sexta-feira, maio 23

POBRA DO CARAMIÑAL

Foi por estas paragens que os nossos amigos de Ilhavo, a Grande, se encantaram. Também terá havido alguns cagaréus, para o colorido.
O mar aqui é de facto um sonho. Fresco.
Tanta ilha, ilhoca, peninsula assim assim, enseadas, enfim, lembrem-se de algum formato esquisito que a mãe natureza tenha, e ele está lá. Acompanhado por boas comidas e bebidas. Não é por acaso, que antes da moda do Algarve e do calor, estas paragens eram o " terreno" preferido dos YACHTSMEN de então.
Os portos, portinhos e coisas do género sucedem-se em catadupas, fazendo-nos creer que são quase demais. Mas não são.....
As gentes, são a génese dos nossos povos, com algum francês e inglês que tenha sucumbido ao calor luso.Está tudo dito. Estamos em casa, digo eu.
Está perfeito.
A haver um aparelho de medida para a inveja( sim, isso mesmo, INVEJA), estaria a rebentar a escala.
Depois disso , só mesmo a promessa, de na primeira oportunidade, lá estar a calcorrear esteas águas.
Só não sei se consigo aguientar até à próxima Rias, a de 2009.
A ver vamos, como diria o céguinho!
Fotografias e planos do Google e do " Atlantic Spain and Portugal" do Royal Cruising Club Pilotage Foundation
Uma queixa que se ouvia desta marina, era a sua " franqueza" ao Leste. Pela imagem do google , dá ideia de estar resolvido, o problema.
Para os quandrantes de Oeste, a terra protege bem, e por isso, os pontões todos do lado de fora. Mas é estranho...
Já agora, por lá sabe-se que cá em baixo, se paga, num porto comercial ,e por 9 metros de barco, 220 € por mês??

7 comentários:

joao madail veiga disse...

POBRA DO CARAMIÑAL

CELTA MORGANA disse...

Mexilhôa.. Também há por lá...

Jose Angelo Gomes disse...

Óquei, tóni, óquei....

Anónimo disse...

Velejadores de Ilhavo ía um!!! É certo que vale por muitos...o Skipper João Veiga. Os outros 43 barcos eram de gentes de Aveiro,Figueira,Póvoa e Espanhois .
Os velejadores de Ilhavo estavam todos na Costa Nova a contemplar o assoreamento do Clube de Vela,esses sim para o colorido...
Porque será que alguns Ilhavotos continuam com este complexo de inferioridade em relação a Aveiro ???? Até já são cidade,têm várias Marinas,têm um Museu,têm uma lampada nova na Igreja...era tempo de sentirem essa emancipação sem revelarem a inferioridade que lhes vai na alma .
António Do Patrocinio E Alencastre

Vasco Moscoso de Aragão disse...

Correcção Comendador Patrocinio, iam dois ilhaveiros, o meu amigo Joaão Veiga e o Pedro Paião que, inserido na tripulação do NVV Veronique consta que trabalhou que se fartou.
De cresto concordo com o caro Comendador, a maior parte dos ilhaveiros estava a contemplar o assoreamento do CVCosta Nova.
Sim, porque a ASAE fechou a Capitania (café Candido, de saudosa memória), senão estavam lá até à hora da merenda que, sagrada, era tomada em casa para poupar.

Jose Angelo Gomes disse...

è certo que só a presença desse grande mito JFV daria para encher o mar, mas preferimos assim, de maré vazia a correr, para tornar mais rica a nossa presença.E não é Ilhavo, A GRANDE, com o seu castelo alteneiro debruçado sobre o mar ,que tem a tal dor de cornija. São as miudeza meu caro, por ali à volta, (ou à bauta, como já ouvi)que empestam o ambiente.

Eugénio disse...

BM, tu não navegas connosco, mas estás em todas, não deixa fugir nada. Gostei.
VMA, O Pedro Paião não só trabalha, como mete todos a trabalhar, e mesmo enjoado, no meio dos "gregórios" ao mar, não parava, mal tinha tempo de vomitar tal era a azáfama. Já pedia ao JFV para o excluir de proximas "aventuras" no Veronique, é que ele dá-nos muito trabalho.