terça-feira, setembro 13

Polvo Tomilhado do João Veiga

Disse-mo o Veiguinha: Esta herdei-a da Dª Palmira, Grande artista do que foi o melhor restaurante do mundo, quiçá de Oliveira do Bairro. Eu próprio já a fiz várias vezes, sempre com excelentes resultados. Coze-se o polvinho inteiro, de agua e sal, de preferencia à pressão, 30 minutos. A quantidade dependerá dos 'garfos', obviamente. Depois de cozido retira-se das aguas e corta-se aos bocadinhos. Frita-se de seguida em azeite de boa qualidade, com muito alho picado, picantes e sal a gosto e, fundamental, tomilho. Acompanha com batatinha porqueira versão light. Ah, duas coisas, 1º é fundamental o vinho branco. A forma de aplicar, não sendo complexa, é de extrema importância: Enche-se um copinho de vinho branco e, enquanto o polvo frita, passa-se o copo por cima do polvo, uma vez à vante e duas à ré, com o cuidado de não entornar nem uma gota. Bebe-se de seguida o copinho, aproveitando os aromas que por essas alturas já devem exalar da sertã. O 2º ponto fundamental é a receita light das batatinhas porqueiras. Mas essa fica para próxima navegação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Dúvidas para quê?
É um afamado cozinheiro Português, a trabalhar a bordo de um veleiro não menos afamado!
Quem será?
MBAS

Anónimo disse...

Este polvo tem especial sabor, quando feito na cozinha do Veronique, quiçá do Blue Moon, quem sabe, eu não sei, mas talvez um dia o saberei, talvez um dia navegue no Blue Moon com o pretexto de comer um polvo com tomilho, quem sabe, veremos :))))

Anónimo disse...

Confirmo a excelência do pitéu, neste caso carinhosamente elaborado pelo meu amigo JAG, mas em terra, que isto de grandes comezainas a bordo pode resultar num enorme desperdicio, em caso de "carga ao mar"

CB
22/09/05