segunda-feira, agosto 17

LISBOA AVEIRO, A 6 NÓS

Não foi muito cedo, foi mais para o horario nobre, das 9 da manhã, a hora da largada do pontão do Montijo, na Estação Fluvial do Cais do Sodré.
O Mestre Pinto, sempre muito atento, lá apareceu, ronceiro, no Trafaria Praia, que ia para fabricos na Naval Ria.
A barra foi franqueada à velocidade estonteante de 8 ,5 nózes, tendo nós usado 2 pelo menos do rio. Devolvemo-lhos assim que viramos para norte, e entramos nas brumas eternas do Atlantico.
Provavelmente foi num dia como este que Alvares Cabral decidiu ir descobrir os Brasis, lá para o Sul, e deixar a Inglaterra e as Holandas para os estranjeiros. Como eu o compreendo, e os meus amigos também diriam o mesmo se tivessem sentido aquele frio humido, que se entranhava em tudo o que é poro do corpo.... Isto logo na volta do Raso, que parecia um filme do Harry Potter.....
As navegações tornaram-se, nos ultimos anos, mais precisas, o rigor cresceu na medida em que diminui a apetencia das tripulações para as coisas do mar.
Não creio que os pescadores se enquadrem nesta observação, mas este companheiro, possivelmente cansado, ou então porque tinha meios que o TRAFARIA não dispunha, calculou um CPA que me deixaria arrepiadito, para não dizer mais. E assim, há que prolongar com o rapaz, e deixa-lo ir na sua cegueira.
E foi....

Sem comentários: