sábado, abril 5

UMA REFEIÇÂO

Momento da refeição, a bordo do ARGUS. Deverá estar atracado, pois não vejo a sacrossanta da grade colocada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com três dos então mais afamados capitães do bacalhau - a partir da esquerda: cap. Adolfo Paião (Argus), cap.Sílvio Ramalheira (Elisabeth) e cap.Francisco Paião, o Almeida (Creoula) - juntos, acompanhados, entre outros, do cap. João Matias (então Imediato do Argus), todos janotas e sem "réguas de balanço", só poderia mesmo ser com o Argus em porto. E é, digo eu!

Esta foto é de Alan Villiers e foi tirada em St John's em 1950, durante o seu embarque no Argus na campanha daquele ano. Muito certamente Alan Villiers deixou o seu lugar -de "honra", à direita do capitão Adolfo que presidia na cabeça da mesa - para tirar a foto.

E como não estava lá para ver, de onde vem todo este "suponhamos"? Do famoso livro "A campanha do Argus", com referências à edição inglesa postadas em 3 e 4 deste mês e de onde terá sido retirada a dita foto. Pois na reedição portuguesa do livro efectuada em 2005 pelo Museu Marítimo de Ílhavo,lá se pode ver, a páginas 109, uma outra foto deste repasto, tirada no seu início.

E para "completar o raciocínio", a págjnas 108 da dita reedição pode-se ler o que Alan Villiers escreveu: (em St John's)"O nosso grupo específico de amigos - os capitães do Creoula, do Aviz e do Elisabeth - vinha frequentemente a bordo, sempre para comer pelo menos uma das principais refeições. O capitão Adolfo tinha sempre uma boa mesa e o cozinheiro do Argus era excelente."

That's all folks...