segunda-feira, março 22

H M S GLADAN



Os Suecos estão cá


Esta bonita esuna está na Base Naval do Alfeite.


Airosa. É sister de uma FALKEN, também da armada sueca, logo HMS.

Dados do navio

A TRAGÉDIA , O DRAMA, O HORROR.....

Aconteceu estar perto.


Cerca das 1800, horas de cá.


Ainda não tenho noticias do que aconteceu


Faço votos para que não tenha sido mais um fogareiro...

QUESTÃO DE MARÉ

E aos mais atentos, a minha questão: A maré sobe ou desce???

EARLY EVENING LIGHTS

Estão acesas o dia todo, normalmente, embora haja gente a jurar a pés juntos que não.
Mas ficam melhor perto da noite, não?
Alcantara tem mais encanto, no meio de contentores.... Até o JFMV aderiu .Ora porrinha.

O FUNCHAL

Navio, claro.

BOUDICA


Veio o estado maior à janela, para ver o ONYX.

os detalhes do navio

sábado, março 20

ELE HÁ CADA MALUCO - PARTE 2


Aqui ainda faziam contas de cabeça.


Que se acabaram depressa. Ao contrario do que se possa pensar, creio que os rapazes sabiam o que faziam. Estão demasiado encostados às pedras, para ser amadorismo.....


A grande cavalgada já começara....


E de cava em cava, ou de crista em crista, qual galito galador, ei-lo que se desempina do mar alteroso


Com a ajudinha de sabe-se lá de quem, porque isto para mim (?) é novidadérrima, entram.... Surfing in the dock of a bay....


Nunca se atravessa, quer dizer, ou tem motor para dar e vender, que não é verosímel, até pela fisica


Até ao grande suspiro, que deve estar algures entre eas duas ultimas fotografias.


Isto passa-se em Espanha, proximo de S. Sebastian, numa daquela cricas ( isto é francês, seus ignorantes) em que eles são tão pródigos.




Agora, para acabar em beleza, era ver o barquito ( barcão) levantar as saiotas e rodar pela praia fora

sexta-feira, março 19

ELE HÁ CADA MALUCO!!!!!!


Reza a história que estes rapazes precisavam (?) urgentemente de sair do abrigo onde permaneciam.



Espertitos como só eles, metem-se ao caminho, a comtar as ondas, como o Conde Monte Cristo, e quando a sétima passar aí vamos todos pró caraças



Provavelmente a melhor cavalgada do mês. Aqui foi quando fizeram cócó pelas pernas abaixo, só sustido( o cócó) pela roupa de oleado.



Aqui, já à procura de locais mais arejados........




Como se vê, a marquise tão ajeitadinha, foi-se......

Brevemente, numa praia próximo de si......

CREOLA

Não é o CREOULA; Tão pouco o CREOLE. Fica-se pelo mestiçado, graneleiro como poucos.



Maquina de secar a funceminar, e taxi à porta. É o Sr. Domingos.

Depois de se secar e abastecer de super 98, ei-lo a lavar-se pela frente, ou seja as partes mais de vante.



GAS HARALAMBOS

As marinhas mercantes do mundo, são hoje governadas por convenções, emendas e anexos. Também de há algum tempo a esta parte , por códigos. Temos então , convenções e códigos, os códigos com o seu articulado e as convenções com as famosas emendas e anexos.

Tudo sempre em nome da segurança de pessoas e bens( não necessariamente nesta ordem), e da segurança da navegação; Também não necessariamente nesta ordem.

     

BRIGUE ROALD AMUNDSEN



O brigue - 2 mastros : Traquete e Grande  -  É um navio redondo, com panos latinos entre mastros, e uma vela latina por ré da grande, para ajudar à monobra.
Navio de fácil mareação, foi muito usado nas caraíbas e nos USA, por isso mesmo. Facilidade.
O ROALD AMUNDSEN , a chegar a Lisboa, quinta feira

ZENITH E FUNCHAL

Rocha, quinta feira dia 18 de Março.Os  dois conceitos de navio de cruzeiro :
O FUNCHAL, esbelto de linhas, menos encorpado mas mais feito para o mar, para navegar longe e sempre.
O ZENITH, bonito, sem dúvida, mas acaixotado, se é que me é permitida a expressão; Deve ser complicado faze com um caixote de vidros o que o FUNCHAL sempre fez, travessias oceânicas sem grandes boletins ou quando muito a 3 dias, FALIVEIS como tudo,.



É a MADONNA e a DONZELA, sendo que a donzela é o FUNCHAL. Sem nacionalismos bacocos.
É navio.

quarta-feira, março 17

O VEMAOIL XXV

Ou é presunção ou já houve de facto XXIV. Aqui, já com as YOKOHAMAS à borda a preparar-se para o acto.É um dos TC da GALP, a operar por cá.
Originario de ATENAS/ PIREU, este navio faz companhia a outros oito, apesar da pouca idade da companhia. Criada em 1990.

DE BRAÇO DADO


Estes namoros entre navios, nem sempre são aconselháveis, tal como no caso aqui acima.a diferença de condição sobrepõe-se. E para evitar males grandes, há que manter as distancias. Embora às vezes seja uma aflição, na margem sul e na barra grande.




Nestes outros casos, já tudo parece bem e o braço dado é um acto natural. Nada lhes fica mal.

Pese embora o facto de haver dias em que tem de se dar umas turras e uns encontrões, para a coisa andar.
Os bons encontros fazem os bons.....

À PÁZADA É MELHOR


O titulo justifica-se com as imagens que seguem.


O meu compadre, quando instado sobre a sua vida no mar e sobre o seu estado de alma, costumava dizer:
Qualquer dia, ponho-me ao caminho por esse Portugal adentro, com um remo às costas. Ao primeiro que me perguntar para que quero eu a , abraço-o e fico-me por lá. Há-de ser boa gente.




Em S. Pedro , a coisa ficou como se vê.... Ganhou o tipo da pá. Não dá para ver o parceiro, que já foi engolido. O homem da pá tinha outros argumentos.....

segunda-feira, março 8

PALHABOTE POLAR


Já mostrei e disse muito acerca deste "naviozinho", talvel o mais bonito que Lisboa tenha. Armação pratica e eficaz.

No dia 6, de regresso não sei de onde.


sábado, março 6

MEDO

Tenho Medo


Agora que os Orgânika de Bruxelas decidiram que até 2020 teremos uma economia hipocarbónica

Agora que os Orgânika de Bruxelas julgam que a Grécia deve vender as suas ilhas inabitadas ( os crusoés que se cuidem)

Tenho medo que tiram o gás à Àgua do Castelo.
Tenho medo que as nossas Berlengas e Pessegueiro, qual saramaguice, ganhem vida própria e se vão por esses mares mares fora. Depois só nos resta serrar uns calhaus maiorzitos, para o retalho.