quinta-feira, junho 14

O SPRAY DE JOSHUA SLOCUM

Fiquei espantado ao ver um spray, mais ou menos desfigurado no convés, mas um SPRAY, estacionado na Nazaré.
É um tema fabuloso, este do Spray e do seu skipper, Capt. Slocum; De facto, foi este homem que começou a aventura da navegação de recreio. Só comparável, anos mais tarde, com a construção dos Muscadets e Corsairs, na medida em que tornaram possivel a todos sonhar com o mar, de uma forma mais romantica.

2 comentários:

garina do mar disse...

há uns anos, aí uns 15, apareceu um destes em Lisboa que fazia uns passeios! bastante feioso coitadito, percebe-se que o Joshua coitado (foi o Spray que se desfez na costa da América do Sul?) não tinha escolha... mas não era preciso tantos anos depois fazer igual!

e é verdade que o Harlé deve ter sido quem mais fez pela vela no mundo inteiro com os cursos das Glénans e ao proporcionar a auto-construção! acho que o Muscadet foi das classes que mais barcos teve durante muitos anos.. uns amigos tinham um em Cascais, bem simpático o barquito! até trapézio fazíamos..

Jose Angelo Gomes disse...

Era o Portugal Belém, do Sr. Londrim, Mario Londrim.´
Eu tenho uma opinião simpatica do spray;Aliás, eu gosto de todos os barcos. Este, em particular é robusto e confortável. Não dá para as aragens, a não ser com muito mais pano. Na fotografia pode-se ver o tamanho da retranca.