceiro lugar o dinheiro.