segunda-feira, maio 26

NORGE

Foi, inicialmente, o HMS PHILANTE. Que serviu como escolta dos combóios durante a II GM. Foi então comprada ( ainda era feminino, O BARCO) pelo noruegueses para oferecer ao seu Rei, S M o Rei Haakon VII, em 1947.
Navega de Maio ao final de Setembro.
O povão cá do sitio, oferecia um iate a um fulano a quem chamam pinóquio, ligava-lhe o motor, trancava-lhe o leme, e com um bilhete a anunciar que o tinhamos oferecido para adopção internacional sem opção de devolução......

sexta-feira, maio 23

POBRA DO CARAMIÑAL

Foi por estas paragens que os nossos amigos de Ilhavo, a Grande, se encantaram. Também terá havido alguns cagaréus, para o colorido.
O mar aqui é de facto um sonho. Fresco.
Tanta ilha, ilhoca, peninsula assim assim, enseadas, enfim, lembrem-se de algum formato esquisito que a mãe natureza tenha, e ele está lá. Acompanhado por boas comidas e bebidas. Não é por acaso, que antes da moda do Algarve e do calor, estas paragens eram o " terreno" preferido dos YACHTSMEN de então.
Os portos, portinhos e coisas do género sucedem-se em catadupas, fazendo-nos creer que são quase demais. Mas não são.....
As gentes, são a génese dos nossos povos, com algum francês e inglês que tenha sucumbido ao calor luso.Está tudo dito. Estamos em casa, digo eu.
Está perfeito.
A haver um aparelho de medida para a inveja( sim, isso mesmo, INVEJA), estaria a rebentar a escala.
Depois disso , só mesmo a promessa, de na primeira oportunidade, lá estar a calcorrear esteas águas.
Só não sei se consigo aguientar até à próxima Rias, a de 2009.
A ver vamos, como diria o céguinho!
Fotografias e planos do Google e do " Atlantic Spain and Portugal" do Royal Cruising Club Pilotage Foundation
Uma queixa que se ouvia desta marina, era a sua " franqueza" ao Leste. Pela imagem do google , dá ideia de estar resolvido, o problema.
Para os quandrantes de Oeste, a terra protege bem, e por isso, os pontões todos do lado de fora. Mas é estranho...
Já agora, por lá sabe-se que cá em baixo, se paga, num porto comercial ,e por 9 metros de barco, 220 € por mês??

terça-feira, maio 20

segunda-feira, maio 19

NAVIOS DAS DESCOBERTAS

Lembram-se desta colecção???
Esta, a Flor de la Mar, dizem estar carregada de ouro e de prata, à espera que a desenterrem; Anda meio mundo maluco, atrás dela.
A CARAVELA , que começou a nossa aventura nos 1400 . Precisavamos de uma agora, em 2008

BERBEQUIM MARITIMO

Consegui pescar o Manel, para esta empreitada marítima, convenientemente regada com uma cervejita ou duas ( 3??) e a sandoxa de atum da praxe.
O Manel é uma fera, nestas coisas. Ele é diodos à bolhão Pato, transistores estufados, condensadores grelhados e até, sei lá, triodos à cafreal.

Nas soldaduras, o Manel teve de dar o braço a torcer, quanto ao ferro de soldar, da China do Sul, e importado pelo Sr Ezequiel.

E aqui está o aparafusador /berbequim, com o fio das colunas que dão até meio mastro; Ao alto; Deitado não experimentámos.
Bonito não é?? Descobriu uma segunda vida, este aparelhometro, de 19 ,00 €.
Vai fazer UM JEITÃO
A surpresa estava guardada para o final. Dentro da bateria, amovivel e recarregavel , entre outras coisas, descobrimos esta perola da China do Sul... O Manel apostava que não tinha nada, dado o peso. Perdeu. Mas não foi por muito.

sábado, maio 10

ROCK AROUND THE COCK

Neste dia 10 de Maio , mas de 1954 , foi lançado o disco "Rock aroud the clock" do Bill Haley e dos seus Comets . Esta canção foi a primeira " róckada" a estar à frente no TOP TEN dos U.S.A., mas um ano depois, 1955.
Foi através de um filme que a canção se tornou reconhecida e conhecida como todos nos lembramos. De facto, a canção abre o polémico filme "Blackboard Jungle " - versando a deliquencia juvenil -estando pois reunidos os condimentos para um sucesso que até esta data, estava arredio.
Se juntarmos a este facto, um outro que é o nascimento de uma das mais importantes pessoas do mundo ( vivas), temos então um ano de VINTAGE PLUS. Em Cascais estava-se assim, com o Espichel de um lado e a baía do outro.

quinta-feira, maio 8

8 DE MAIO

Antoine Lavoisier, que tantas dores de cabeça nos deu, perdeu a dele, neste dia. Graças à revolução francesa.
BIBA
Os MOODY sempre foram as "roullotes de la mar". São mais caros, mas também bastante melhores que o standard francês.
Chegou ha pouco tempo.

quarta-feira, maio 7

GLAS DOWR

Este tamboril dos mares , é um " Offshore processing ship", que em português vernaculo é uma fábrica. De porcarias, a ver pelo nome: DOW. Tem 97.523 tons de DWT, arvora a bandeira das Antilhas Holandesas, essas, onde o fisco põe a massa a render patacos.... É um navio de 1996. O numero IMO é o 911 66 20

OCTOPUS

Esqueci-me de referir que se trata do OCTOPUS; Nome curioso, de uma curiosa série da tb.
Imagem do TENDER ; só 63 pés
Aqui estão todos a brincar. À popa há ainda a " garagem# do submarino, que se vê em baixo. Cruzeiro aqui, cruzeiro ali.....
Belissimo barcaljoiço.
Estou que nem sei.

7 DE MAIO

Além do afundamento do LUSITANIA, em 1915, causando 1.198 mortos, por parte dos U SHIPS alemães, também há para recordar a rendição incondicional aos aliados, em Reims, destes mesmos alemães.
Em 2008, atracou no FAIAL esta beleza dos mares, que foi bota abaixado no dia 1 de Agosto de 2003; Navegou pela 1ª vez em Janeiro de 2004. Possui uma tripulação permanente de 60 pessoas. Botes, é como segue:
O principal tem 63 pézes; Mais 7 de varios tamanhos.
Tem ainda, no seu interior, um mini submarino, de 40 pés, com capacidade para 10 pessoas.
Mede 126,19 metros, e tem 21 metros de boca. Neste caso, bocarra. Cala 5,85 metros. Tonelagem de Registo, grossissimas 9.932 tons. Atinge uma velocidade maxima de 20 nózes, e tem uma autonomia de 8.000 milhas.
Para isso serve-se de 8 (OITO) Mercedes Benz de 2,400 cavalos cada(!!) e dois Geradores de 6 MW.
Bandeira de GeorgeTown, aliás , à semelhança do Blue Moon I.

O submariono aproxima-se

Vista de noite

Imagem a reter: as proporções

Numa marina

terça-feira, maio 6

O DIA NO MUNDO

Foi no dia de hoje, 6 de Maio, que durante a manhã, o dirigível Alemão , HINDENBURG, o maior e mais sofisticado jamais construído, explodiu ao “ atracar” em Lakehurst, New Jersey. Morreram 35 pessoas. Foi talvez o primeiro grande acidente a ser transmitido em directo, se bem que ainda na rádio, o que ajudou à enorme consternação. Navegava a 85 milhas por hora, transportava 97 passageiros, media 240 metros de comprimento, e era impulsionado por um belo Mercedes Benz. ( alemão).Uma fuga de hidrogénio , localizada na popa, foi a causadora do desastre.Tinha já 10 viagens no activo, quando se deu o desastre.

6 DE MAIO

Uns ainda dormem. O JOD estás de chegada.
A cor da manhã

CAMPEONATO NACIONAL

Ou o regresso a casa. A pressa é muita. E deve dar gozo, estes " rondanços".

sexta-feira, maio 2

VOLTA AO MUNDO EM (?) DIAS

No dia 27 de Abril, começou a tentativa de " RECORDar" a volta ao mundo Parou por estes dias, para meter combustivel nos Açores. E m fez o dia ao gasolineiro....
http://www.earthrace.net
Com os maiores agradecimentos ao Sôr Filipe Vitorino, lá nas Ilhas do paraíso

PASSAROS DO SUL

Primeiro são as andorinhas...
Depois vêm estes passarões, que para saberem se estão na latitude desejada, colocam um pacote de manteiga em cima de uma mesa. Quando a dita derreta, é hora de por a proa a Oeste.

O REMANSO DO 1º DE MAIO

Provavelmente à espera.
Contam-se e limpam-se as armas.

quinta-feira, maio 1

DIARIO DE VIAGENS CMDT PINTO BASTO

De tarde, céu pedrento, mar aumentando. Vento SSW frescalhão, navio andando 10 milhas em GGG,jj, traq. e bujarrona. 26 de Julho Atmosfera de stratus transparente e cumulus soltos, encinzeirada para SW. Barómetro baixando. Pelas 4.15 (a.m.) rebentou a escota do joanete de proa que eu mandei ferrar e arriar depois ao convés. Pelas 8.30, quando se mudou o rumo, rebentou a escota do velacho a BB. Arriou-se a verga e rizou-se este, içando-se depois. Substituiu-se o traquete redondo por se ter roto. Rizou-se a gávea.

DIARIO DE VIAGENS

A Comissão Cultural da Marinha publicou em 1990 o Diário de Viagens do Cmdt. Pinto Basto. Deliciem-se. ... Muito balanço até 9 de Julho. pela 4.30 da tarde de 10, avistou-se Pero Banhos ( Chagas) e às 6 da manhã começamos a navegar à vela, apagando-se a máquina. Continuandp à vela com óptimo tempo - Atmosfera de cumulus soltos. Vento SE/5f. Anda o navio à média de 5'.5. Está acesa uma caldeira para destilar, produz 4ooo litros por dia e gasta 240 Kgs em 24 horas. O preço de 1000 litros de água é 10 shillings, com carvão a 36 shillings. Das 4 da manhã em diante, começaram a aparecer aguaceiros a SE dando algum vento e chuva. Como o Faria estivesse bom, deixei o penacho. Passagem de carvão para vante. Neste navio há sempre, ou remoção, ou passagem pela coberta, ou carvão fora dos paióis, enfim, tudo o que se pode fazer com carvão......