quarta-feira, maio 7
GLAS DOWR
Este tamboril dos mares , é um " Offshore processing ship", que em português vernaculo é uma fábrica.
De porcarias, a ver pelo nome: DOW.
Tem 97.523 tons de DWT, arvora a bandeira das Antilhas Holandesas, essas, onde o fisco põe a massa a render patacos....
É um navio de 1996.
O numero IMO é o 911 66 20
7 DE MAIO
Além do afundamento do LUSITANIA, em 1915, causando 1.198 mortos, por parte dos U SHIPS alemães, também há para recordar a rendição incondicional aos aliados, em Reims, destes mesmos alemães.
Em 2008, atracou no FAIAL esta beleza dos mares, que foi bota abaixado no dia 1 de Agosto de 2003; Navegou pela 1ª vez em Janeiro de 2004. Possui uma tripulação permanente de 60 pessoas. Botes, é como segue:
O principal tem 63 pézes; Mais 7 de varios tamanhos.
Tem ainda, no seu interior, um mini submarino, de 40 pés, com capacidade para 10 pessoas.
Mede 126,19 metros, e tem 21 metros de boca. Neste caso, bocarra. Cala 5,85 metros. Tonelagem de Registo, grossissimas 9.932 tons. Atinge uma velocidade maxima de 20 nózes, e tem uma autonomia de 8.000 milhas.
Para isso serve-se de 8 (OITO) Mercedes Benz de 2,400 cavalos cada(!!) e dois Geradores de 6 MW.
Bandeira de GeorgeTown, aliás , à semelhança do Blue Moon I.
O submariono aproxima-se
Vista de noite
Imagem a reter: as proporções
Numa marina
terça-feira, maio 6
O DIA NO MUNDO
Foi no dia de hoje, 6 de Maio, que durante a manhã, o dirigível Alemão , HINDENBURG, o maior e mais sofisticado jamais construído, explodiu ao “ atracar” em Lakehurst, New Jersey. Morreram 35 pessoas. Foi talvez o primeiro grande acidente a ser transmitido em directo, se bem que ainda na rádio, o que ajudou à enorme consternação.
Navegava a 85 milhas por hora, transportava 97 passageiros, media 240 metros de comprimento, e era impulsionado por um belo Mercedes Benz. ( alemão).Uma fuga de hidrogénio , localizada na popa, foi a causadora do desastre.Tinha já 10 viagens no activo, quando se deu o desastre.
sexta-feira, maio 2
VOLTA AO MUNDO EM (?) DIAS
No dia 27 de Abril, começou a tentativa de " RECORDar"
a volta ao mundo
Parou por estes dias, para meter combustivel nos Açores. E m fez o dia ao gasolineiro....
PASSAROS DO SUL
Primeiro são as andorinhas...
Depois vêm estes passarões, que para saberem se estão na latitude desejada, colocam um pacote de manteiga em cima de uma mesa. Quando a dita derreta, é hora de por a proa a Oeste.
quinta-feira, maio 1
DIARIO DE VIAGENS CMDT PINTO BASTO
De tarde, céu pedrento, mar aumentando. Vento SSW frescalhão, navio andando 10 milhas em GGG,jj, traq. e bujarrona.
26 de Julho
Atmosfera de stratus transparente e cumulus soltos, encinzeirada para SW. Barómetro baixando. Pelas 4.15 (a.m.) rebentou a escota do joanete de proa que eu mandei ferrar e arriar depois ao convés. Pelas 8.30, quando se mudou o rumo, rebentou a escota do velacho a BB. Arriou-se a verga e rizou-se este, içando-se depois. Substituiu-se o traquete redondo por se ter roto. Rizou-se a gávea.
DIARIO DE VIAGENS
A Comissão Cultural da Marinha publicou em 1990 o Diário de Viagens do Cmdt. Pinto Basto.
Deliciem-se.
... Muito balanço até 9 de Julho. pela 4.30 da tarde de 10, avistou-se Pero Banhos ( Chagas) e às 6 da manhã começamos a navegar à vela, apagando-se a máquina.
Continuandp à vela com óptimo tempo - Atmosfera de cumulus soltos. Vento SE/5f. Anda o navio à média de 5'.5. Está acesa uma caldeira para destilar, produz 4ooo litros por dia e gasta 240 Kgs em 24 horas. O preço de 1000 litros de água é 10 shillings, com carvão a 36 shillings.
Das 4 da manhã em diante, começaram a aparecer aguaceiros a SE dando algum vento e chuva. Como o Faria estivesse bom, deixei o penacho.
Passagem de carvão para vante. Neste navio há sempre, ou remoção, ou passagem pela coberta, ou carvão fora dos paióis, enfim, tudo o que se pode fazer com carvão......
quinta-feira, abril 24
PORTO DA HORTA 1911
quarta-feira, abril 23
terça-feira, abril 22
AN YUE JIANG
Navio da Republica Popular da China. Transporta 77 toneladas de armamento variado para o Zimbawe, de R. Mugabe. Tentou atracar e descarregar em Moçambique, sem sucesso, o mesmo tratamento que os Angolanos já tinham dado. Deve voltar para trás. Pensa-se que este armamento estaria relacionado com a a tentativa de eliminação de uma praga de mosquitos, persistente, que surjiu apóa as ultimas eleições, de que não há resultados, ainda.
Indicativo de chamada : BOAS ( só pode....)
DWT : 14.913 tons
Carga Geral de 1986
sábado, abril 19
quarta-feira, abril 16
ARTE DA PACIÊNCIA
terça-feira, abril 15
segunda-feira, abril 14
OS MARINHEIROS
domingo, abril 13
POINTE DU CASTEL
Registado nos FRENCH ANTARCTIC TERRITORY, apesar de ostentar o nome do porto de registo Marselha à popa tourada. Bandeira de conveniencia, suponho, depois " alugado" .
Transporte de produtos quimicos, talvez construção Chinesa ou Coreana, em Junho de 1992; De 4 864 tons de deslocamento.
O seu indicativo de chamada é o FNDZ, e o numero IMO o 9007104.
Subscrever:
Mensagens (Atom)