
O Mestre Camilo, a "empurrar" o Victory, para o cais.
De novo sómente a bandeira. Veio da loja ha pouco. E também por ser PANAMÁ, que não portuguesa. BINOVA portanto.
Os navios são grandes consumidores de combustível. Poluidores também, mas não tanto como muitas vezes se quer fazer crer; Mas são-no, como tudo e todos !
Apesar de algumas experiências com papagaios, velas e outros truques, a coisa continua a fazer-se à força de gasóleos, mais ou menos limpos…. Mas é de reter que as máquinas dos navios “ queimam” toda a porcaria que sobra das refinarias, e quanto mais sujo mais barato….
E como todos nós, também os naviozitos têem de ir à bomba. E, por incrível que pareça, também nesta área os postos mais baratos abundam por esses mares fora. Há até portos que se especializaram nos abastecimentos mais baratos. E as poupanças são bastante. Lembro-me de, em Aveiro, ali para os lados de Ilhavo, a Grande, o Jumbo ter um desconto de 0,20 € ( sim, 40 escudos) por litro, em relação a Albarraque, outra grande referencia no abastecimento automóvel.
Mas estava-se nos navios; Alguns portos pouco mais fazem que abastecer os passantes. Para isso, há que criar condições e fazer com que os navios de passagem sejam só isso. Não se podem tornar navios de “ficagem” …..
Gibraltar e Ceuta são dois exemplos aqui junto a nós. Canárias é outro. Cabo Verde esteve para ser, mas não foi. Portuguesismo proverbial! há alguma relação com os paraísos, pela legislação, mas isso é outra conversa. Há, claro, alguns bancos que vão meter gasolina às Caymam, Crocodilos, etc.….
Os navios, basicamente atracam, abastecem e saem para viagem novamente, tudo num período de muito poucas horas, fazendo com que a poupança valha a pena.E isto apesar de pagarem agenciamento, pilotagem, e taxas de acostagem…..
Cá entre nós, a coisa é mais light, mas vai-se fazendo, para contento do Sr. Santos e quejandos.
Como não há condições para os navios pararem na bomba, a bomba pára neles…. BOMBAMÓVEL.
Li com alguma surpresa - ou talvez nem tanto assim - que Sintra passaria a ser a capital do Romantismo. Ora ainda bem!
Quanto ao resto, fica-se bem no meio da ruínas dos nossos antepassados . Depois há somente que procurar o romantismo, algumas vezes no meio de sabe-se lá o quê. Não será fácil pois, levar por diante esta ideia. Até porque Sintra, nesta época de eleições é Mem Martins, Cacém, Queluz e demais barbáries. As freguesias rústicas ( românticas??) essas, são outra conversa
IMO NUMBER | 9412842 |
VESSEL TYPE | CONTAINER SHIP |
HULL TYPE | SINGLE HULL |
GROSS TONNAGE | 17.294 tons |
SUMMER DWT | 21.436 tons |
BUILD | 2007 |
BUILDER | IMABARI SHIPBUILDING IMABARI - JAPAN |
FLAG | PANAMA |
MANAGER/OWNER | MISUGA KAIUN EHIME - JAPAN |
INSURER | STEAMSHIP MUTUAL UNDERWRITING U.K. |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Não me canso de pensar no extraordinario trabalho que foi feito, ao preservar estas lindas para os que ainda hão-de vir. Varinos, canoas, botes, bateis, fragatas, faluas , praieiras ( que eu acho que foi um Ilhavense que as trouxe e adaptou aos canais do Tejo) e sei lá o quê mais.