terça-feira, janeiro 29

SALVA VIDAS

Acredito, que ao mesmo tempo que o homem iniciou as navegações por esse mar fora, foi igualmente tratando da protecção dos seus, que ou por serem o sustento das familias ou por serem importantes. foram sempre acarinhados como o devem ser todos os que, com o seu sacrificio, vão mais além do que seria esperado.
Os homens dos salvavidas enquadram-se na categoria de heróis de todos os dias.
Esta imagem tem uns 40 nós garantidos, pelas estrias do mar. Temos visto no Verão , durante as nortadas frescas, este aspecto, ou proximo dele.
Li ou ouvi há poucos dias, que um salva vidas lá para cima, não saiu para ajudar um tripulante doente, porque não tinham tripulação. E NÃO SAIRAM .
FÓNIX, FÓNIX, FÓNIX.

quinta-feira, janeiro 24

MADEIRA DE PAU

A carga do ICE PRINCE, desaparecido nos Western Approaches, ali para os lados de Valongo, mas mais acima.

segunda-feira, janeiro 21

U.S. Coast Guard 47-ft Motor Life Boat 12/04/07 Morro Bay

Foi assim com este titulo que me chegou este pacote de imagens. Lindissimas, pela espectacularidade, só comparável ao temivel Mar da Palha, da gesta dos homens de riba mar, lá para os lados de VFdX. Veio do Rui Pinto.

domingo, janeiro 20

ADORNADO

Má ou deficiente estiva, como diria o nosso AVEROMAR.
A 35 milhas SE do cabo START POINT, durante uma tempestade força 7 (?), a carga de madeira, no convés ( barda) tramou aqueles 21 pobres diabos. Os salva vidas foram arriados no limite, ao que consta, salvando desta forma 13 tripulantes. Os outros for resgatados por helicópteros.
Isto aconteceu a 13 deste mês. A 18 sucedeu o esperado. Afundou-se.
Esta fotografia é a Coast Guard Inglesa, que em portugual seria a Policia Maritima. Ou é.

sexta-feira, janeiro 18

A TODO O PANO

Julgava-a perdida. Mas não, apareceu ao procurar outra coisa, por detrás de outras fotografias que não ligam com o mar e navios. Já cá está. Não ha outra.

ILHAVO - AVEIRO ARMADORAS DE PESO

Sabemos da “lei mental” , tão sabiamente promulgada por D. Duarte, em 1433, depois de andar a fermentar na cabeça de El Rei D. João I; Compunha-se de seis artigos: 1º - Todas as terras , bens e herdamentos da coroa doados a quaisquer pessoas,.... fiquem sempre INTEIRAMENTE ao seu FILHO LEGITIMO VARÃO. 2º - Indivisibilidade das transmissões 3º - MASCULINIDADE das ditas, excepto por mercê do Rei, ou especial doação. 4º - O anteriormente dito, aplica-se também à transmissão de padroados de Igrejas da coroa. 5º - A mesma coisa para foros, rendas e direitos reais. 6º - Não aplicabilidade a contratos de aforamento ou emprazamento onde se guardaria a respectiva forma. A coroa queria, reaver algumas coisitas, por questões orçamentais, e para agora , passados estes anitos, eles estarem aí para serem vendidos. Ora esta lei tinha também o efeito de relegar as mulheres ( o mulherio, no dizer dos eclesiásticos) para um plano secundário, marginalizando-as, e corroborando a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA, que apregoava a inferioridade feminina. Na pratica, a coisa voltava à coroa sempre que não houvesse pilas na família. Pois, e por isso, ou apesar disso, NA MINHA TERRA, em 1550, muito anos antes da revogação desta leizeca (13 de Agosto de 1832) as mulheres, ( o mulherio, como atrás se viu) tinha um papel importantíssimo no, imagine-se, difícil mercado do armamento marítimo; Fosse por que razão fosse, sós ou em parceria com parentes machos, “elas “ detinham quase 50 % da frota Mercante e de pesca. De facto, em naus e navios de algum porte, os registos apontam para 36 navios da Marinha Mercante de comercio externo. Ora as nossas amigas são integralmente detentoras de 2 navios e 1 nau, que comerciavam pela Europa.

domingo, janeiro 13

OS MITOS

Recebi de um amigo, esta verdadeira obra de arte, onde se desmistificam uma série de questões, que nos apoquenta, mais, claro, a nós que nos preocupamos com o nosso corpinho danone.
Mas vamos a ele:
Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
Resposta: O seu coração foi feito para bater uma quantidade de vezes e só essas vezes.... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo se gasta, eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Durma!
P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais? R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.
A carne de porco pode fornecer 100% da sua cota diária recomendada de vegetais.
P: Devo reduzir o consumo de álcool?
R: De forma alguma. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!
P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!
P:Frituras são prejudiciais?
R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! !... Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?
P: Flexões ajudam a reduzir a gordura?
R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.
P: Chocolate faz mal?
R: Tá maluco? !!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!!E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo,com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melho enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão, tira gosto na outra - muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando: VALEU !!!QUE VIAGEM!!!!!! !!!!!!vvv

segunda-feira, janeiro 7

O CRÉOLE - NAVIO MALDITO

A escuna de 3 mastros com motor auxiliar, isto é, o belo lugre CRÉOLE a cortar a linha de chegada a Lisboa na primeira Tall Ships Race, vindo de Trobay. Foi ou é um navio azarado, e por isso está amrrado no Mediterraneo, após o seu ultimo armador ter sido assassinado a mando da ex-mulher (?). Pertenceu igualmente ao multimilionario Stravos Niarchos. onde foi usado para ferias durante muitos anos.

PÉROLAS

Imagem do Rio Douro. Barcas Arcelina, Venturosa e Oliveira. Mais elegantes não haverá.

sexta-feira, janeiro 4

SURF

O mar é sempre bonito; Mesmo quando intimida, o que não é o caso. Lá em Ilhavo diz-se que o mar é bonito, muito, se visto de terra!.

BARRA PARA FORA

Hoje, cerca das 1500,em S. Julião, junto ao farol dos cordeiros grelhados, dei com este companheiro já bastante ao fundo, a caminho do Sul. Afoito. Recorda-me que já não embarco ha um mês.

quarta-feira, dezembro 26

BRASIL

O Brasil, Ilha do Brasil, de São Brandão, era uma das muitas ilhas que desde o sec. IX. povoavam a imaginação dos cartógrafos da idade média, Era igualmente conhecida por Hy Brasil, e dizia-se que quando os marinheiros a descortinavam no horizonte, se afastava à medida que tentavam aproximar-se dela. Isto explicará a disparidades de localizações conhecidas, e que, de carta para carta, variavam centenas senão milhares de milhas. Segundo a lenda terá sido descoberta por São Brandão, monge Irlandês,, cerca do ano de 565. Brasil provém do Celta BRESS, que deu origem ao termo Inglês Bless, abençoar; Hy Brasil, é pois a TERRA ABENÇOADA.

CARAVELAS

Conhecidas há muito pelos árabes da orla mediterranica , as caravelas ajudaram a moldar o mundo como hoje se conhece. De facto, os Portugueses de então, com o génio e a arte que a necessidade aguçara, desenvolveram um pequeno mas esbelto navio, que permitia navegar contra o vento, o único meio de impulsionar os navios da época. As barcas ( barchas) de pano redondo e remadores, não permitiam viagens longas, pois a tripulação e remadores, já enchiam o navio, ao contrario das esbeltas caravelas, que disponibilizavam espaço para os “ arrumos”. Também o seu pequeno calado as tornavam únicas, para navegações de exploração. Como disse Cadamosto, as caravelas são os melhores barcos do mundo.A vela, a sua colocação e o seu tamanho, são também obra do engenho português. E talvez dos mais significativos.
Na imagem, as caravelas de Pedro Alvares Cabral, a quererem dizer que já se sabia algo sobre o Brasil. e sobre o regime dos ventos referentes a essa viagem.; Muitos panos redondos.

domingo, dezembro 23

CHAMADA GERAL

O Blue Moon, também se associa, com estas imagens fortes.

Agora é de vez:-

UM SANTO E FELIZ NATAL PARA TODOS.

terça-feira, dezembro 18

JÁ VENCEMOS

BOM NATAL a todos os que me aturam. E melhor sorte .
BOM ANO.
É isto, a nossa gente; Não há crise, descasamento , ressaca ou repartição de finanças que nos tire o humor . A OESTE DA EUROPA, bem juntinho ao oceano.... como tão bem ( eu não) se cantava no liceu de Aveiro, sob a batuta afinadissima do senhor Prof. Sereno.
Estas fotografias também são de Aveiro.
Deliciem-se

segunda-feira, dezembro 17

BOTA A BAIXO

OOOPSSSSS.....
Nunca esta expressão estve tão bem!
Imaginemos SÓ as explicações que tiveram de encontrar para explicar o inexplicável.....
É o Zé Serra que me dá estas jóias....

quarta-feira, dezembro 12

O POR DO SOL EM S.JULIÃO DA BARRA HOJE 17 13 HORAS

Começou assim, às 17 13
Depois foi um corropio de vermelhos, até desaparecer

Não é concorrencia, mas estava tão bonito, o sol, o mar....

terça-feira, dezembro 11

A BOUNTY

Em cima, a Bounty, que foi desenhada para o cartaz do filme com o mesmo nome; Este navio, ou melhor, da sua revolta, nasceu um país, quase - Pitcairn Island, perto do Tahiti - onde ainda hoje se encontram os descendentes dos seus tripulantes. Esta ilha estava cerca de 200 milhas fora da posição nas cartas da altura; Era o local ideal.
Falta acrescentar que viveram todos muito felizes, com as cachopas que tinham " arranjado" no Tahiti, até terem conseguido destilar a primeira cachaça; Aí foi o Xico dos Pipos...
Em baixo, fotografias da replica da Bounty, 33 pézes maior que a original, construída em Lunemberg, na Nova Scotia, Canada. Enverga a bandeira dos U.S.A. Mesmo assim, insistem em chamar-lhe HMS Bounty! Vá-se lá saber porquê....

O CABO MONDEGO (parte II)

Imagens inéditas, do JFMV ao leme a aproximar-se do babo Mondego. Onde se lê a preocupação no seu rosto, pelo encurtar das distancias ao malfadado cabo e pelo adensar das nuvens, a pronunciar algum aguaceirito de vento.
Só a grande pericia desta equipagem permitiu esta passagem. Cabo Mondego para ré do través.
BOOOAAA!!!!

segunda-feira, dezembro 10

CABO MONDEGO

O desaterro , que se vê em baixo, é do cimento????

O QUARTO EM CIMA

De quê, perguntam vocês?? E eu respondo: Por contraposição ao quarto em baixo. Ou, em como o JFMV consegue manter-se acordado, para 2 fotografias não instantâneas; Se bem que acordado é forte de mais. Nota: Fotografias realizadas antes do almoço.

BLUE M;OON I

Digam lá se não está lindinho!!!!!