segunda-feira, agosto 10
SEA ARCTIC
Fugiu, raspou-se, escapuliu. Ou então , atento à crise, à mãe de todas as crises, abrigou-se nalgum hipotetico paraiso avermelhado.
2009-07-29 12:02 ARCTIC SEA English Channel -3.278333 49.8305 7.4 228
2009-07-29 00:00ARCTIC SEA English Channel -0.4251933 50.44944 9.3 254
2009-07-28 12:30ARCTIC SEA North Sea 2.150255 51.57179 11.8 217
2009-07-28 00:06ARCTIC SEA North Sea 4.417833 53.19867 10.4 202
2009-07-27 22:11ARCTIC SEA North Sea 4.587703 53.49265 9.5 198
2009-07-27 08:54ARCTIC SEA North Sea 6.438155 55.48749 10
2009-07-26 04:58ARCTIC SEA Baltic Sea 11.62177 57.17516 9.4 338
2009-07-25 12:01ARCTIC SEA Baltic Sea 13.70801 55.23745 9 270
2009-07-25 02:41ARCTIC SEA Baltic Sea 15.3375 55.685 7.4 241
2009-07-24 13:22ARCTIC SEA Baltic Sea 16.87442 56.29191 2.9 305
2009-07-24 00:15ARCTIC SEABaltic Sea 17.47878 57.34977 9.5 198
2009-07-23 14:26ARCTIC SEABaltic Sea 18.93333 58.64117 9.4 207
O navio esteve em KALININEGRADO, subiu até perto de OULU, no golfo de Bothnia, que é lá " ó Norte cumó caraças", e depois veio por aí, até sabermos da posiçao de 27/08.
Naturalmente depois afastou-se da costa para evitar os VTS.
domingo, agosto 9
PORTUGUESE PORTRAITS
Agora que o Benfiquinha parece que acertou o passo, que tem alguma coisa parecida com o futebol, nada melhor para um final de verão que o nosso ego ser massajado por alguem de fora.
E alguém que não terá sido pago pelo estado novo. Aí, meus amigos estão quilhados, num dos mais famosos improperios do JFMV. É isso. Espero que se leia. Amanhã teremos a " suite do recit". Só me falta andar a cavalo, carago!!!!!
sexta-feira, agosto 7
REGATA ATLANTICO AZUL - MARINHA DO TEJO
09:00 Largada do Cais dos Vapores (Montijo)
10:00 Mar da Palha entre o Montijo e Sta Apolónia;
11:00 Parque das Nações (Porta do Tejo - Linha de Chegada);
11:30 Entrada na Marina do Parque das Nações.
Faluas e Canoas:
09:00 Largada do Cais dos Vapores (Montijo)
09:30 Mar da Palha entre o Montijo e Sta Apolónia;
10:30 Alcântara / Pilar Norte da Ponte;
11:00 Praça do Comércio;
12:00 Parque das Nações (Porta do Tejo - Linha de Chegada);
12:30 Entrada na Marina do Parque das Nações.
13:00 GRANDE ALMOÇO E SURPRESAS!!!
15:00 Passeio com Faluas, Canoas e Catraios em frente à Zona Ribeirinha do Parque das Nações.
Mesmo tratando-se de uma regata a concorrer directamente com a grandiosa, magestosa e magnificosa dita do Pontão 8 da Doca de Alcantara, nunca poderiamos deixar de acolher de braços bem abertos esta iniciativa.
Como muito bem se sabe, aqui no Blue Moon, acolhemos todas as Manifestações que comportem " uma boa mesa".
Tratando-se , no caso que vertemos , de tal , apoiamos até ao desfalecimento, a iniciativa.
Por nós vamos tentar estar presentes.
quinta-feira, agosto 6
´THAT ' S THE WAY IT IS
NORWEGIAN JADE
quarta-feira, agosto 5
CACILHAS
Cacilhas by - the - sea. Ontem apeteceu-me umas imperiais fresquinhas, e uns caramões para aconchegar.
Cervejaria O FAROL, que conheço desde que me lembro. Sempre a mesma azáfama. Lembro-me sempre do meu Pai e dos amigos a parar lá, para a imperial, depois de um dia de trabalho nos navios da CPP, Olho de Boi.
O ELEVADOR DE CACILHAS
Dei comigo a matutar se este elevador, que com chauffeur e segurança própria não será o elevador mais "tudo" da Europa, quiçá do mundo - diria o JFMV.
Na zona ribeirinha, entre Cacilhas e o Olho de Boi, local de onde nos idos tempos das fontes e das faltas de água, o Zé Povinho vinha abastecer de aguas e de noticias.
Hoje o Olho de Boi é desolador, apesar de haver arrendatarios, com tabuletas e tudo, muitas delas penduricadas das portas. Parece que serve de habitação de fim de semana, a algumas familias.
Foi a maoir empresa de pesca de Portugal, talvez, e deixou obra, para gáudio da sanha dos politicos.
LEÃO HOLANDÊS
É talvez o navio mais bonito dde Lisboa. A par com o Blue Moon I. Pena é que um raramente se veja com o enxoval no ar, e o outro raramente areje os trapitos. Mas é outra historia.
O "Leão Holandês" é, presentemente, um barco de 44 metros de comprimento e 6.2 metros de boca , com três mastros que envergam 510 m2 de velas. Equipado com um motor de 230 cavalos, a diesel, e as mais avançadas tecnologias de navegação e comunicação, o "Leão Holandês" obedece às mais exigentes regras de segurança internacionais.
terça-feira, agosto 4
FORTE DE S.SEBASTIÃO DA CAPARICA
A Torre Velha, situada na margem sul do rio Tejo, foi mandada erigir por D. João II, no lugar do antigo Forte da Caparica, construído no reinado de D. João I. A sua estrutura original, segundo as gravuras de Garcia de Resende, era composta por uma torre e um baluarte, no mesmo modelo desenvolvido alguns anos depois na Roqueta de Viana do Castelo e na Torre de Belém.
Em 1571, à semelhança do que aconteceu com diversos fortes ao longo da costa portuguesa, D. Sebastião mandou reformar a torre, ficando responsável pela obra Afonso Álvares, cujo projecto a transformou numa fortaleza de maiores dimensões.
Nessa época passou a ser designada por Fortaleza de São Sebastião da Caparica. Entre 1580 e 1640 ficava conhecida como Torre dos Castelhanos, sofrendo alterações estruturais durante a dinastia filipina. A fortaleza que chegou aos dias de hoje mantém as partes fundamentais existentes em meados do século XVII, como comprova uma planta desenhada em 1692 (IAN/TT, Col. Casa de Cadaval). A planta da fortificação desenvolve-se em U, composta por três corpos, e três baluartes com casernas. Uma das extremidades do forte é prolongado por um baluarte e pela torre de vigia. Junto à porta de armas foi edificada a capela, dedicada a São Sebastião. O corpo central da Torre Velha é de planta quadrangular, rebaixada, à qual foi adossada a casa do governador. A antiga porta da praça, junto à torre, ostenta escudo com as armas de Portugal.
No final do século XVIII a fortaleza voltava a receber obras, possivelmente de consolidação, dirigidas pelo coronel Francisco D'Alincourt (SOUSA,Raul,1997). Em 1801 as fortalezas da margem sul do Tejo eram desactivadas, e alguns anos depois a Torre Velha foi transformada em lazareto, destinado a abrigar passageiros e tripulantes que necessitassem ficar em quarentena. No ano de 1832 a torre voltava a ser remodelada e reactivada, mas no final do século XIX servia apenas como depósito e alojamento. A Fortaleza da Torre Velha é um dos mais importantes exemplares da arquitectura militar renascentista portuguesa, uma vez que foi dos primeiros sistemas integrados de artilharia para defesa da barra de um estuário desenvolvidos em Portugal nos finais do século XV, inícios do século XVI, formando uma "defesa tripartida" da barra do Tejo juntamente com o baluarte de Cascais e a Torre de Belém.
Catarina Oliveira IPPAR/2004.
Ministério da Cultura, pois então.
NS MIRCEA
Barca de 3 mastros, construída também em Hamburgo, em 1938, para a armada da Roménia.
Comp. de fora a fora : 82,1 m
Boca : 12 m
Altura dos mastros : 42 m
Calado : 5,2 m
Superf. Vélica : 1800 m² (23 velas)
Tripulação : 210
Velocidade : 10 Nós (approximadamente) .
A piada disto tudo é que é aparentada da nossa Sagres.
O seu nome não tem nada a ver com as politiquices, embora me apetecesse espetar um ferrãozinho
STOWAWAYS
S. MIGUEL
segunda-feira, agosto 3
sábado, julho 25
SHAME ON YOU
Did you pay for a job?
Some comments from a straw poll of seafarers who were asked if they had paid a manning agent:
“I paid my manning agent US$600 to get me a good job.”Yuri, Ukrainian, AB, bulk carrier
“This time I didn’t pay. But in Ukraine usually everybody pays – we just don’t tell people.”Ukrainian, technical electrician, cruise ship
“I paid nothing for the job I have now, but in the past I have paid the agent for a job.”Ronnie, Filipino, AB, bulk carrier
“I paid US$300 to the owner.”Fernando, Indian, 2nd officer, bulk carrier
“In my 20 years in this company (Japanese) I have never paid money to get a job.”Bambang Setyo, Indonesian, 2nd officer, general cargo ship
“I don’t pay. Our agency in the Philippines gives us the chance to arrange everything by phone so we don’t lose time or money going to Manila.”Filipino, deck boy, container ship
“The last time I paid was in March 2001, but my company knows about it – we consult the company regularly. I paid US$1,500, which is half a month’s salary. I know that at least three manning agencies in my home city are still taking money from crew, equivalent to up to 10 per cent of their wages.”Anatoly, Russian, captain, general cargo ship.
Quase sempre é o orgulho que os faz negar estas situações. Nesta industria todos o sabem, mas preferem olhar para o lado. Sabemos à partida, que com os dados viciados, " a coisa" mais cedo ou mais tarde, vai dar para o torto. Nós, por cá, tudo bem; Não damos para este peditorio. Mas vamos estranhar. Ainda bem que a EUROPA é um ESTADO EMINENTEMENTE SOCIAL.
SHAME ON YOU!
ANATOLi
De Pireus.
Nome: ANATOLI Tipo : Bulk Carrier IMO Nº: 9138941 Bandeira: Greece Arq. Bruta : 27 566 grt DWT: 47 116 MT Comp. 190 m Boca max: 34 m Call sign : SYTA Construido em 1998 por STX SHIPBUILDING - SEOUL - SOUTH KOREA
VESSEL DETAILS
GENERIC
SPEED 14,5 knots DIMENSIONS
BREADTH EXTREME 32,00 m BREADTH MOULDED 32,00 m DEPTH 16,50 m DRAUGHT 11,61 m FREEBOARD 4918,0 mm LENGTH B/W PERPENDICULARS 179,24 m LENGTH OVERALL 190,00 m
NET TONNAGE 15231 tons
LOADLINE FREEBOARD (SUMMER) 4918,0 mm
CAPACITIES FUEL OIL 2202 m3
CARGO CARGO HANDLING 4 CRANES 25 T CARGO HOLDS 5 (tot 58.687 m3) HATCHWAYS 4 (19.2 x 16) 1 (17.6 x 16)
STRUCTURE HULL MATERIAL STEEL WATERTIGHT COMP. 8
ENGINE ENGINE BUILDER
HYUNDAI HEAVY INDUSTRIES ULSAN - SOUTH KOREA ENGINE BUILT YEAR 1997 ENGINE POWER 8567 KW INTERNAL COMBUSTION ENGINE (1) 2T - 6 CYL - 50.00 X 191.00 AT 127 RPM PROPELLING SYSTEM 1 SCREW PROPELLER SOLID LB 10.00 AT 127 RPM PROPELLING TYPE DIESELHISTORICAL INFO PLACE OF BUILD GOEJE IS. SOUTH KOREA YARD NUMBER 1008 S HISTORICAL INFO FORMER NAMES since 2002 Jun 14 PRETTY SOURCE FORMER FLAGS since 2002 Jun 14 PANAMA
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