segunda-feira, fevereiro 8

SABADO CHEIO

Começou como um sabado nevoeirento. Algodão em cima do rio. Depois foi esta confusão, que quase não dava para contar.... Ora tentem

M.V. CORONA

Em Lisboa. Carregadinho, como convém. Dados do navio

CABOS

Grandes obras, por cá. Algo me diz que é o cabo submarino para Cabo Verde. Sempre conta para exportação. Pagando, obviamente. Sabem que a SPORT TV, gentileza de uma campanha para os organismos locais, está pelo menos em um municipio à borliú?? Para os Cabo Verdeanos, claro! Deixamos escola!

sábado, fevereiro 6

A COSTA DE CACILHAS

Lindo, de longe
Se visto "mais ao pé " ,mixuruca, de "frechadura", de calhandrice ou até pior! Adjectivação que se me varre!!!!

LISBOA A BOIAR

Hoje deu-lhe para isto! Ainda bem, que esteve bonita toda a manhã Levantou quando foi preciso

sexta-feira, fevereiro 5

PALHABOTE POLAR

Uma jóia . A sua história aqui:
Recordemos que o termo virá do INGLÊS PILOT BOAT, e com o nosso jeitinho para complicar, lá se criou mais uma classificação no aparelho dos navios.
Descende directamente das escunas, e seria uma escuna de dois mastros.( para os anglo- saxónicos)

PESCA À BÓIA

Com poucas palavras se diz muito; Ou não.

CLIPPER MORNING

Tripulação do Oriente, da terra das especiarias. Todos muito aprumadinhos, Lietralmente! Tripulações numerosas, onde encontrar um marinheiro é trabalho sério. Vou aprender a falar Suha'ili. Dados do navio O pescador no caminho, não pode faltar!!!!

FOR SALE OR ALREADY SOLD

quinta-feira, fevereiro 4

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Convenientemente voltado para NORTE,

Exclamou:

Já fizeram porra outra vez..... Chiça!!!!!

FABRICOS

Navio com frigorifico, ou rede de frio a pedais??
Bem acompanhado. Já tenho autorização do Ministério para as transferencias para o Seixal.

domingo, janeiro 31

Foi o meu trabalho de Sabado. Subir o rio Judeu com a enchente. Ia muito por ali, nos tempos do Capitão Ferreira. Já não me lembrava de passar por lá.Vou refazer muitas memórias. Muitissimo bem recebido, pelo SÉRGIO. Contou-me inumeras estórias, da muitas que os barquinhos têm. Cada um com mais que o outro.... Muitas , umas não muito alegres.
Alguns cássicos, a deixarem que o tempo os julgue. Impressionam pelas linhas esbeltas, imtemporais. Lado a lado, convivem com charruas, e outros artefactos pouco dignos da giria naval. Mas lá estão.
Alguns há que são historia viva, mas isso fica para outra oportunidade. Parece que vou passar a caminhar para lá, durante os próximos tempos....
Também lá estavam duas canoas, uma delas bem fundeada, não fosse o diabo tecê-las.

LISBOA - SEIXAL

Defunto com rebocador à cabeceira..... A caminho do estaleiro " VENAMAR" no SEIXAL.

A PESCA DE CANEIRO

Já é desporto nacional, este tipo de pesca... Funciona assim. O pescador tem de estar com muita atenção, e só lançar a linha quando pressentir uma descarga de autoclismo. Quanto maior for a descarga, mais hipótese terá de haver peixe nas redondezas..... Sorte de m**da.....

quinta-feira, janeiro 28

PORTO BRANDÃO

O rio deve estar muito cheio. Provavelmente fruto do "Global Warming". Agora lembraram-se de andar a esburacar o leito do rio, carago. Ainda vai o rio Tejo por aí. Vamos a ver.... ficamos com uma estrada até Madrid....
Lá se vai a minha ideia de ter uma casa na praia.....

MV BARILOCHE

Logo pela manhã, mas muito de manhã foi o bom e o bonito, acordar esta malta.
É tudo em grande. Pareciamos uma baleeira deles; Para chegar ao convés deles, só a nossa ponte. De aflitos. DADOS DO NAVIO.

terça-feira, janeiro 26

“…..Por esse tempo os moradores de Lisboa e do arrabalde não passavam de cincoenta mil, o que está de sobejo em relação com o milhão e cem de todo o reino .

Fora mister para a total evocação do velho burgo reviver com esses antigos moradores os passados costumes ; repopular-lhe as abas das colinas, da Alcáçova à Ribeira, de cavaleiros, mesteirais, frades e matalotes; restituir aos primitivos íncolas a Mouraria e as Judarias; e variegar depois a multidão nativa com a mescla desultória de italianos, flamengos, franceses e alemães. Os hábitos e condições de vida davam à cidade uma fisionomia muito própria e totalmente diversa, não só da Lisboa de hoje, mas também àquela data das demais cidades da Europa

Era a Lisboa ardente e sequiosa, de escassos chafarizes, à beira dos quais o povo e os escravos brigavam pela vez; dos açacais com seu asno e os quatro cântaros engradados, apregoando a água pelas calçadas íngremes; e das mocinhas negras, quási nuas, que a transportavam e serviam com as airosas quartas. Era a Lisboa honrada e mesteirosa dos esteres esquecidos, — atafoneiros, regatões, gibeteiros,espareveleiros e desses escrivães do Pelourinho Velho, que, abancados às mesas, redigiam, ao sabor dos freguezes, cartas de amor, requerimentos, versos, discursos, epitáfios, — (ccoisa que em parte alguma das cidades da Europa eu vi jamais» — , diria o viajado Damião de Gois . Era a Lisboa pohcroma dos faustosos mercadores de toda a Europa, entre os quais predominavam os elegantes florentinos, reluzente das armas cavaleiras e negrejante de hábitos monásticos; e ainda a Lisboa dos moiros,.

— alvaneis, azulejadores e ceramistas, que nas tardes de festa bailava e ondulava aljubas alvas, ao som dos alaúdes e pandeiros. O marítimo burgo falazava desvairadas línguas. A veniaga cosmopolita disputava os produtos dos descobrimentos, dentre os quais àquela época avultavam o oiro da Mina e o assucar da ilha…”. ….”

A expedição de Pedro Alvares Cabral e a descoberta do Brasil , de Jaime Cortesão

segunda-feira, janeiro 25

A PESCA

Entretanto, teimosamente a nossa marinha de pesca lá vai singrando, a justificar pelo menos, a Secretaria de Estado.

SALDANHA

Foi-se embora. foram 225 metros a passar. Quando carregado são 14 metros de calado. Impressiona.
Não sei o que trouxe. Sei que não levou nada. A não ser a água do rio.
Este navio tem a particularidade de ter estado aprisionado pelos piratas somalis. Pagou 1,9 milhões de US dollares para se safar.

LISBOA

Lisboa a acordar. Note-se o céu ainda abixanado. Está mau, isto!!!!