Blog da Barcoleta BLUE MOON I, dos seus acontecimentos e da sua tripulação;Também vai servir de Repositório Nacional do Receituário Culinário Embarcado , RNRCE, com a colaboração de todos , espera-se .
Registado nos FRENCH ANTARCTIC TERRITORY, apesar de ostentar o nome do porto de registo Marselha à popa tourada. Bandeira de conveniencia, suponho, depois " alugado" .
Transporte de produtos quimicos, talvez construção Chinesa ou Coreana, em Junho de 1992; De 4 864 tons de deslocamento.
O seu indicativo de chamada é o FNDZ, e o numero IMO o 9007104.
Sabiam que uma das freguesias de sintra tem 100.000 almas??
Tem , de longe, o pior ordenamento do país.
Não fora isso, poderia rivalizar com Ilhavo, a Grande, às segundas feiras, talvez....
Esta coelhina, saído das páginas de um PLAYBOY esquecido no lixo, em amena sessão de ginastica matinal.
O mau tempo, porque este friozinho vai cá estar até Terça Feira. Depois vamos ter uma subida ENOOOORRRRME na temperatura. Já não é sem tempo.
Bom fim de semana
Hoje de manhã, já dava para perceber a volta do vento. Do Sul, veio para o Norte, fazendo a volta normal, pelo OESTE querendo dizer que vai melhorar o tempo. Quando tirei estas fotografias, o vento ainda soprava de WNW, por aí. Daí o contraste entre as proas da barcoleta e dos navios.
Largou a poita ou largou a amarra designam ambos o acto de fundear. Deram depois origem a outras interpretações, mas são parte do léxico maritimo que se tem perdido, ou talvez dispersado, mas que urge reconstituir. Na marinha mercante, e cada vez mais, se nota menos este falar. Ao contrario das pequenas embarcações, recreio, onde se exibe com orgulho, o conhecimento dos termos náuticos...
Já deverá ter deixado correr as duas quarteladas do descanso....
Aqui está o dia até às 7 ( 1900LT). A frente terá passado pelas 1600. Se a subida for assim como foi a descida, teremos tempo equivalente. Chato e ventoso. Ma non troppo.
O vento refrescava, o que devia dar um soninho ( e uma fome!!!) dos diabos. O paquete da direita, esteve em Lisboa algum tempo, creio que com dois tripulantes. Já não é novo, o veleiro...
Devem estar à espera de uma quadra de bom tempo, ou de uma janela meteo, como agora se diz. (ipra!!!).
RANCHO, que era o lugar onde se comia, se dormia mas também se jogava, se remendava alguma roupa ou algum estropo mais necessitado. Dos beliches, saía-se para a mesa. Com um simples passo, tal a pequenez do local.
No castelo da proa, onde se sentia bem o balanço e o caturrar...
Mesmo com bom tempo, as condições de navegação eram penosas; Para todos.
Aqui o navio ainda mostra o triangulo no mastro de mezena, uma vez que a vela de mezena , maior, a "bruta" nos seus dizeres, tinha uma area de pano muitissimo maior, e devia dar muito trabalho a mudar.
O embarque de mares era constante, fazendo com que o simples caminhar no convés, se trnsformasse num autentico calvário.
O pescador, na primeira fotografia, já com o seu bote bem ajeitadinho, vai alando mais uma vez, na esperança de pescar sempre mais e melhor. O pescadoranhava pelo pescado: Mais peixe, mais dinheiro.
Aqui já se garfa o peixe para bordo do navio, tarefa nada simples ,mas sempre executada com galhardia pelos homens.
E como em tudo na vida, não há magias, ( só as nossas, claro!!) , esta escuna canadiana ombreava com os nossos lugres , em beleza e maneirices de pesca. Parente do BLUE NOSE.
Aqui a navegar no porto de St John's, ou S. João da Terra Nova, que devia ser o seu nome.
A iniciar a viagem de retorno para Ilhavo, a Grande.
Navio sobrecarregado, vai aliviando com o esgotar da salmoura dos porões. Os Capitães não eram loucos, mas gostavam da adrenalina, à falta de melhor, na época....
Eram Homens à parte, os que viviam esta vida. Todo o nosso respeito ainda é pouco.
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