Navio estranho. Muito estranho
sexta-feira, agosto 21
BIRTHE THERESA
Technical data
General
Name m/t Birthe Theresa
Call sign 9VFJ3
Flag Singapore
Home port Singapore
Built 1995
Class notation Lloyds Register + 100A5 oil chemical tanker type 2, MC AUT, Ice Class E2
IMO number 9083184
N.A.A.B.S.A. Yes
Trading area Europe and Mediterranean (trading can be extended to world wide)
Gross tonnage 2094
Nett tonnage 969
Deduction, SBT 435
Hull Double sides, double bottom
Main Dimensions
Summer dw.a.t. 3403
Winter dw.a.t. 3398 mt
Lenght o.a. 87.80 m
Lenght b.p. 84.32 m
Breadth 12.30 m
Draft 5.50 m even keel
Air draft 10.50 m
Bunker capacity fueloil
N/A
Bunker capacity diseloil
130 cbm
Ballast water capacity
1250 cbm
TPCM
9.3 mt/cm
Tank Layout
Total cap., cargo tanks
(basis 98 pct filling): 3,878 cbm in 12 marine line coated wing tanks.
Cargo tank layout
2 x 6 wing tanks
Max. S.G.
1.45 in all cargo tanks.
Seperate slop tank
Vessel equipped with seperate line and pump for emtying sloptank on deck. This pump also to
be suitable for recirculating water for tank cleaning through pre-heater.
Manifold to deck
185 cm
Manifold to stern
42.50 m
Manifold to bow
41.60 m
Manifold to rail
140 cm
Cargo Handling
Segregation
3 grades complete segregation by seperate lines and pumps. 12 grades segregation by use of 12
press-vac/exhaust pipe valves and by use of double cargo valves (of butterfly type) but with
cargo pumps and lines in common.
Cargo pumps
2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm
w/h by against 7 bar b/p.
Loading rate
320 cbm/tank max. 4 tanks at the same time - maximum/depending on circumstances.
Discharging rate
2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm
w/h by against 7 bar b/p. - maximum/depending on circumstances.
Loading by sucking
Heating capacity
Maintain about 80 deg c.
Tank cleaning system
Vessel able to clean tanks with 90 deg c hot water through pre-heater and permanent or
portable butterworth system and able to clean tanks by use of steam only.
Cargo lines
All cargo pipes stainless steel 316 L. Diameter of three discharge lines from manifold on deck to
pumproom crossover 3x 8". In the cargo tanks 6". Manifold size: 1 x 10" and 2 x 8".
Vapour system
Vapour return line is fitted.
Oil monitoring system
Yes.
Gauging
Closed
Derricks / Cranes
1 x 0,75 MT SWL
Main and Auxiliary machinery
Main engine
Caterpillar type 3606 - 2500 BHP
Propeller
Fixed
Bowthruster
Yes - 350 bhp
Auxiliary engines
CUMMINS
quinta-feira, agosto 20
RAINBOW WARRIOR III
A rapaziada da GREENPEACE, vai pela primeira vez, ter um navio de raiz, navio verde, dizem com todos os merdelins que devem ter os navios modernos. Será preferencialmente do propulsão À vela, não enjeitando um motor de 600 KW para os dias em que o vento não aparecerá.
Será construído na Alemanha, nos Fassmer Shipyard , e deverá ser entregue em 2011, para comemorar os 40 anos da organização.
Vem substituir o actual RB II, que se está a tornar uma enorme dor de cabeça, face à manutenção.
quarta-feira, agosto 19
BLACK PRINCE - O DIA A DIA
BLACK PRINCE
Acabei de ler, do Luis Miguel Correia, que este belissimo navio, e sublinho , o navio, vai deixar este ano de nos visitar....
Aqui a evoluir para o cais - Terminal de Passageiros, terminal misto ou lá o que é, ou o que vai ser. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas Lisboa, na zona da ponte do Tejo, Alcantara, cheira à merda. E Muito.
Muitissimo será o termo. Alguém sujou-se por aí.....
A Fred Olsen Lines vai retirar o navio em Outubro deste ano, e já tem no seu site o que serão os ultimos dias deste navio:
" ..Black Prince’s Farewell Season will begin on 9th September 2009 with a ten night Around the UK
cruise from Liverpool, then a three night mini cruise from Liverpool to Southampton.
The season continues with a 10 night Historic Home Ports cruise from Southampton back
to Southampton; followed by her final cruise of 14 nights to the Canary Islands.
The ship returns to Southampton on Friday 16th October, 2009. "
O FORTE DA TRAFARIA E OS TRÊS BURACOS
Decididamente, existem épocas, edificios, eras e possivelmente gentes que não suscitam particular interesse.
Os buracos do Forte da Trafaria, e o forte em si, não deveriam estar na categoria acima. Por muitas e variadissimas razões.
Se estivesse coberto de terra, haveria já uma legião de escavadores, a gastar fortunas dos nossos impostos, num afã de descoberta. A porra é que está à vista!!!
Começou como bateria de fogo rasante, que protegia o Tejo. Parte dele,entenda-se! Porque desde a foz até aqui, a rapaziada levava porrada que até criava bicho!!! Se se estava de bem com a França, vinham os Ingleses e partiam a loiça toda. Se por outro lado, era a Inglaterra com que se acasalava, então eram os franceses a armar ao pimpolho.No intervalo tinham os argelinos aqui o seu ATL predilecto. Os espanhóis, por força das ciscunstancias, já eram da casa. Zangas de familia, dizia-se.
Escusado será dizer, que os que levavam na corneta eram sempre os mesmo.
PALMALI VOYAGER
Dia 17, a chegar, com a luz das 9 da noite.
Pelas dimensões, é um belo de um salpicão....
Year Built: 2004, Volvogrado. ( cá me parecia)
L: 140 m
B: 17 M
DeadWeight: 6970 t
Speed recorded (Max / Average): 9.3 / 8.5 knots
Flag: Malta [MT]
Call Sign: 9HXP7
IMO: 9324801
MMSI: 215695000
Do Bósforo, para o mundo
segunda-feira, agosto 17
EURO SNOW
E prontos!!
Oficialmente acabaram-se as " nódoas "nas fotografias.
Possivelmente tambem vão acabar as fotografias a subir e a descer.... Lá se vai a minha teoria da velocidade da rotação da terra, etc, etc....
E estou de volta. Back in business.....
Vessel's Details
Ship Type Cargo
Year Built: 2002
Length x Breadth: 133 m X 20 m
DeadWeight: 8000 t
Speed recorded (Max / Average): 18.5 / 16.3 knots
Flag: United Kingdom [UK]
Call Sign: VQGH9
IMO: 9244207
MMSI: 235613000
NAVAL RIA
AVEIRO - CHEGADA
LISBOA AVEIRO, A 6 NÓS
Não foi muito cedo, foi mais para o horario nobre, das 9 da manhã, a hora da largada do pontão do Montijo, na Estação Fluvial do Cais do Sodré.
O Mestre Pinto, sempre muito atento, lá apareceu, ronceiro, no Trafaria Praia, que ia para fabricos na Naval Ria.
A barra foi franqueada à velocidade estonteante de 8 ,5 nózes, tendo nós usado 2 pelo menos do rio. Devolvemo-lhos assim que viramos para norte, e entramos nas brumas eternas do Atlantico.
Provavelmente foi num dia como este que Alvares Cabral decidiu ir descobrir os Brasis, lá para o Sul, e deixar a Inglaterra e as Holandas para os estranjeiros. Como eu o compreendo, e os meus amigos também diriam o mesmo se tivessem sentido aquele frio humido, que se entranhava em tudo o que é poro do corpo.... Isto logo na volta do Raso, que parecia um filme do Harry Potter.....
As navegações tornaram-se, nos ultimos anos, mais precisas, o rigor cresceu na medida em que diminui a apetencia das tripulações para as coisas do mar.
Não creio que os pescadores se enquadrem nesta observação, mas este companheiro, possivelmente cansado, ou então porque tinha meios que o TRAFARIA não dispunha, calculou um CPA que me deixaria arrepiadito, para não dizer mais. E assim, há que prolongar com o rapaz, e deixa-lo ir na sua cegueira.
E foi....
segunda-feira, agosto 10
SEA ARCTIC
Fugiu, raspou-se, escapuliu. Ou então , atento à crise, à mãe de todas as crises, abrigou-se nalgum hipotetico paraiso avermelhado.
2009-07-29 12:02 ARCTIC SEA English Channel -3.278333 49.8305 7.4 228
2009-07-29 00:00ARCTIC SEA English Channel -0.4251933 50.44944 9.3 254
2009-07-28 12:30ARCTIC SEA North Sea 2.150255 51.57179 11.8 217
2009-07-28 00:06ARCTIC SEA North Sea 4.417833 53.19867 10.4 202
2009-07-27 22:11ARCTIC SEA North Sea 4.587703 53.49265 9.5 198
2009-07-27 08:54ARCTIC SEA North Sea 6.438155 55.48749 10
2009-07-26 04:58ARCTIC SEA Baltic Sea 11.62177 57.17516 9.4 338
2009-07-25 12:01ARCTIC SEA Baltic Sea 13.70801 55.23745 9 270
2009-07-25 02:41ARCTIC SEA Baltic Sea 15.3375 55.685 7.4 241
2009-07-24 13:22ARCTIC SEA Baltic Sea 16.87442 56.29191 2.9 305
2009-07-24 00:15ARCTIC SEABaltic Sea 17.47878 57.34977 9.5 198
2009-07-23 14:26ARCTIC SEABaltic Sea 18.93333 58.64117 9.4 207
O navio esteve em KALININEGRADO, subiu até perto de OULU, no golfo de Bothnia, que é lá " ó Norte cumó caraças", e depois veio por aí, até sabermos da posiçao de 27/08.
Naturalmente depois afastou-se da costa para evitar os VTS.
domingo, agosto 9
PORTUGUESE PORTRAITS
Agora que o Benfiquinha parece que acertou o passo, que tem alguma coisa parecida com o futebol, nada melhor para um final de verão que o nosso ego ser massajado por alguem de fora.
E alguém que não terá sido pago pelo estado novo. Aí, meus amigos estão quilhados, num dos mais famosos improperios do JFMV. É isso. Espero que se leia. Amanhã teremos a " suite do recit". Só me falta andar a cavalo, carago!!!!!
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