quinta-feira, agosto 6

NORWEGIAN JADE

O contra senso. Não é o filhote, o patinho feio, não senhor. É antes o combustivel, sempre para cima do milhar de toneladas.....
Chegou hoje
A imponencia perde-se um pouco, quando mostra a face " navio"....

quarta-feira, agosto 5

CACILHAS

Cacilhas by - the - sea. Ontem apeteceu-me umas imperiais fresquinhas, e uns caramões para aconchegar. Cervejaria O FAROL, que conheço desde que me lembro. Sempre a mesma azáfama. Lembro-me sempre do meu Pai e dos amigos a parar lá, para a imperial, depois de um dia de trabalho nos navios da CPP, Olho de Boi.

LISBOA ONTEM

O PORT DOURO, a chegar com os caixotes vazios.

CLARA

Debaixo da ponte.

A DANÇA

Os actores não mudam muito, nesta Lisboa oca.
Mas a coreografia é sempre diferente.
E bonita.

O ELEVADOR DE CACILHAS

Dei comigo a matutar se este elevador, que com chauffeur e segurança própria não será o elevador mais "tudo" da Europa, quiçá do mundo - diria o JFMV. Na zona ribeirinha, entre Cacilhas e o Olho de Boi, local de onde nos idos tempos das fontes e das faltas de água, o Zé Povinho vinha abastecer de aguas e de noticias. Hoje o Olho de Boi é desolador, apesar de haver arrendatarios, com tabuletas e tudo, muitas delas penduricadas das portas. Parece que serve de habitação de fim de semana, a algumas familias. Foi a maoir empresa de pesca de Portugal, talvez, e deixou obra, para gáudio da sanha dos politicos.

LEÃO HOLANDÊS

É talvez o navio mais bonito dde Lisboa. A par com o Blue Moon I. Pena é que um raramente se veja com o enxoval no ar, e o outro raramente areje os trapitos. Mas é outra historia.
O "Leão Holandês" é, presentemente, um barco de 44 metros de comprimento e 6.2 metros de boca , com três mastros que envergam 510 m2 de velas. Equipado com um motor de 230 cavalos, a diesel, e as mais avançadas tecnologias de navegação e comunicação, o "Leão Holandês" obedece às mais exigentes regras de segurança internacionais.

terça-feira, agosto 4

FORTE DE S.SEBASTIÃO DA CAPARICA

A Torre Velha, situada na margem sul do rio Tejo, foi mandada erigir por D. João II, no lugar do antigo Forte da Caparica, construído no reinado de D. João I. A sua estrutura original, segundo as gravuras de Garcia de Resende, era composta por uma torre e um baluarte, no mesmo modelo desenvolvido alguns anos depois na Roqueta de Viana do Castelo e na Torre de Belém.
Em 1571, à semelhança do que aconteceu com diversos fortes ao longo da costa portuguesa, D. Sebastião mandou reformar a torre, ficando responsável pela obra Afonso Álvares, cujo projecto a transformou numa fortaleza de maiores dimensões.
Nessa época passou a ser designada por Fortaleza de São Sebastião da Caparica. Entre 1580 e 1640 ficava conhecida como Torre dos Castelhanos, sofrendo alterações estruturais durante a dinastia filipina. A fortaleza que chegou aos dias de hoje mantém as partes fundamentais existentes em meados do século XVII, como comprova uma planta desenhada em 1692 (IAN/TT, Col. Casa de Cadaval). A planta da fortificação desenvolve-se em U, composta por três corpos, e três baluartes com casernas. Uma das extremidades do forte é prolongado por um baluarte e pela torre de vigia. Junto à porta de armas foi edificada a capela, dedicada a São Sebastião. O corpo central da Torre Velha é de planta quadrangular, rebaixada, à qual foi adossada a casa do governador. A antiga porta da praça, junto à torre, ostenta escudo com as armas de Portugal.
No final do século XVIII a fortaleza voltava a receber obras, possivelmente de consolidação, dirigidas pelo coronel Francisco D'Alincourt (SOUSA,Raul,1997). Em 1801 as fortalezas da margem sul do Tejo eram desactivadas, e alguns anos depois a Torre Velha foi transformada em lazareto, destinado a abrigar passageiros e tripulantes que necessitassem ficar em quarentena. No ano de 1832 a torre voltava a ser remodelada e reactivada, mas no final do século XIX servia apenas como depósito e alojamento. A Fortaleza da Torre Velha é um dos mais importantes exemplares da arquitectura militar renascentista portuguesa, uma vez que foi dos primeiros sistemas integrados de artilharia para defesa da barra de um estuário desenvolvidos em Portugal nos finais do século XV, inícios do século XVI, formando uma "defesa tripartida" da barra do Tejo juntamente com o baluarte de Cascais e a Torre de Belém.
Catarina Oliveira IPPAR/2004.
Ministério da Cultura, pois então.

NS MIRCEA

Barca de 3 mastros, construída também em Hamburgo, em 1938, para a armada da Roménia.
Comp. de fora a fora : 82,1 m Boca : 12 m Altura dos mastros : 42 m Calado : 5,2 m Superf. Vélica : 1800 m² (23 velas) Tripulação : 210 Velocidade : 10 Nós (approximadamente) .
A piada disto tudo é que é aparentada da nossa Sagres.
O seu nome não tem nada a ver com as politiquices, embora me apetecesse espetar um ferrãozinho

STOWAWAYS

Foi na primeirissima acção de Fiscalização, Contenção e finalmente de Repressão aos clandestinos, que demos com estes , perfeitamente acomodados e já com 2 dias de viagem. Resolveu-se a questão na SEXTA FEIRA, que é dia de caracóis.....

DESNORTEADOS

Ou nem tanto assim. Ou nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Umas vezes por cima, outras por
Outras por baixo.
E hoje não me entendo com o Blooger!!!!!

S. MIGUEL

Se ainda se lembram destas ambiencias...... Só o cadeirão destoa, que as varizes comprovam como era, há vinte e mais anos.... E o aparelho acima, o que é???? Alvissaras

segunda-feira, agosto 3

S.MIGUEL

Assim foi. De S. Miguel , fui a S. Miguel
Tudo no mesmo sitio, mais bonito, mais arranjado.
As PORTAS DO MAR, uma delicia, pela simplicidade de soluções.

sábado, julho 25

SHAME ON YOU

Did you pay for a job?
Some comments from a straw poll of seafarers who were asked if they had paid a manning agent:
I paid my manning agent US$600 to get me a good job.”Yuri, Ukrainian, AB, bulk carrier
This time I didn’t pay. But in Ukraine usually everybody pays – we just don’t tell people.”Ukrainian, technical electrician, cruise ship
I paid nothing for the job I have now, but in the past I have paid the agent for a job.”Ronnie, Filipino, AB, bulk carrier
I paid US$300 to the owner.”Fernando, Indian, 2nd officer, bulk carrier
In my 20 years in this company (Japanese) I have never paid money to get a job.”Bambang Setyo, Indonesian, 2nd officer, general cargo ship
I don’t pay. Our agency in the Philippines gives us the chance to arrange everything by phone so we don’t lose time or money going to Manila.”Filipino, deck boy, container ship
The last time I paid was in March 2001, but my company knows about it – we consult the company regularly. I paid US$1,500, which is half a month’s salary. I know that at least three manning agencies in my home city are still taking money from crew, equivalent to up to 10 per cent of their wages.”Anatoly, Russian, captain, general cargo ship.
Quase sempre é o orgulho que os faz negar estas situações. Nesta industria todos o sabem, mas preferem olhar para o lado. Sabemos à partida, que com os dados viciados, " a coisa" mais cedo ou mais tarde, vai dar para o torto. Nós, por cá, tudo bem; Não damos para este peditorio. Mas vamos estranhar. Ainda bem que a EUROPA é um ESTADO EMINENTEMENTE SOCIAL.
SHAME ON YOU!

ANATOLi

De Pireus. Nome: ANATOLI Tipo : Bulk Carrier IMO Nº: 9138941 Bandeira: Greece Arq. Bruta : 27 566 grt DWT: 47 116 MT Comp. 190 m Boca max: 34 m Call sign : SYTA Construido em 1998 por STX SHIPBUILDING - SEOUL - SOUTH KOREA

VESSEL DETAILS

GENERIC

SPEED 14,5 knots DIMENSIONS

BREADTH EXTREME 32,00 m BREADTH MOULDED 32,00 m DEPTH 16,50 m DRAUGHT 11,61 m FREEBOARD 4918,0 mm LENGTH B/W PERPENDICULARS 179,24 m LENGTH OVERALL 190,00 m

NET TONNAGE 15231 tons

LOADLINE FREEBOARD (SUMMER) 4918,0 mm

CAPACITIES FUEL OIL 2202 m3

CARGO CARGO HANDLING 4 CRANES 25 T CARGO HOLDS 5 (tot 58.687 m3) HATCHWAYS 4 (19.2 x 16) 1 (17.6 x 16)

STRUCTURE HULL MATERIAL STEEL WATERTIGHT COMP. 8

ENGINE ENGINE BUILDER HYUNDAI HEAVY INDUSTRIES ULSAN - SOUTH KOREA ENGINE BUILT YEAR 1997 ENGINE POWER 8567 KW INTERNAL COMBUSTION ENGINE (1) 2T - 6 CYL - 50.00 X 191.00 AT 127 RPM PROPELLING SYSTEM 1 SCREW PROPELLER SOLID LB 10.00 AT 127 RPM PROPELLING TYPE DIESEL

HISTORICAL INFO PLACE OF BUILD GOEJE IS. SOUTH KOREA YARD NUMBER 1008 S HISTORICAL INFO FORMER NAMES since 2002 Jun 14 PRETTY SOURCE FORMER FLAGS since 2002 Jun 14 PANAMA

SORTE GRANDE E TERMINAÇÃO

Nem sempre fazemos figura.
Outras vezes, é o que se vê. Gregos e Russos. Se bem que os gregos tenham tripulações de " conveniencia"

CHEGA PR'A LÁ

Adicionar imagem O Mestre Camilo, a "empurrar" o Victory, para o cais.

sexta-feira, julho 24

KANAN I EX GALP SADO

De novo sómente a bandeira. Veio da loja ha pouco. E também por ser PANAMÁ, que não portuguesa. BINOVA portanto.
O GALP SADO foi vendido para interesses da Nigeria..... Tudo bem. O GALP LISBOA TAMBEM TINHA SIDO VENDIDO, ha poucos dias.
A dor é saber que não se vai fazer nada para inverter este ciclo de vendas.
É uma politica perfeita de desertificação da noissa marinha.
Só não se compreende a quem e como pode interessar . Sabemos que a tacanhez de ideias é terrivel, e assolapa uma larga camada de funcionalismo. Mas será que pode tanto???
Parecido com isto, só mesmo a docapesca em Loures.

RENATE SCHULTE E O MARTI PRINCESS

Nos finais de Junho, ali prós lados da Turquia e dos Dardanelos, 2 navios tiveram o que de pior há. Um encontro, sem consequencias gravosas para a tripulação ou para o ambiente. As imagens contam a historia. Apesar das melhorias introduzidas, o factor humano, sempre presente, acaba por ditar as leis. A fadiga acumulada, os quartos solitários, e até problemas de saúde, poderão estar na causa de muitos incidentes e acidentes. A composição das tripulações também não deverão ser estranhas a este caldinho. Mas enfim, mais um acidente que poderia ter consequências imprevisíveis, não foi evitado. Portugal, felizmente, está muito próximo da excelência, neste campo. Dentro de muito pouco tempo, não teremos navios nem marinheiros para nos darem este tipo de preocupações. Mas ainda em relação a este acidente, os navoios em questão são o RENATE SCHULTE, Imo Nº 9057147, 14. 619 Tons Gross, construído em em 1994, baandeira alemã. Estado ribeirinho, de tradição marítima. E o Marti Princess, Bandeira de Malta, construido em 2008 e 6,019 Gross Tons. Chocaram cerca das 22 00 horas a cerda de 12 milhas da costa. O Marti Princess, com uma carga de 8.000 tons de cimento, meteu alguma água ( depois do acidente), mas parece que além de devidamente cimentado, não houve nada mais a lamentar. 4 dias depois, 1 de Julho, os navios foram separados e levados a recato.

PÉ DA PONTE E O NASCER

Inspecções periódicas?