segunda-feira, janeiro 21
domingo, janeiro 20
ADORNADO
A 35 milhas SE do cabo START POINT, durante uma tempestade força 7 (?), a carga de madeira, no convés ( barda) tramou aqueles 21 pobres diabos. Os salva vidas foram arriados no limite, ao que consta, salvando desta forma 13 tripulantes. Os outros for resgatados por helicópteros.
Isto aconteceu a 13 deste mês. A 18 sucedeu o esperado. Afundou-se.
Esta fotografia é a Coast Guard Inglesa, que em portugual seria a Policia Maritima. Ou é.
sexta-feira, janeiro 18
A TODO O PANO
ILHAVO - AVEIRO ARMADORAS DE PESO
Sabemos da “lei mental” , tão sabiamente promulgada por D. Duarte, em 1433, depois de andar a fermentar na cabeça de El Rei D. João I; Compunha-se de seis artigos:
1º - Todas as terras , bens e herdamentos da coroa doados a quaisquer pessoas,.... fiquem sempre INTEIRAMENTE ao seu FILHO LEGITIMO VARÃO.
2º - Indivisibilidade das transmissões
3º - MASCULINIDADE das ditas, excepto por mercê do Rei, ou especial doação.
4º - O anteriormente dito, aplica-se também à transmissão de padroados de Igrejas da coroa.
5º - A mesma coisa para foros, rendas e direitos reais.
6º - Não aplicabilidade a contratos de aforamento ou emprazamento onde se guardaria a respectiva forma.
A coroa queria, reaver algumas coisitas, por questões orçamentais, e para agora , passados estes anitos, eles estarem aí para serem vendidos.
Ora esta lei tinha também o efeito de relegar as mulheres ( o mulherio, no dizer dos eclesiásticos) para um plano secundário, marginalizando-as, e corroborando a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA, que apregoava a inferioridade feminina.
Na pratica, a coisa voltava à coroa sempre que não houvesse pilas na família.
Pois, e por isso, ou apesar disso, NA MINHA TERRA, em 1550, muito anos antes da revogação desta leizeca (13 de Agosto de 1832) as mulheres, ( o mulherio, como atrás se viu) tinha um papel importantíssimo no, imagine-se, difícil mercado do armamento marítimo; Fosse por que razão fosse, sós ou em parceria com parentes machos, “elas “ detinham quase 50 % da frota Mercante e de pesca. De facto, em naus e navios de algum porte, os registos apontam para 36 navios da Marinha Mercante de comercio externo. Ora as nossas amigas são integralmente detentoras de 2 navios e 1 nau, que comerciavam pela Europa.
domingo, janeiro 13
OS MITOS
Recebi de um amigo, esta verdadeira obra de arte, onde se desmistificam uma série de questões, que nos apoquenta, mais, claro, a nós que nos preocupamos com o nosso corpinho danone.
Mas vamos a ele:
Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
Resposta: O seu coração foi feito para bater uma quantidade de vezes e só essas vezes.... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo se gasta, eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Durma!
P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.
A carne de porco pode fornecer 100% da sua cota diária recomendada de vegetais.
P: Devo reduzir o consumo de álcool?
R: De forma alguma. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!
P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!
P:Frituras são prejudiciais?
R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! !... Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?
P: Flexões ajudam a reduzir a gordura?
R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.
P: Chocolate faz mal?
R: Tá maluco? !!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!!E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo,com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melho enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão, tira gosto na outra - muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando:
VALEU !!!QUE VIAGEM!!!!!! !!!!!!vvv
segunda-feira, janeiro 7
O CRÉOLE - NAVIO MALDITO
A escuna de 3 mastros com motor auxiliar, isto é, o belo lugre CRÉOLE a cortar a linha de chegada a Lisboa na primeira Tall Ships Race, vindo de Trobay.
Foi ou é um navio azarado, e por isso está amrrado no Mediterraneo, após o seu ultimo armador ter sido assassinado a mando da ex-mulher (?).
Pertenceu igualmente ao multimilionario Stravos Niarchos. onde foi usado para ferias durante muitos anos.
sexta-feira, janeiro 4
SURF
BARRA PARA FORA
quarta-feira, dezembro 26
BRASIL
O Brasil, Ilha do Brasil, de São Brandão, era uma das muitas ilhas que desde o sec. IX. povoavam a imaginação dos cartógrafos da idade média, Era igualmente conhecida por Hy Brasil, e dizia-se que quando os marinheiros a descortinavam no horizonte, se afastava à medida que tentavam aproximar-se dela. Isto explicará a disparidades de localizações conhecidas, e que, de carta para carta, variavam centenas senão milhares de milhas.
Segundo a lenda terá sido descoberta por São Brandão, monge Irlandês,, cerca do ano de 565.
Brasil provém do Celta BRESS, que deu origem ao termo Inglês Bless, abençoar; Hy Brasil, é pois a TERRA ABENÇOADA.
CARAVELAS
Conhecidas há muito pelos árabes da orla mediterranica , as caravelas ajudaram a moldar o mundo como hoje se conhece. De facto, os Portugueses de então, com o génio e a arte que a necessidade aguçara, desenvolveram um pequeno mas esbelto navio, que permitia navegar contra o vento, o único meio de impulsionar os navios da época. As barcas ( barchas) de pano redondo e remadores, não permitiam viagens longas, pois a tripulação e remadores, já enchiam o navio, ao contrario das esbeltas caravelas, que disponibilizavam espaço para os “ arrumos”. Também o seu pequeno calado as tornavam únicas, para navegações de exploração. Como disse Cadamosto, as caravelas são os melhores barcos do mundo.A vela, a sua colocação e o seu tamanho, são também obra do engenho português. E talvez dos mais significativos.
Na imagem, as caravelas de Pedro Alvares Cabral, a quererem dizer que já se sabia algo sobre o Brasil. e sobre o regime dos ventos referentes a essa viagem.; Muitos panos redondos.
domingo, dezembro 23
CHAMADA GERAL
O Blue Moon, também se associa, com estas imagens fortes.
Agora é de vez:-
UM SANTO E FELIZ NATAL PARA TODOS.
sábado, dezembro 22
terça-feira, dezembro 18
JÁ VENCEMOS
BOM NATAL a todos os que me aturam. E melhor sorte .
BOM ANO.
É isto, a nossa gente; Não há crise, descasamento , ressaca ou repartição de finanças que nos tire o humor . A OESTE DA EUROPA, bem juntinho ao oceano.... como tão bem ( eu não) se cantava no liceu de Aveiro, sob a batuta afinadissima do senhor Prof. Sereno.
Estas fotografias também são de Aveiro.
Deliciem-se
segunda-feira, dezembro 17
quarta-feira, dezembro 12
O POR DO SOL EM S.JULIÃO DA BARRA HOJE 17 13 HORAS
Não é concorrencia, mas estava tão bonito, o sol, o mar....
terça-feira, dezembro 11
A BOUNTY
Em cima, a Bounty, que foi desenhada para o cartaz do filme com o mesmo nome; Este navio, ou melhor, da sua revolta, nasceu um país, quase - Pitcairn Island, perto do Tahiti - onde ainda hoje se encontram os descendentes dos seus tripulantes. Esta ilha estava cerca de 200 milhas fora da posição nas cartas da altura; Era o local ideal.
Falta acrescentar que viveram todos muito felizes, com as cachopas que tinham " arranjado" no Tahiti, até terem conseguido destilar a primeira cachaça; Aí foi o Xico dos Pipos...
Em baixo, fotografias da replica da Bounty, 33 pézes maior que a original, construída em Lunemberg, na Nova Scotia, Canada. Enverga a bandeira dos U.S.A. Mesmo assim, insistem em chamar-lhe HMS Bounty! Vá-se lá saber porquê....
O CABO MONDEGO (parte II)
Imagens inéditas, do JFMV ao leme a aproximar-se do babo Mondego. Onde se lê a preocupação no seu rosto, pelo encurtar das distancias ao malfadado cabo e pelo adensar das nuvens, a pronunciar algum aguaceirito de vento.
Só a grande pericia desta equipagem permitiu esta passagem. Cabo Mondego para ré do través.
BOOOAAA!!!!
segunda-feira, dezembro 10
O QUARTO EM CIMA
sexta-feira, dezembro 7
CAIXINHA DAS ALMAS
quinta-feira, dezembro 6
BARRA DO RIO DOURO
quarta-feira, dezembro 5
RIO DOURO
terça-feira, dezembro 4
Ganhámos uma operadora nova: A Fónix! É claro que não a escrevem assim, como eu, mas é assim que a vamos começar a chamar.
Perdeu-se" O "termo que no léxico cultural do povo, indicava o espanto, a dor, a surpresa; Ganhou-se uma operadora de telefone, ainda que virtual.
Bom , só nos resta o FOSGA-SE, que decerto vai subir aos primeirissimos lugares das preferencias , a julgar pela pesada vulgarização que o termo anterior vai sofrer.
segunda-feira, dezembro 3
MAIS MAR
sábado, dezembro 1
AVISTAMENTO
Quando dois navios à vela se aproximam um do outro, com risco de abalroamento, um deles deve afastar-se do caminho do outro da seguinte forma:
1.- Quando os navios recebem o vento por bordos diferentes, o que receber o vento por BB deve ceder passagem ao outro.
2.- Quando os dois navios recebem o vento pelo mesmo bordo, o que estiver a barlavento deve desviar-se do que estiver a sotavento.
3.- Quando um navio, que recebe o vento por BB avista um navio , por barlavento, e não consegue determinar com segurança por que bordo este está amurado, deve desviar-se do caminho do outro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)