quarta-feira, dezembro 12

O POR DO SOL EM S.JULIÃO DA BARRA HOJE 17 13 HORAS

Começou assim, às 17 13
Depois foi um corropio de vermelhos, até desaparecer

Não é concorrencia, mas estava tão bonito, o sol, o mar....

terça-feira, dezembro 11

A BOUNTY

Em cima, a Bounty, que foi desenhada para o cartaz do filme com o mesmo nome; Este navio, ou melhor, da sua revolta, nasceu um país, quase - Pitcairn Island, perto do Tahiti - onde ainda hoje se encontram os descendentes dos seus tripulantes. Esta ilha estava cerca de 200 milhas fora da posição nas cartas da altura; Era o local ideal.
Falta acrescentar que viveram todos muito felizes, com as cachopas que tinham " arranjado" no Tahiti, até terem conseguido destilar a primeira cachaça; Aí foi o Xico dos Pipos...
Em baixo, fotografias da replica da Bounty, 33 pézes maior que a original, construída em Lunemberg, na Nova Scotia, Canada. Enverga a bandeira dos U.S.A. Mesmo assim, insistem em chamar-lhe HMS Bounty! Vá-se lá saber porquê....

O CABO MONDEGO (parte II)

Imagens inéditas, do JFMV ao leme a aproximar-se do babo Mondego. Onde se lê a preocupação no seu rosto, pelo encurtar das distancias ao malfadado cabo e pelo adensar das nuvens, a pronunciar algum aguaceirito de vento.
Só a grande pericia desta equipagem permitiu esta passagem. Cabo Mondego para ré do través.
BOOOAAA!!!!

segunda-feira, dezembro 10

CABO MONDEGO

O desaterro , que se vê em baixo, é do cimento????

O QUARTO EM CIMA

De quê, perguntam vocês?? E eu respondo: Por contraposição ao quarto em baixo. Ou, em como o JFMV consegue manter-se acordado, para 2 fotografias não instantâneas; Se bem que acordado é forte de mais. Nota: Fotografias realizadas antes do almoço.

BLUE M;OON I

Digam lá se não está lindinho!!!!!

sexta-feira, dezembro 7

CAIXINHA DAS ALMAS

O Blue Moon vinha para Lisboa, ainda no Canal Principal de Navegação.
Já sabemos para onde vão. Fica em Aveiro, aquela terrinha ao pé de Ilhavo, para quem não sabe.

quinta-feira, dezembro 6

BARRA DO RIO DOURO

Espantosa, pela força. Devia ser máquina a toda a força, fechar os olhos e rezar.... E não era preciso coragem! Dizem por aí! Este navio fazia trafego costeiro.

quarta-feira, dezembro 5

RIO DOURO

Lindissima a imagem das tres preciosidades. Só o Ana MAria é perceptivel, PARA MIM..... Imaginem só o País ter 3 ou 4 barquinhos destes, para treinos e embaixadorias...

terça-feira, dezembro 4

Ganhámos uma operadora nova: A Fónix! É claro que não a escrevem assim, como eu, mas é assim que a vamos começar a chamar.

Perdeu-se" O "termo que no léxico cultural do povo, indicava o espanto, a dor, a surpresa; Ganhou-se uma operadora de telefone, ainda que virtual.

Bom , só nos resta o FOSGA-SE, que decerto vai subir aos primeirissimos lugares das preferencias , a julgar pela pesada vulgarização que o termo anterior vai sofrer.

segunda-feira, dezembro 3

sábado, dezembro 1

AVISTAMENTO

Regra 12 do RIPEAM
Quando dois navios à vela se aproximam um do outro, com risco de abalroamento, um deles deve afastar-se do caminho do outro da seguinte forma:
1.- Quando os navios recebem o vento por bordos diferentes, o que receber o vento por BB deve ceder passagem ao outro.
2.- Quando os dois navios recebem o vento pelo mesmo bordo, o que estiver a barlavento deve desviar-se do que estiver a sotavento.
3.- Quando um navio, que recebe o vento por BB avista um navio , por barlavento, e não consegue determinar com segurança por que bordo este está amurado, deve desviar-se do caminho do outro.

sexta-feira, novembro 30

OS TERRA NOVAS

Duas belíssimas imagens de 2 lugres patachos, Franceses, a navegar, creio para os Grande Bancos; Eram os TERRE-NEUVES, navios potentes com vento " de empurrar". Também usavam muito os pesqueiros da Islândia, mas nesse caso, já eram os lugres que para lá navegavam, bem melhores na bolina , ou ventos " de puxar"; Estas duas expressões, são minhas, creio e gosto bastante delas, portanto nada de criticas! Crê-se que os Franceses ( Bretanha) terão começado a pescar nos bancos da Terra nova antes de nós, até pela proximidade geográfica com a Inglaterra e Irlanda, que creio foi a GRANDE IMPULSIONADORA deste tipo de pescaria. Já em 1353, reinava em Inglaterra um senhor Eduardo, passou a Portugal uma licença de pesca nas suas águas, permitindo aí a pesca e o uso dos seus portos. Ora, creio que aqui será o inicio da gesta do BACALHAU, porque o bacalhau pescava-se por ali. Bom, o resto é fácil de imaginar.... Um bocadinho de cada vez, quando dão por ela estão encalhados na terra nova. Umas centenas de anos depois recorremos à Inglaterra novamente, agora para alugar e comprar navios , bem como tripulações. O que em Português quer dizer: Os primeiros pescadores Portugueses (modernos) do bacalhau, foram os .... Ingleses.

quinta-feira, novembro 29

SADINO O YACHT

Ja depois de transformado, aguarda provavelmente o novo dono, que se desconhece. Ficou estranho.

NAVIO MISTÉRIO

Creio que vou por a cabeça em água, a muita e boa gente, se perguntar o nome deste navio.
Não sei onde a fotografia foi tirada,

quarta-feira, novembro 28

SADINO - Ilustre desconhecido

Lugre de 2 mastros, de 34 metros de comprimentos e 193 toneladas de arqueação, foi construído por Mestre Arménio Bolais Mónica, na Gafanha. Foi vendido em 1977, para ser transformado em Yacht privado.

MARIA CLOTILDE

Este pequeno lugre, de 29,45 metros e 112,37 toneladas de arqueação, foi construído em 1948, em Faro, por Jose Miguel Amaro, para a Sociedade Maritima de Lagos, Lda.

Utilizada unicamente no trafego costeiro, com carregamentos de sal, cimento, carvão e pó de carvão, o navio naufragou algures ao largo da Costa Oeste de Portugal

INVEJA

É o que se sente, às 0830 da manhã, ao olhar para o mar.....