segunda-feira, outubro 10

O VERDE AÇOREANO


          Se há algo que seja  "Açoriano" caseiro, é o verde, que nos entra olhos dentro:  Não o outro, que não há cá e toma outros caminhos.
Entrar nas localidades que passo, é caminhar no tempo. Para Trás.
Possivelmente, assim é que está certo.

domingo, outubro 9

ARRIBADOS E OUTROS NÃO







 Arribou não sei para quê. Mas parou por aqui durante 2 horas, talvez.



Caracteristicas:
Comprimento Fora a Fora 105.9 m
Entre Perpendiculares 94.7 m
Boca Máxima 21.0 m
Calado Max a Meio Navio 5.8 m


Singelo no caminhar, o navio da Transinsular INSULAR desarriba, que é como quem diz, sai para o mar. Lisboa será o destino.



Aqui em cima, o SANTORINI EXPRESS,  provavelmente a fechar as contas deste verão.


sábado, outubro 8

À VOLTA DAS ILHAS MÁGICAS


Contrariamente ao que se tem apregoado, os Açores não ficam longe de ninguém. A distancia ditam-nas as operadoras aéreas e os seus preços, que depois são copiados pelos outros operadores.
Enfim, damos de borla.

          Situados a cerca de meio caminho do mundo novo, os Açores são a plataforma do que se quiser. Mesmo nos dias de hoje, fazem falta, com a sua localização : seja para  abastecimentos - combustivel e mantimentos - sejam as rendições de tripulação, peças para reparações e porque não, as próprias reparações, que poderiam ser tratadas por cá.
Parece, e de acordo com muitos locais, não ser essa a vontade.
Claro que a ignorancia, ou omissão das nossas entidades são as responsaveis por tal, mas que sabemos não poder ser responsabilizadas.
          Não é este o mar que os nossos forums conhecem; Não vêm ca em Agosto molhar os pès, e de quando em vez é chato.
Digo eu!



Na imagem, um rebocador da APSM a caminho de um navio tanque para rendição de tripulação.
Note-se que esta situação  é a excepção.

MV AMADEA



          As manhãs têm coisas destas, bonitas de se verem. Abusei da luz e da sorte, mas.....
Depois de rodar fora dos molhes, o AMADEA , que como se pode ver é UMA navia, de cú para entrar
em Ponta Delgada.



O AMADEA que até 2006 dava pelo nome der ASUKA, está registado nas Bahamas e foi feito (a) no Japão em 1991, com um custo de 150 milhões , não sei de quê mas também não interessa.


as Bahamas é como se sabe, uma coisa como os Açores....

Mais uma chaminé bonita.
Vai para a America Central ou America do Sul, e com este caminho vem do Mediterraneo.

Um dia destes de manhã, as areias ( pretas) cá do sitio estiveram em alerta vermelho......


E a minha terra que tropeça em areia, ( branca) para onde quer que se vá.
Os camiões é que não chegam cá -ainda - senão estava tudo cheio, acreditem....
Agora de barquinho, já ninguém sabe do que se fala!

A draga, já o LMC disse o que é necessa.rio. Tam proa e popa de navio. Sem ser particularmente bonita.
Ajudou a descalçar a Inglaterra

CLUB NAVAL DA HORTA FESTA RIJA















Centenario

Festa rija.
E os fantásticos botes baleeiros

segunda-feira, outubro 3

CORRER COM O TEMPO






Também se chama a esta artimanha, a capa corrida, resquicios dos tempos de glória das velas, onde muitas vezes se navegava em arvore seca, - sem panos - a correr com tempo. Ou melhor, corridos pelo tempo, que foi o que me aconteceu. Navegava já para as CAPELAS, abrigo jeitoso na costa norte de S. Miguel, com o mar a açoitar-nos as costas. E o resto.....


Temo que seja verdade.

Todos nós nos perguntamos como foi possível acontecer-nos este terrível descalabro a nós, que somos do melhor que há ; Bons católicos apostólicos romanos, bons filhos e óptimos pais de família.

Ter o pais a pedir -  literalmente -  o nosso sustento e ter de engolir nosso orgulho. Uma desgraça nunca vem só......

Ora a este respeito, alguém ajuizado, confessava a um amigo, mais velhote e muito mais ajuizado, não compreender como nós , portugueses, descendentes de verdadeiros heróis pioneiros, que criaram o Brasil, viajaram pelas costas de África e  seguiram até à Indonésia, sempre primeiro que os outros, deixando a língua e a cultura portuguesa como atestado, tenhamos chegado ao lugar a que estamos hoje : Ser  conhecidos por corruptos, incapazes, e até mais e pior;
Pois é, meu caro, você esquece-se que não somos descendentes desses portugueses, que maravilharam o mundo, durante séculos. Nada ,mais errado!

Somos descendentes, isso sim, dos caramelos  que cá ficaram, e isso explica muito de nós.



É SÓ FUMAÇA - VERSÃO AÇOREANA


Foi um homem bom , oriundo da Marinha de Guerra Portuguesa, que deu asas a esta frase. Depois acabaria engolido pelos acontecimentos, e pelos " engolidores" profissionais.
Hoje trata-se de outra fumaça, esta maritima, como deve ser.......



Estes avistamentos, foram deitando a imaginação dos homens em ebulição, quase tanto como estas águas da fotografia.

E também dos governos, que com medo que desliguem o gás, já decretaram o fecho dos fundos marinhos lusos aos seus vizinhos.

Além da panela ao lume, crê - se que Neptuno tenha igualmente aquecimento central, marinizado claro,

quarta-feira, setembro 28

P I C O - DESCOBERTO



Não me tem sido muito fácil, apanhar o Pico careca. Desta vez, ao largar e já com alguma distancia de terra, tive a sorte deste fim de dia.
O Sol aqui pôs-se pelo monte dentro, deixando este céu, que já era pronuncio do que aí viria. E que me passou ontem por cima.
XIÇA!!!!


Ou Sunset down in Pico
Finório, não?

P I C O


 Visto do porto, o pico do Pico



O Pico é sempre assim: Avassalador. Não sei se para o bem, se para o mal; É bonito como o são as nossas aldeias beirãs, enfiadas em autênticos buracos das serranias



 Nos idos 1500, sem esta marginal seria mais bonita??
A minha pergunta subentende uma outra, claro: Está-se a fazer o que se deve nos Açores??
Saindo dos cartazes turísticos, neste Pico, DOMINGO à tarde, o jornal disponível era o de 4ª feira.
Não há leitores, dirão alguns.
Nunca serão as infraestruturas a ceder....
Mas, com a falta de leitores, ou o desinteresse destes pelos acontecimentos internacionais ou até do Continente, a pergunta ainda é mais pertinente:Está-se no bom caminho?? E a fazer o que se deve?


O Clube Naval cá do sitio. Domingo à tarde, atarefadissimo.
O que me ocorre, é que esta beleza, à semelhança da beleza das nossas ( continentais) aldeias beirãs encafuadas em picos e buracos inacreditáveis, fere pela fartura; mas também  pelo realismo.

GRANDURAS



          Na imagem, o " paquete" acabado de chegar , ao que creio , da Europa continental (Med), e a caminho das Caraíbas. O Jack Sparrow , estranhamente, não estava junto dos 9 tripulantes que contabilizei. Trata-se talvez do Perini 55, ( aqui o 55 é para metros, e não pés) feito em Italia. Ao que parece há 2 ou 3 em Portugal; Força de expressão, que tem bandeira das Caraíbas, e NUNCA cá estão.
          O Peter vendeu esta noite mais 45 gin`s, pelo menos

quarta-feira, setembro 21

ELES ANDEM AÍ



Não será bem verdade, mas os veleiros por aqui não teem sido muitos.
Este é uma excepção. Vai folgado, como manda a regra 22 da cozinha de bordo.

As velas intensificaram-se por aqui, com a governação castelhana  do Reino de Portugal. Os ingleses, possivelmente aborrecidos por os fulanos,  vai de descascar em tudo o que mexia e não era made in UK.
Perdemos assim muitos navios carregados de riquezas.
E de sonhos.

HORTA DO FAIAL


Tudo aponta para um flamengo, dos sérios, corrido pela guerra . Hoje seria um talvez Belga.

 Horta by night

 Lindissimo, como um pequeno jogo, se visto de longe. Pena a minha plataforma ser muito "mexida".

Agora só me falta aprender a tirar fotografias.

MILHAFRES - 1427




Em algumas ocasiões , ignorancia,  a distração, ou até mesmo a pressa podem compensar. Como o crime , aliás.



Isto a proposito dos nossos queridos antanhos, que , em 1427, ao ver os "lindos milhafres" cá do sitio, confundindo os ditos com açores, lembraram-se de prantar o nome dos bicos à terra, quer dizer, às ilhas.
Terá sido pois a ignorancia, ou a distração sei lá, até mesmo a pressa a ditar o nome .
Pois a haver cuidado naqueles idos, o algarvio que fez esta maldade estaria hoje em muito maus lençóis. E a rapaziada dos Milhafres não lhe perdoaria.

terça-feira, setembro 20

OS AÇORES



E eis-me de volta à Terra. Precedendo talvez o maior espetaculo de luz que alguma vez passou por cá. Há que estar atento, que deverá ser por estes dias que um satelite dos USA vai acabar de encontro a alguém ou alguma coisa.
De acordo com o Washington Post, será visivel durante o dia, sendo caso disso. E vai cair na sexta feira próxima. Ou quinta. Ou  calhando , Sabado. Wait and sea. Sentado.

Bom, mas dizia eu que estava de volta, e comecei pelos AÇORES.




Como se sabe, os Açores constituem um arquipelago que tem uma particularidade singular:
Tem muitos açoreanos. E este pedregulho é açoreano.
Graças a Deus, dirão muitos .
Eu também.

quarta-feira, agosto 31

TANGER- MED


Os nosso termos de comparação vão descolando, enquanto por cá, ao discutir o sexo dos anjos, vamos brincando às vidas e aos reinos: reino das reformas e fantasias  , reino das convenções, fórums e fantasias, reino dos governos , correlativos e fantasias , e reino da treta. Que é de facto o que isto é.
Mas o mar, que me (nos) preocupa, traz-me à lembrança alguns dos desafios da Federação Empresarial da Economia do Mar, que é uma especie de mais do mesmo. Com a vantagem de ter o estudo do Sr. Prof. Hernani Lopes; vamos então aos desafios:
  • conceber os portos marítimos nacionais como autênticas plataformas logísticas integradas em cadeias logísticas internacionais, maximizando o interface entre auto-estradas do mar, rodovia, ferrovia e aeroportos, fazendo com que os transportadores passem a utilizar Portugal como hub (ponto de entrada e saída para as mais diversas localizações internacionais);
Andamos há 40 anos a dizer o mesmo. Sines é o exemplo acabado da nossa incompetencia. E o porto retratado em cima, prova-o.
Mesmo com TODAS as infraestruturas montadas, não depende exclusivamente da vontade portuguesa a colocação das varias entidades por cá. Há um longo caminho a percorrer e não será NUNCA com estes actores.

 melhorar as condições técnicas dos portos nacionais: profundidade, condições de operação nos portos, serviço ao cliente e comunicação;

Idem para este item; Tem-se gasto centenas de milhões, ou até biliões, em obras para esquecer. Só para comissões e para tapar o olho vesgo.
Racionalizar os portos, embaratecer as operações , e torná-los competitivos a TODOS os níveis. Ninguém, mas ninguém compreende porque é que os portos lusos são dos mais caros da Europa. Senão os mais caros.....
  • Refundação de uma marinha mercante adequada ao potencial marítimo português.
Muita coragem para escrever isto. Deve ter sido dificil, pois esta gente não entende que os navios devam ser de bandeira nacional, a competir com as outras bandeiras.
Quando havia dolares, ainda se falava na balança de pagamentos. Agora a musica é toca a encher a bolsa, tragédia em 3 actos, onde já vamos no segundo.


• Reduzir a fiscalidade e a burocracia associada às transacções portuárias;.

Pois, simples não é???

Já agora, dados sobre o porto de Marrocos:

"....The port will have an initial capacity of 3.5 million containers, and is expected to reach its full capacity of 8.5 million containers by 2015....."
Sines:
"...The aforementioned expansion plan is in progress, leading to the extension of the quay to 730 meters as early as 2010, and the installation of further super post-panamax gantry cranes, endowing it with a total capacity of 800,000 TEU per year...."


terça-feira, agosto 30

KATIA


Então, o nascido de ontem, é já um nome. KATIA. Pergunto-me o que aconteceu ao "J"; Nado morto???


THE FOLLOWING INFORMATION IS BASED ON SATELLITE IMAGERY...WEATHER OBSERVATIONS...RADAR...AND METEOROLOGICAL ANALYSIS.

BASED ON 0600 UTC SURFACE ANALYSIS AND SATELLITE IMAGERY THROUGH
1045 UTC.
...SPECIAL FEATURE...

TROPICAL STORM KATIA IS CENTERED NEAR 11.8N 31.7W AS OF 30/0900 UTC...OR ABOUT 35 MI...855 KM WSW OF THE SOUTHERNMOST CAPE VERDE  ISLANDS MOVING WNW AT 15 KT. ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 1006 MB. MAXIMUM SUSTAINED WIND SPEED IS 35 KT WITH GUSTS TO 45 KT. PLEASE SEE THE LATEST INTERMEDIATE PUBLIC ADVISORY UNDER AWIPS/WMO HEADER MIATCPAT2/WTNT32 KNHC AND THE FULL FORECAST/ADVISORY UNDER AWIPS/WMO HEADER MIATCMAT2/WTNT22 KNHC FOR MORE DETAILS. SCATTERED MODERATE TO ISOLATED STRONG CONVECTION IS MOSTLY W OF THE CENTER FROM 7N-14N BETWEEN 32W-39W. ENVIRONMENTAL CONDITIONS ARE CONDUCIVE FOR GRADUAL
INTENSIFICATION OF THIS SYSTEM OVER THE NEXT COUPLE OF DAYS.

ILHAVO, COSTA, GAFANHA


Quanto não vale este remanso de maré.....

domingo, agosto 28

A STAR IS BORN

Nasce mais um ciclonezito, conhecido como uma perturbação tropical, que desenvolve para depressão tropical, até ser chamado de tudo o que há de mau.

Nasce cerca dos 10 graus norte,  Entre Cabo Verde e as Guinés, zona de fortissimos aguaceiros de chuva e vento, e já agora com trovoadas de meter medo!!!! Aqui já é visivel a perturbação;.Esta imagem reporta 29 Agosto.


A 30 ou 31, já está mais definida, e começa a navegar, também ela a rota da manteiga, sempre no paralelo de nascença.Ou muito próximo.


E daí a ganhar aquele aspecto ventoso e chuviscoso é um instante. Depois passa normalmente perto dos Fidéis, e vira-se para cima, chegando algumas vezes a encostar aos Açores.
Ainda há poucos anos, os fidéis Fidéis, convenciam alguns (?) que os ciclones eram marosca dos
" amaricanos".

sexta-feira, agosto 26

UMA QUESTÃO DE ACTIVOS


PORTUGAL tem 2 activos muito fortes. SÓ DOIS; São eles a nossa língua, e também o MAR, tal como o conhecemos, veículo do futuro, e que já o foi do passado. Não necessariamente por esta ordem.

A língua, o tal activo que menciono em primeiro lugar, só o é hoje, porque o segundo activo  – o  MAR – foi tratado como deve ser pelos nossos antepassados. E foi através dele que a nossa língua foi por aí, a Aportuguesar o mundo.

O que me custa, é que tenha de contabilizar estes LERDOS que nos têm governado, como descendentes  dos meus antepassados.

FÓNIX, PÁ……