Na época era um gigante; perto de 16 metros. Tudo em madeira; Ambiente humido q.b. , mas sofrível. Viajou pela Europa, conheceu os importantes da época; A Rainha de Inglaterra também lá fez uma perninha. Participou na 1ª regata Torbay - Lisboa, 1956, que mais tarde seria conhecida como " TALL SHIPS RACE".
Um grupo de entusiastas da vela, entre os quais um dos seus principais animadores, Dr. Pedro Teotónio Pereira, decidiram organizar uma corrida de embarcações à vela, que serviria o propósito de treinar a navegação à vela, em navios de vela, prática que tendia a desaparecer. E em Julho de 1956, 20 navios de vela largaram da costa sul de Inglaterra, em direcção a Lisboa.Das embarcações de 1956 que já não navegam, este é um deles. Infelizmente. Não foi o progresso que acabou com ele. Foi alguma incuria, e, estranhamente, a falta de cultura que o Dr. Pedro Teotónio Pereira tanto quis combater.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Será o Belatrix?
Caro Eugénio:
Foste mais rápido. Fiquei A VER NAVIOS.
Claro, pois, só pode se o "Belatrix"
Abraço
O Bellatrix foi oferecido à Mocidade Portuguesa por testamento do Embaixador Pedro Theotónio Pereira. Em 1974, com o desaparecimento da MP, o Bellatrix foi atribuído à ENIDH para servir de navio-escola. Infelizmente, esteve anos a degradar-se em seco nos terrenos da escola de pesca em Belém e quando o Governo finalmente atribuíu uma verba à escola náutica para recuperação do veleiro esse dinheiro foi desviado para outros fins e o Bellatrix acabou por ser destruído ao abandono. Até hoje, a escola náutica nunca teve um navio-escola próprio.
O Bellatrix pode ser visto varado no terrapleno anexo à Docapesca de Lisboa no filme que está em projecção contínua na Estação Marítima da Rocha, até 31 de Julho de 2007, no âmbito da Exposição alusiva aos 100 anos do Porto de Lisboa.
pelo menos é esse o nome que está na foto!! mas era uma barcoleta linda...
e por falar em barcoletas bonitas.. que é feito do Sunday? às tantas vi-o em Leixões chamado "7 ventos" (acho...)! mas já foi há 15 anos, depois disso nunca mais ouvi falar..
Sunday, Nosee....
Aqui fica o repto; Onde pára o Domingo??
O Bellatrix foi um barquinho extraordinário.... Ainda velejei um pouco ( muito pouco ,de facto) nele. E ficou-se por 80 contões, que era o custo de um mastro ( grande) para substituição. E a crónica falta de dinheiro juntou-se à também crónica falta de vontade...
Naquela época o país vivia de duodécimos: Era um salve-se quem puder!!!!
Salvé o dia 18.
Parabéns para o nosso amigo Armador/Comandante, que contes muitos mais e que o canelas de chibo os vá vendo passar.
Um abraço
Compadre
Já passou!!!!
Boa noite, Zézinho,
Velhos tempos o do Belatrix....com canelas de chibo à mistura e tudo!
1 ab
Nandinho
Bom dia , Nandiiiiinho,
andas por cá???
Infelizmente é verdade a triste história do BELLATRIX.
Dá Deus nozes a quem não tem dentes!!!
João Teotónio Pereira
Enviar um comentário