quinta-feira, setembro 15
BIFES DE ATUM, bife de mar calmo
O meu querido João Veiga, incontornável CHEF da
Armada do TACHO, e BAS (MBAS) do VERONIQUE,
receita-nos para os dias com mar calmo - para a
frigideira ( sertã) não fazer estragos estes bifinhos de
que ele conta:
Esta é do meu Amigo Ricardo Aguiar, madeirense de sotaque carregado, dos melhores marinheiros e cozinheiros de que há memória.
A receita dou-vos com as falhas que resultam dele nunca ma ter dado completa, tem uma dose de imaginação minha, e dou-vos numa versão dobrada, já que me foi transmitida em madeirense e vo-la transmito em português:
O atum deve ser muito fresco.
Cortam-se os lombinhos do atum sem espinhas e faz-se uma marinada com muito alho picado, sumo de limão, um calice de conhaque, um pouquinho de colorau, oregãos, sal e picante a gosto e um fio de azeite.
Descansa na marinada duas horas.
Fritam-se os lombinhos em azeite da melhor qualidade e acompanha com batatinhas porqueiras versão light (ou, se tiver tempo, a versão completa)
Muito importante a poncha. Prepara se com meia hora de antecedencia, poe-se um copinho com a poncha e , sem verter gota alguma, passa se por cima da fritura, uma vez de NNW para SSE e duas de SSW para NNE. Bebe-se de seguida a poncha aproveitando os aromas que exalam a essa altura da sertã.Receita da poncha??? fica para próximas navegações
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário