segunda-feira, abril 7

O RANCHO

RANCHO, que era o lugar onde se comia, se dormia mas também se jogava, se remendava alguma roupa ou algum estropo mais necessitado. Dos beliches, saía-se para a mesa. Com um simples passo, tal a pequenez do local.
No castelo da proa, onde se sentia bem o balanço e o caturrar...

sábado, abril 5

DE REGRESSO

Mesmo com bom tempo, as condições de navegação eram penosas; Para todos.
Aqui o navio ainda mostra o triangulo no mastro de mezena, uma vez que a vela de mezena , maior, a "bruta" nos seus dizeres, tinha uma area de pano muitissimo maior, e devia dar muito trabalho a mudar.
O embarque de mares era constante, fazendo com que o simples caminhar no convés, se trnsformasse num autentico calvário.

UMA REFEIÇÂO

Momento da refeição, a bordo do ARGUS. Deverá estar atracado, pois não vejo a sacrossanta da grade colocada.

A PESCA DO BACALHAU EM DUAS IMAGENS

O pescador, na primeira fotografia, já com o seu bote bem ajeitadinho, vai alando mais uma vez, na esperança de pescar sempre mais e melhor. O pescadoranhava pelo pescado: Mais peixe, mais dinheiro.
Aqui já se garfa o peixe para bordo do navio, tarefa nada simples ,mas sempre executada com galhardia pelos homens.

ESCUNA CANADIANA

E como em tudo na vida, não há magias, ( só as nossas, claro!!) , esta escuna canadiana ombreava com os nossos lugres , em beleza e maneirices de pesca. Parente do BLUE NOSE. Aqui a navegar no porto de St John's, ou S. João da Terra Nova, que devia ser o seu nome.

ELIZABETH

A iniciar a viagem de retorno para Ilhavo, a Grande.
Navio sobrecarregado, vai aliviando com o esgotar da salmoura dos porões. Os Capitães não eram loucos, mas gostavam da adrenalina, à falta de melhor, na época....
Eram Homens à parte, os que viviam esta vida. Todo o nosso respeito ainda é pouco.

sexta-feira, março 28

A CHEGAR AO ENFIAMENTO

Vai ajeitadinho.

JA A 090

Já se virou para leste. A frota do polvo é que é uma gaita. Por isso, eles vão por aí às gaitadas, a afugentá-los.
Há poucos dias, li num jornal de Lisboa que, só em parte de uma manhã, a Policia Maritima ( a futura Coast Guard, lembrem-se!!!!), apreendeu 750 KGS de POLVO fresco. Imagine-se o pescar desta malta!

quinta-feira, março 27

OS FO-LANG-KI

Nem sempre Portugal teve gente como a que temos agora, nas ultimas décadas, a governar; Se calhar sabia-se escolher melhor, e, de facto, há períodos na nossa historia, que nos deslumbram, pela capacidade e engenho dos nossos. Veja –se, exemplo, o que aconteceu à nossa armada comandada por Fernão Peres em 1517, aquando da chegada à China, e o espanto dos nossos ao reparar que a sua fama os tinha precedido. De facto, , os chineses comentavam que os FO-LANG-KI, nome dado a todos os Ocidentais a oeste da Roménia actual, e que se poderá traduzir segundo alguns autores por “ FRANCOS”, eram cruéis e astutos. As suas armas são superiores às dos outros estrangeiros. O estrondo dos seus canhões fez estremecer a terra ( Cantão); São extremamente perigosos devido à sua artilharia e à sua capacidade. Nenhuma arma suplanta as dos Portugueses. Pensa-se que é a partir desta data que as armas de artilharia , ganham o nome dado aos povos que as trouxeram, ou seja Fo-Lang-Ki. Na Imagem, um navio ocidental, com parte do armamento descarregado e armazenado em terra, tal o terror que os Chineses tinham dos povos ocidentais ( Portugueses primeiro) e da sua artilharia. Talvez seja ainda de referir que Portugal e os Portugueses de então , cerca de 1450 a 1500, foram os primeiros povos a adoptar a montagem das peças de artilharia em navios pequenos e de fácil manobra ( caravelas claro) , muito baixas, próximo do lume de água, facto que fazia com que ao disparar, os prejuízos e danos nas outras embarcações fossem enormes e normalmente factor de perda do navio.

terça-feira, março 25

VOLTA REDONDA

Quem poderia ter esta graça? Sem ser engraçado.
É palhabote
Deslocamento: 76 t
Comprimento total (gurupés e retranca): 28.3 m
Comprimento do casco: 22.6 m
Boca: 4.85 m
Calado: 2.85 m
Altura do mastro: 20.25 m
Área vélica: 304 m2
Velocidade: 9.5 nós
Autonomia: 1200 milhas Foi baptizado " POLAR" e desde 1985 que anda por aí. BONITO! o N.E. Polar

segunda-feira, março 24

ENFIAMENTO

Provavelmente sem piloto. A meu ver , muito errado.

A SAIR

Airosão. É um navio. Bonito
O homem do peixe deve ter pensado que com um navio daqueles, estaria a pescar nas caríbas, não era???
Já deve ter falado com o VTS a avisar da sua saída.
Adeus.....

AGUARDAR ORDENS

Umas vezes, são os tempos que são grandes e obrigam os navios a aguardar melhores dias. Ou até pela natureza das cargas.
Outras , espera-se um frete melhor, e então há este " frete" , que é aguardar ordens. Para mim , dava para por muita coisa em dia. Até as noites....

quarta-feira, março 19

SIGA A MARINHA -2

20 de Janeiro - Rebocador não identificado, virou-se durante as operações de “ empurrar” a barca NORSUL 12 , no porto de S. Francisco do Sul, Estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Os 12 tripulantes e o piloto embarcado foram salvos. 28 de Janeiro - Navio de carga Gerda Vesta, com 10 tripulantes, encalhou na costa de Epanomi, próximo de Salónica, Grécia. Não houve feridos. 29 de Janeiro – Navio de carga russo M/V Volga 4004 (IMO 8720216), sofreu um “ black out “ durante a travessia do canal de Kiel, em Kudensee. Entupiu o canal para o resto do dia. Foi posteriormente rebocado para Brunsbuettel a fim de ser reparado. 29 de Janeiro - Navio Ro-Ro Holandês, de 28.000 tons gross, e 295 metros de comprimento, Trica, abalroou violentamente o navio de carga Cleopatra, no canal de Kiel Os 2 navios ficaram detidos em Brunsbuettel. 30 de Janeiro - Navio de pesca F/V 102 Soyang, de 136 tons , virou-se e afundou-se devido ao mau tempo, 40 milhas ao SW de MARA , Coreia do Sul. 3 pescadores foram salvos, mas estão desaparecidos ainda 10. 30 de Janeiro – Barca de abastecimento da Marinha Peruana, BAP Supe, carregada de crude e com 17 tripulantes embarcados, explodiu e afundou-se em ZORRITOS , Norte do Peru. Todos os tripulantes feridos e hospitalizados. 30 de Janeiro – Navio tanque de 115 metros Jinyuanyou 9, embateu no navio de carga Jintaishun que se afundou de imediato, no delta do rio Yangtze,. Somente 1 dos 17 tripulantes que se acreditavam a bordo se salvou. Foram recuperados 15 corpos. As causas do incidente ainda não são conhecidas. Capitão preso, por via das duvidas. 31 de Janeiro – Rebocador de 15 m Check-Mate III, ao rebocar um ferry, embarcou mar e afundou-se na costa Este da Terra Nova Os dois tripulantes não sobreviveram. 31 de Janeiro - Navio Rol on Rol off Riverdance, encalhou próximo de Blackpool. Mar de Irlanda, devido ao mau tempo. É relatada uma FREAK WAVE. Depois de encalhar. O navio adornou 60 graus. 23 passageiros e tripulantes foram salvos. Por helicópteros. 1 de Fevereiro – Navio Indiano de transporte de tropas , INS Jalashwa, o antigo USS Trenton, e que tinha sido comprado aos U.S. A. no ano de 2007, sofreu uma fuga de gás e matou 5 soldados durante um exercício na Baía de Bengala. 1 de Fevereiro – Navio de carga indiano , Siddnath , com 17 tripulantes nacionais, com uma carga de arroz proveniente dos Emiratos Árabes Unidos para o Iraque, voltou-se durante uma forte tempestade, próximo da costa do Bahrain. A tripulação conseguiu fugir no salva-vidas e foi posteriormente salva por helicópteros. 1 de Fevereiro – Navio tanque ( aguas interiores) de 110 metros de comprimento, Eiltank 123, encalhou no Rio Reno. Navio foi aliviado e reparado no porto de Karlsruhe, onde também lhe retiraram o resto da carga. 1 de Fevereiro - Arrastão Spinningdale, com 14 tripulantes, encalhou devido ao mau tempo que se fazia sentir, na ilha de HIRTA, St. Kilda, Escócia. Todos os tripulantes, que devido ao estado do mar , se viram impossibilitados de arriar os meios de salvamento, foram salvos por helicópteros. 1 de Fevereiro – Navio de carga Capadocia (IMO 8511938), das Antilhas Holandesas, com 73 metros de comprimento, embateu e encalhou no molhe da entrada do porto de Rijeka, Croacia. Apesar das avarias serem consideráveis, o navio voltou a flutuar pelos próprios meios, no mesmo dia. O capitão , ao ser testado pelo consumo de álcool, deu positivo. Desconhece-se a nacionalidade. 2 de Fevereiro – Navio heavy lift ZEN HUA 10, de 1981, encalhou no Hoek van Holland, Maasvlakte, com vaga de 8 metros. A Tripulação – 33 – permaneceu a bordo. Não houve feridos. 2 de Fevereiro – Navio de carga refrigerada, Horncliff, de 12,887 tons, embarcou mar e perdeu 60 contentores de 40 pés, a WSW das Ilhas Scilly. O navio encontra-se em Falmouth, onde a peritagem encontrou um rombo com 46 metros no costado. Capitão seriamente ferido. & triplulante helitransportados e hospitalizados. 2 de Fevereiro – Embarcação SUN SEEKER, de 60 pés, em charter, embarcou mar e afundou-se de Imediato, próximo de treasure Island, Florida, Usa. 12 Pessoas a bordo salvas por uma outra embarcação, nas proximidades por puro acaso. A Coast Guard também foi chamada. 2 de Fevereiro – Navio de pesca Paerangi , de 2003, incendiou-se em Bremerhaven. O navio estava a ser “jumboizado”. 2 feridos hospitalizados . 2 de Fevereiro - Ferry da Scandlines Schleswig Holstein , com 142 metros de comprimento, embateu no cais em FREDERICIA, Dinamarca, abrindo um rombo de 7 metros com 25 cm de largo, pelo que adornou para o cais. Pessoal de terra conseguiu evitar que o navio se afundasse. 2 de Fevereiro - Navio Ro Ro Holandês, Kraftca (IMO 9307360),205 metros de comprimento, 640 TEU e 28.289 GT, colidiu com uma eclusa em Brunsbuettel, à entrada do Canal de Kiel, causando avarias na eclusa. Não houve feridos. 4 de Fevereiro - Arrastão de 28 m Harvester PD 98 fez da quilha portaló no estaleiro de Karstensen’s Shipyard no porto de Skagen , na Dinamarca. Os 3 funcionários a trabalhar na altura no arrastão, não ganharam para o susto e foram salvos por um rebocador que passava próximo. 4 de Fevereiro - Navio de carga de 600 tons , não identificado, da Coreia do Sul , afundou-se depois de colidir com um rebocador de 270 tons na costa Oeste da Coreia. Dois tripulantes mortos e um terceiro desaparecido.. Salvaram-se os outros 3 tripulantes ( 50 %) 6 de Fevereiro - O ferry Ro-Ro Turco Und Adriatik (IMO 9215488), de Istambul para Trieste, com 9 passageiros e 22 tripulantes, incendiou-se próximo das águas territoriais da Croácia, 13 milhas a Oeste de Rovinj. Todos os tripulantes e passageiros foram salvos pelo ferry Grego Ikarus Palace. Não é , nem pretende ser exaustivo ,tão pouco quer demonstrar o que não é demonstrável. É somente constatar como vai o ano. Tenho mais umas dezenas muito largas de acidente. Outros terão ainda mais. Siga a Marinha

terça-feira, março 18

SIGA A MARINHA

Tem sido recorrente, neste blog, as fotografias de alguns contentores “ao dependurão”, tipo tem que não te tens ou cai não cai borda fora; Porque os outros, que já foram borda fora e ficam a fazer avarias durante muitos e muitos dias, não reza a historia ; Dependendo das cargas que transportam claro . Ora era de prever que as seguradoras, em primeiro e possivelmente único lugar, tomassem uma posição face ao descalabro que tem sido este transporte por mar. Sabemos que a certificação de marítimos, a todos os níveis, deixa a desejar. Sabemos que a falta de vocação para o mar, não é só nacional ( apesar de os outros países deterem tonelagem própria,importante, a navegar) e que o recurso a outros países, muitas vezes sem tradição de mar, é a única forma de colmatar a enorme falta de pessoal qualificado. Como exemplo, temos a Filipinolândia que não tem capacidade de fornecer mais oficiais e marinheiros para as marinhas mercantes mundiais; Já não dá , sequer, para a prata da casa. Se , a este panorama juntarmos a mistura de nacionalidades dentro de um mesmo navio, temos o “ caldinho” pronto a ser servido; Calcula-se que mundialmente, 85% - 95% dos marinheiros, trabalhem em navios com tripulações multinacionais, com os inconvenientes que daí advém, sendo que a língua, ou a falta de uma, não é de menosprezar. Mas até hoje, este tema tem sido mais ou menos tabu, quer dizer, não se fala, não se questiona, tem-se medo de ser politicamente incorrecto, ou até bem pior, racista. Mas sabe-se que as distancias culturais, pegadas à língua, podem afectar decisivamente a eficiência dos navios, e não será com políticas de toca e foge que as administrações chegam lá. Felizmente, que a nossa nem sabe do que estamos a falar; Valha-nos isso. Mas, em contrapartida, lá por fora, as organizações e seguradoras questionam-se com o aumento de acidentes, e tentam deter de alguma forma a crescente sensação de impotência, que vemos a crescer. No transporte de contentores, o p&I North of England Club chegou à conclusão que dos mais de 16 milhões de dólares de reclamações que deram entrada, somente duas diziam respeito a perda de contentores, mas mesmo assim, perfaziam 30 % do total. O resto, e é muito, deve-se acidentes “” menores” resultantes:
- Má ou deficiente estiva dos contentores, deixando fiadas por pear, não cumprindo com o estabelecido pelos manuais dos navios, nesta matéria.
- Falha dos sistemas automáticos de fecho dos contentores. Manutenção deficiente.
- Valores de carga ( peso) dos contentores mal manifestados. Há um caso em Angola que uma grua virou para dentro do navio, ao descarregar um 40 pés de 36 tons, que se veio a verificar serem mais de 50.
- Deficiente interpretação dos boletins meteo, e igualmente deficiente navegação em caso de mau tempo. Quer isto dizer que já há poucos marinheiros; Particularmente grave, esta constatação, sabendo nós da pressão que os capitães têm, quer nas datas de chegada a porto, , quer nas de saida, a fim de cumprir os contratos ,não deixando que uma força 8 qualquer o impeça de navegar. Ainda muito recente , o exemplo do “ Horncliff ”, navio refrigerado, propriedade da PLUTO Shipping Company ( essa mesmo,do filho da Pluta) , este Fevereiro:
- A navegar da Costa Rica para a Europa, perdeu 60 contentores de 40 pés, a 200 milhas WSW das Scilly Isles. É um navio de 1992, de 12.887 tons de arqueação e bandeira da Libéria, com um comandante da Lituânia, que por acaso teve de ser evacuado por helicóptero, com fractura da coluna, depois de percorrer , num só segundo, toda a largura da ponte.Com o Cmdt. Foram evacuadas mais 6 pessoas.Eventualmente, poderia , em tempo, ter evitado o temporal.

segunda-feira, março 17

O ARTEMIS

Cabo de reboque estabelecido
A abrir o canal por onde deverá sair o navio O porto é para aquele lado, parece dizer.....
Dia de S. Navio
Dá uns fins de semana óptimos, ir passear e ver o navio.
Construido em 2003, como navio de carga geral, IMO 9278337 , foi-lhe dado o nome de ARTEMIS. Desloca 3.850 toneladas e tem uma arqueação bruta de 2.545 tons. Destina-se a navegar nas costas Inglesas e todo o Norte da Europa. O que inclui a bacia Mediterranica.
No dia 11 de Março, devido aos fortes ventos que nessa noite se fez sentir, deu à costa com tudo o que tinha, e que não foi pouco. Les Sables d'Olonne, região repentinamente enriquecida com este troféu de Neptuno.
Foram feitas 3 tentativas para o remover , sem resultados. Na tarde de 12 de MArço, durante a terceira tentativa, conseguiu-se rodar o navio cerca de 40 graus, mas a seguir o cabo de reboque partiu.
Não há certezas quanto ao desenrolar do salvamento, mas não há águas vivas tão cedo. Só ABRIL, lá pelos oito.
A tripulação foi pelo seu pé ( literalmente) para casa.Estranhamente, os nossos media não dedicaram muito esforço a este caso. Será do Menezes, ou excesso de broncas por cá?
As fotografias, claro , são das netes.....

sábado, março 15

O FALCÃO D'ALBARRAQUE

Agora de manhã, ha muito pouco tempo.
Só tardiamente descobri que eram dois. Creio que um matou no solo para o outro vir recolher. Depois foram os dois para a serra.

sexta-feira, março 14

ALERTA TINTO

Mais um exemplo de uma embarcação em ALERTA TINTO. Só quando se acabar é que saio daqui, diz o skipper desta nave.