Bound for the East Coast of the USA, the BBC SPAIN left, under a super cloudy grey sky, the Port of Ponta Delgada, in the midle of the North Atlantic vast.
Este post é um pouco como os motores antigos....Pega a gasolina para depois virar para o petróleo.....
Após cerca de dois meses de reparação neste porto, para onde arribou rebocado . Rebocado e rebocador encontram-se bem.
segunda-feira, outubro 17
domingo, outubro 16
SÃO MIGUEL - AÇORES DA PONTA DIREITA
Sim , que os há também ao centro, recheado com S. Jorge, Faial, Graciosa, Pico; A Terceira não devia ser daqui, mas vá lá....
Daqui, do meu ninho, tenho ralado e dado tratos à cabeça com o trabalho deste navio, bem amorenado por dentro e por fora.
Todos os santos dias, ou pelo menos sempre que o pode, lá vai ele para a sua vidinha, para regressar um ou dois dias depois nesta figurinha, carregado até às almacias, e quase a soçobrar do pesadelo.
Após alguma observação e muita consulta, cheguei à triste conclusão de que com o seu labor diário está, nem mais nem menos , a descalçar a ilha, aqui por Oeste desta ponta, tornando-a assim ainda mais delgada.
Além claro, de tornar a ilha mais pequena, corre-se ainda o risco de ela ( a ilha, pois) entornar para aquele lado....
É sempre à primeira...
sábado, outubro 15
AS CRICAS INSULARES
Aspecto de uma crica - aportuguesamento de CREEK, se bem que efeminado - nas ilhas Açoreanas, mas não recordo qual.
Cricas como sabem, vêm até ao mar. E nem sempre ficam por lá. Por vezes secam, que ao que parece está a acontecer por aqui.
Com efeito, ao invés de chover todos os santos dias, parece que só chove todos os dias, criando um dos piores periodos de seca que há memória.
O mar recua , e apesar do aquecimento e derretimento das calotes , desaparece a olhos vistos.
Foi anunciada uma comissão de inquérito, para banalizar a coisa. Ou analizar....
PONTA DA GALERA E AS BALEIAS
A Ponta da Galera, ao nascer do dia.
Alguém que saiba mais disto que eu, me explique aquele reflexo(zinho) à esquerda do sol, ligeiramente mais abaixo.
Luz a mais?? Algum buraco na lente??
Momento da saida dos WHALE WATCHING GUYS.
Parece, diz quem sabe, que têm uma baleia avençada ao Governo Regional. Mas com o apertar do cinto, parece que a avença está por um fio.....Ou por um buraquito.
Vai ser substituida por uma de encher.
segunda-feira, outubro 10
O VERDE AÇOREANO
Se há algo que seja "Açoriano" caseiro, é o verde, que nos entra olhos dentro: Não o outro, que não há cá e toma outros caminhos.
Entrar nas localidades que passo, é caminhar no tempo. Para Trás.
Possivelmente, assim é que está certo.
domingo, outubro 9
ARRIBADOS E OUTROS NÃO
Arribou não sei para quê. Mas parou por aqui durante 2 horas, talvez.
Caracteristicas:
Comprimento Fora a Fora 105.9 m
Entre Perpendiculares 94.7 m
Boca Máxima 21.0 m
Calado Max a Meio Navio 5.8 mSingelo no caminhar, o navio da Transinsular INSULAR desarriba, que é como quem diz, sai para o mar. Lisboa será o destino.
Aqui em cima, o SANTORINI EXPRESS, provavelmente a fechar as contas deste verão.
sábado, outubro 8
À VOLTA DAS ILHAS MÁGICAS
Contrariamente ao que se tem apregoado, os Açores não ficam longe de ninguém. A distancia ditam-nas as operadoras aéreas e os seus preços, que depois são copiados pelos outros operadores.
Enfim, damos de borla.
Situados a cerca de meio caminho do mundo novo, os Açores são a plataforma do que se quiser. Mesmo nos dias de hoje, fazem falta, com a sua localização : seja para abastecimentos - combustivel e mantimentos - sejam as rendições de tripulação, peças para reparações e porque não, as próprias reparações, que poderiam ser tratadas por cá.
Parece, e de acordo com muitos locais, não ser essa a vontade.
Claro que a ignorancia, ou omissão das nossas entidades são as responsaveis por tal, mas que sabemos não poder ser responsabilizadas.
Não é este o mar que os nossos forums conhecem; Não vêm ca em Agosto molhar os pès, e de quando em vez é chato.
Digo eu!
Na imagem, um rebocador da APSM a caminho de um navio tanque para rendição de tripulação.
Note-se que esta situação é a excepção.
MV AMADEA
As manhãs têm coisas destas, bonitas de se verem. Abusei da luz e da sorte, mas.....
Depois de rodar fora dos molhes, o AMADEA , que como se pode ver é UMA navia, de cú para entrar
em Ponta Delgada.
O AMADEA que até 2006 dava pelo nome der ASUKA, está registado nas Bahamas e foi feito (a) no Japão em 1991, com um custo de 150 milhões , não sei de quê mas também não interessa.
as Bahamas é como se sabe, uma coisa como os Açores....
Mais uma chaminé bonita.
Vai para a America Central ou America do Sul, e com este caminho vem do Mediterraneo.
Um dia destes de manhã, as areias ( pretas) cá do sitio estiveram em alerta vermelho......
E a minha terra que tropeça em areia, ( branca) para onde quer que se vá.
Os camiões é que não chegam cá -ainda - senão estava tudo cheio, acreditem....
Agora de barquinho, já ninguém sabe do que se fala!
A draga, já o LMC disse o que é necessa.rio. Tam proa e popa de navio. Sem ser particularmente bonita.
Ajudou a descalçar a Inglaterra
segunda-feira, outubro 3
CORRER COM O TEMPO
Também se chama a esta artimanha, a capa corrida, resquicios dos tempos de glória das velas, onde muitas vezes se navegava em arvore seca, - sem panos - a correr com tempo. Ou melhor, corridos pelo tempo, que foi o que me aconteceu. Navegava já para as CAPELAS, abrigo jeitoso na costa norte de S. Miguel, com o mar a açoitar-nos as costas. E o resto.....
Temo que seja verdade.
Todos nós nos perguntamos como foi possível acontecer-nos este terrível descalabro a nós, que somos do melhor que há ; Bons católicos apostólicos romanos, bons filhos e óptimos pais de família.
Ter o pais a pedir - literalmente - o nosso sustento e ter de engolir nosso orgulho. Uma desgraça nunca vem só......
Ora a este respeito, alguém ajuizado, confessava a um amigo, mais velhote e muito mais ajuizado, não compreender como nós , portugueses, descendentes de verdadeiros heróis pioneiros, que criaram o Brasil, viajaram pelas costas de África e seguiram até à Indonésia, sempre primeiro que os outros, deixando a língua e a cultura portuguesa como atestado, tenhamos chegado ao lugar a que estamos hoje : Ser conhecidos por corruptos, incapazes, e até mais e pior;
Pois é, meu caro, você esquece-se que não somos descendentes desses portugueses, que maravilharam o mundo, durante séculos. Nada ,mais errado!
Somos descendentes, isso sim, dos caramelos que cá ficaram, e isso explica muito de nós.
É SÓ FUMAÇA - VERSÃO AÇOREANA
Foi um homem bom , oriundo da Marinha de Guerra Portuguesa, que deu asas a esta frase. Depois acabaria engolido pelos acontecimentos, e pelos " engolidores" profissionais.
Hoje trata-se de outra fumaça, esta maritima, como deve ser.......
Estes avistamentos, foram deitando a imaginação dos homens em ebulição, quase tanto como estas águas da fotografia.
E também dos governos, que com medo que desliguem o gás, já decretaram o fecho dos fundos marinhos lusos aos seus vizinhos.
Além da panela ao lume, crê - se que Neptuno tenha igualmente aquecimento central, marinizado claro,
quarta-feira, setembro 28
P I C O - DESCOBERTO
Não me tem sido muito fácil, apanhar o Pico careca. Desta vez, ao largar e já com alguma distancia de terra, tive a sorte deste fim de dia.
O Sol aqui pôs-se pelo monte dentro, deixando este céu, que já era pronuncio do que aí viria. E que me passou ontem por cima.
XIÇA!!!!
Ou Sunset down in Pico
Finório, não?
P I C O
O Pico é sempre assim: Avassalador. Não sei se para o bem, se para o mal; É bonito como o são as nossas aldeias beirãs, enfiadas em autênticos buracos das serranias
Nos idos 1500, sem esta marginal seria mais bonita??
A minha pergunta subentende uma outra, claro: Está-se a fazer o que se deve nos Açores??
Saindo dos cartazes turísticos, neste Pico, DOMINGO à tarde, o jornal disponível era o de 4ª feira.
Não há leitores, dirão alguns.
Nunca serão as infraestruturas a ceder....
Mas, com a falta de leitores, ou o desinteresse destes pelos acontecimentos internacionais ou até do Continente, a pergunta ainda é mais pertinente:Está-se no bom caminho?? E a fazer o que se deve?
O Clube Naval cá do sitio. Domingo à tarde, atarefadissimo.
O que me ocorre, é que esta beleza, à semelhança da beleza das nossas ( continentais) aldeias beirãs encafuadas em picos e buracos inacreditáveis, fere pela fartura; mas também pelo realismo.
GRANDURAS
Na imagem, o " paquete" acabado de chegar , ao que creio , da Europa continental (Med), e a caminho das Caraíbas. O Jack Sparrow , estranhamente, não estava junto dos 9 tripulantes que contabilizei. Trata-se talvez do Perini 55, ( aqui o 55 é para metros, e não pés) feito em Italia. Ao que parece há 2 ou 3 em Portugal; Força de expressão, que tem bandeira das Caraíbas, e NUNCA cá estão.
O Peter vendeu esta noite mais 45 gin`s, pelo menos
quarta-feira, setembro 21
ELES ANDEM AÍ
Não será bem verdade, mas os veleiros por aqui não teem sido muitos.
Este é uma excepção. Vai folgado, como manda a regra 22 da cozinha de bordo.
As velas intensificaram-se por aqui, com a governação castelhana do Reino de Portugal. Os ingleses, possivelmente aborrecidos por os fulanos, vai de descascar em tudo o que mexia e não era made in UK.
Perdemos assim muitos navios carregados de riquezas.
E de sonhos.
HORTA DO FAIAL
Tudo aponta para um flamengo, dos sérios, corrido pela guerra . Hoje seria um talvez Belga.
Horta by night
Lindissimo, como um pequeno jogo, se visto de longe. Pena a minha plataforma ser muito "mexida".
Agora só me falta aprender a tirar fotografias.
MILHAFRES - 1427
Em algumas ocasiões , ignorancia, a distração, ou até mesmo a pressa podem compensar. Como o crime , aliás.
Isto a proposito dos nossos queridos antanhos, que , em 1427, ao ver os "lindos milhafres" cá do sitio, confundindo os ditos com açores, lembraram-se de prantar o nome dos bicos à terra, quer dizer, às ilhas.
Terá sido pois a ignorancia, ou a distração sei lá, até mesmo a pressa a ditar o nome .
Pois a haver cuidado naqueles idos, o algarvio que fez esta maldade estaria hoje em muito maus lençóis. E a rapaziada dos Milhafres não lhe perdoaria.
terça-feira, setembro 20
OS AÇORES
E eis-me de volta à Terra. Precedendo talvez o maior espetaculo de luz que alguma vez passou por cá. Há que estar atento, que deverá ser por estes dias que um satelite dos USA vai acabar de encontro a alguém ou alguma coisa.
De acordo com o Washington Post, será visivel durante o dia, sendo caso disso. E vai cair na sexta feira próxima. Ou quinta. Ou calhando , Sabado. Wait and sea. Sentado.
Bom, mas dizia eu que estava de volta, e comecei pelos AÇORES.
Como se sabe, os Açores constituem um arquipelago que tem uma particularidade singular:
Tem muitos açoreanos. E este pedregulho é açoreano.
Graças a Deus, dirão muitos .
Eu também.
quarta-feira, agosto 31
TANGER- MED
Os nosso termos de comparação vão descolando, enquanto por cá, ao discutir o sexo dos anjos, vamos brincando às vidas e aos reinos: reino das reformas e fantasias , reino das convenções, fórums e fantasias, reino dos governos , correlativos e fantasias , e reino da treta. Que é de facto o que isto é.
Mas o mar, que me (nos) preocupa, traz-me à lembrança alguns dos desafios da Federação Empresarial da Economia do Mar, que é uma especie de mais do mesmo. Com a vantagem de ter o estudo do Sr. Prof. Hernani Lopes; vamos então aos desafios:
- conceber os portos marítimos nacionais como autênticas plataformas logísticas integradas em cadeias logísticas internacionais, maximizando o interface entre auto-estradas do mar, rodovia, ferrovia e aeroportos, fazendo com que os transportadores passem a utilizar Portugal como hub (ponto de entrada e saída para as mais diversas localizações internacionais);
Mesmo com TODAS as infraestruturas montadas, não depende exclusivamente da vontade portuguesa a colocação das varias entidades por cá. Há um longo caminho a percorrer e não será NUNCA com estes actores.
• melhorar as condições técnicas dos portos nacionais: profundidade, condições de operação nos portos, serviço ao cliente e comunicação;
Idem para este item; Tem-se gasto centenas de milhões, ou até biliões, em obras para esquecer. Só para comissões e para tapar o olho vesgo.
Racionalizar os portos, embaratecer as operações , e torná-los competitivos a TODOS os níveis. Ninguém, mas ninguém compreende porque é que os portos lusos são dos mais caros da Europa. Senão os mais caros.....
- Refundação de uma marinha mercante adequada ao potencial marítimo português.
Quando havia dolares, ainda se falava na balança de pagamentos. Agora a musica é toca a encher a bolsa, tragédia em 3 actos, onde já vamos no segundo.
• Reduzir a fiscalidade e a burocracia associada às transacções portuárias;.
Pois, simples não é???
Já agora, dados sobre o porto de Marrocos:
"....The port will have an initial capacity of 3.5 million containers, and is expected to reach its full capacity of 8.5 million containers by 2015....."
Sines:
"...The aforementioned expansion plan is in progress, leading to the extension of the quay to 730 meters as early as 2010, and the installation of further super post-panamax gantry cranes, endowing it with a total capacity of 800,000 TEU per year...."
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