Em baixo percebe-se bem a diferença, quer de conceitos quanto à construção e utilização, quer de forma, notando-se no caso do ventura, o encaixotar da forma. Mas há pior ( melhor ?)!!
M/V OCEAN MAJESTY ( in infocruzeiros.com)
".....
1966- Contruído para a Transmediterranea S.A., como navio de passageiros regular entre a Península Espanhola e os arquipélagos de Canárias e Baleares, nos estaleiros de Union Naval de Levante S.A., Valencia, Espanha com o nome de M/V JUAN MARCH.
1985 – Vendido pela Transmediterranea, após quase uma vintena de anos como navio de passageiros entre os arquipélagos Espanhois e a Península, para a SOL Lines de Chipre, como cruzeiro-ferry e rebaptizado como nome de M/V “ SOL CHRISTINA” baseado na rota Piraeus-Rhodes-Limassol-Alexandria.
1986- Vendido à Opale Lines com o nome de M/V “ KYPROS STAR”.
1988 – Fretado pela companhia Adriatica e Navigazione como ferry na ligação Brindisi-Patras.
1989 – Vendido à Majestic Cruises, Piraeus para reconversão como navio de cruzeiros e rebaptizado de M/V “ OCEAN MAJESTY”com bandeira Grega , alterando capacidade para 535 passageiros.
1994- Fretado pela Epirotiki para cruzeiros no mediterrâneo essencialmente, com o nome de M/V “OLYMPIC” alterado posteriormente para M/V “ HOMERIC”.
1995 – Fim do charter e a Majestic Cruises rebaptiza o navio outra vez com o nome de M/V “ OCEAN MAJESTY”, navegando desde então com a bandeira Portuguesa, ostentando a Madeira como seu Porto de Registo...Foi anunciado recentemente que a Page & Moy irá abandonar o mercado dos cruzeiros e o navio deverá ser entregue ao seu armador para finais do ano 2009...Existem rumores que o seu futuro poderá passar pelo charter ou aquisição por um armador Português ......"