quinta-feira, agosto 20

LISBOA - SINOPSE

Martim Moniz, de uma lado para o outro. Literalmente.
Songo: sabia-se que boiava. Agora boia e aguenta-se .
O Principe Perfeito, com a vestimenta de rigor, do Mar da Palha. Pouca gente, pouco Pano....
Rebocador Montebelo, a evoluir
OPDR LISBOA, à descarga.
NILEDUTCH KUITO
E uma das Jóais que se mantém no activo. O S. Paulus, que faz as delicias desta malta daqui.
E o regalista, desta vez a motor....

quarta-feira, agosto 19

FRED OLSEN LINES

O Trompe d'oeil

BLACK PRINCE - O DIA A DIA

Trata-se da face menos visivel da vida dos navios de cruzeiro. Ter de se apresentar sempre em " pristine condition", implica muitos e variados trabalhos , nem sempre valorizados.
Ta´lvez por isso, os numeros de circo são recorrentes.

BLACK PRINCE

Acabei de ler, do Luis Miguel Correia, que este belissimo navio, e sublinho , o navio, vai deixar este ano de nos visitar....
Aqui a evoluir para o cais - Terminal de Passageiros, terminal misto ou lá o que é, ou o que vai ser. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas Lisboa, na zona da ponte do Tejo, Alcantara, cheira à merda. E Muito.
Muitissimo será o termo. Alguém sujou-se por aí.....
A Fred Olsen Lines vai retirar o navio em Outubro deste ano, e já tem no seu site o que serão os ultimos dias deste navio:
" ..Black Prince’s Farewell Season will begin on 9th September 2009 with a ten night Around the UK cruise from Liverpool, then a three night mini cruise from Liverpool to Southampton. The season continues with a 10 night Historic Home Ports cruise from Southampton back to Southampton; followed by her final cruise of 14 nights to the Canary Islands. The ship returns to Southampton on Friday 16th October, 2009. "

MALDADES

Pois, às 3 da manhã, não se faz.... Ao telefone, do meio do rio Tejo.

O FORTE DA TRAFARIA E OS TRÊS BURACOS

Decididamente, existem épocas, edificios, eras e possivelmente gentes que não suscitam particular interesse.
Os buracos do Forte da Trafaria, e o forte em si, não deveriam estar na categoria acima. Por muitas e variadissimas razões.
Se estivesse coberto de terra, haveria já uma legião de escavadores, a gastar fortunas dos nossos impostos, num afã de descoberta. A porra é que está à vista!!!
Começou como bateria de fogo rasante, que protegia o Tejo. Parte dele,entenda-se! Porque desde a foz até aqui, a rapaziada levava porrada que até criava bicho!!! Se se estava de bem com a França, vinham os Ingleses e partiam a loiça toda. Se por outro lado, era a Inglaterra com que se acasalava, então eram os franceses a armar ao pimpolho.No intervalo tinham os argelinos aqui o seu ATL predilecto. Os espanhóis, por força das ciscunstancias, já eram da casa. Zangas de familia, dizia-se.
Escusado será dizer, que os que levavam na corneta eram sempre os mesmo.

PALMALI VOYAGER

Dia 17, a chegar, com a luz das 9 da noite.
Pelas dimensões, é um belo de um salpicão....
Cargo
Year Built: 2004, Volvogrado. ( cá me parecia)
L: 140 m
B: 17 M
DeadWeight: 6970 t
Speed recorded (Max / Average): 9.3 / 8.5 knots
Flag: Malta [MT]
Call Sign: 9HXP7
IMO: 9324801
MMSI: 215695000
Do Bósforo, para o mundo

segunda-feira, agosto 17

EURO SNOW

E prontos!! Oficialmente acabaram-se as " nódoas "nas fotografias.
Possivelmente tambem vão acabar as fotografias a subir e a descer.... Lá se vai a minha teoria da velocidade da rotação da terra, etc, etc....
E estou de volta. Back in business.....
Vessel's Details
Ship Type Cargo
Year Built: 2002
Length x Breadth: 133 m X 20 m
DeadWeight: 8000 t
Speed recorded (Max / Average): 18.5 / 16.3 knots
Flag: United Kingdom [UK]
Call Sign: VQGH9
IMO: 9244207
MMSI: 235613000

O BANHO

É por norma o primeiro tratamento de beleza,dado aos navios em docagem. Tem de se adoçar o casco para retirar o marisco, nas primeiras horas que se seguem ao sair da água.
Mangueirótermia, na Naval Ria.

NAVAL RIA

O Rio Agueda, que já foi um dos grandes atuneiros mundiais, quiçá de Aveiro ( não JFMV???), transvertido de arrastão.
Tem um ar muito Moshe Dayan, não

AVEIRO - CHEGADA

Os pilotos não estavam muito virados para nos meter dentro, mas lá se foi andando, seguindo as águas da lancha piloteira. Visibilidade 50 a 100 metros, alternando com poças de claridade.
A seguir foi o banhinho, o tachinho, e o taxizinho, não sei se por esta ordem.

CALE DE AVEIRO

Em S. Jacinto, 24 horas depois de se ter deixado Lisboa pela popa.

LISBOA AVEIRO, A 6 NÓS

Não foi muito cedo, foi mais para o horario nobre, das 9 da manhã, a hora da largada do pontão do Montijo, na Estação Fluvial do Cais do Sodré.
O Mestre Pinto, sempre muito atento, lá apareceu, ronceiro, no Trafaria Praia, que ia para fabricos na Naval Ria.
A barra foi franqueada à velocidade estonteante de 8 ,5 nózes, tendo nós usado 2 pelo menos do rio. Devolvemo-lhos assim que viramos para norte, e entramos nas brumas eternas do Atlantico.
Provavelmente foi num dia como este que Alvares Cabral decidiu ir descobrir os Brasis, lá para o Sul, e deixar a Inglaterra e as Holandas para os estranjeiros. Como eu o compreendo, e os meus amigos também diriam o mesmo se tivessem sentido aquele frio humido, que se entranhava em tudo o que é poro do corpo.... Isto logo na volta do Raso, que parecia um filme do Harry Potter.....
As navegações tornaram-se, nos ultimos anos, mais precisas, o rigor cresceu na medida em que diminui a apetencia das tripulações para as coisas do mar.
Não creio que os pescadores se enquadrem nesta observação, mas este companheiro, possivelmente cansado, ou então porque tinha meios que o TRAFARIA não dispunha, calculou um CPA que me deixaria arrepiadito, para não dizer mais. E assim, há que prolongar com o rapaz, e deixa-lo ir na sua cegueira.
E foi....

segunda-feira, agosto 10

PORTUGUESE PORTRAITS t0 ep 02

Inclue-se a pag. 1, que por lapso não foi apresentada.~

SEA ARCTIC

Fugiu, raspou-se, escapuliu. Ou então , atento à crise, à mãe de todas as crises, abrigou-se nalgum hipotetico paraiso avermelhado.
Time (UTC) Vessel's Name Port Area Long/Lat Speed Course
2009-07-29 12:02 ARCTIC SEA English Channel -3.278333 49.8305 7.4 228
2009-07-29 00:00ARCTIC SEA English Channel -0.4251933 50.44944 9.3 254
2009-07-28 12:30ARCTIC SEA North Sea 2.150255 51.57179 11.8 217
2009-07-28 00:06ARCTIC SEA North Sea 4.417833 53.19867 10.4 202
2009-07-27 22:11ARCTIC SEA North Sea 4.587703 53.49265 9.5 198
2009-07-27 08:54ARCTIC SEA North Sea 6.438155 55.48749 10
2009-07-26 04:58ARCTIC SEA Baltic Sea 11.62177 57.17516 9.4 338
2009-07-25 12:01ARCTIC SEA Baltic Sea 13.70801 55.23745 9 270
2009-07-25 02:41ARCTIC SEA Baltic Sea 15.3375 55.685 7.4 241
2009-07-24 13:22ARCTIC SEA Baltic Sea 16.87442 56.29191 2.9 305
2009-07-24 00:15ARCTIC SEABaltic Sea 17.47878 57.34977 9.5 198
2009-07-23 14:26ARCTIC SEABaltic Sea 18.93333 58.64117 9.4 207
O navio esteve em KALININEGRADO, subiu até perto de OULU, no golfo de Bothnia, que é lá " ó Norte cumó caraças", e depois veio por aí, até sabermos da posiçao de 27/08.
Naturalmente depois afastou-se da costa para evitar os VTS.

domingo, agosto 9

PORTUGUESE PORTRAITS

Agora que o Benfiquinha parece que acertou o passo, que tem alguma coisa parecida com o futebol, nada melhor para um final de verão que o nosso ego ser massajado por alguem de fora. E alguém que não terá sido pago pelo estado novo. Aí, meus amigos estão quilhados, num dos mais famosos improperios do JFMV. É isso. Espero que se leia. Amanhã teremos a " suite do recit". Só me falta andar a cavalo, carago!!!!!