sábado, novembro 17

CAPA

Nesta imagem, do Lugre Groenlandia, é a correr com o tempo, que é grosso. Quando o vento é muito, muito, dá para " achanar" o mar, no dizer das gentes de bordo. Perde-se, no entanto, a visibilidade, e a locomoção no convés é impossivel.

7 comentários:

garina do mar disse...

estava ventinho!! e chuva também ou é da fotografia?

joao madail veiga disse...

Lembra-me a minha passagem pelo mar da palha...phoenix, foi do caraças.....

garina do mar disse...

é verdade... esse pode ser bem assustador!! e ainda por cima não dá para correr com o tempo

Anónimo disse...

Neste caso o tempo é que corre com nós!:)JC.

A VER NAVIOS disse...

Vai em árvore seca (com os panos todos ferrados) a correr com o tempo.
Devia estar lindo!
Ai estava, estava.....

J.pião disse...

Esta foto fas-me lembrar algumas vezes que tivemos que correr com temporal forte ém arvore seca como se dizia nesses tempos ém que se andava ao bacalhau nos mares da Terra Nova e Groenlandia ,então quando isso aconteçia éra muito dificil a hora de leme ém espeçial de noite e as veses não havia renovação de leme ém espeçial com navios de convés varrido porque quém estava a proa não podia ir para ré e visse verssa,más com navios a motor já éram outras condições e então já se manobrava melhor ,mas éra sempre duro quando um navio não aguentava a capa e tinha que correr a favor do tempo e éra preçiso que o mar estivesse livre para navegar em arvore seca ,então me lembro de uma vês que ao irmos a favor do vento ,nos apareçe pela frente um senhor petroleiro e tudo aos gritos ,porque éra muito difiçil fazer manobras no nosso navio de velas e foi por uma unha que não colidimos com o petroleiro que ia todo debaixo de agua que metia medo e ao lembrar essa passagém ainda da arrepios portanto muito respeito ,embora hoge ja se navegue muito melhor com todas condições possiveis que as novas tecnologias nos dão BEM-HAJA ...J.Pião

Jose Angelo Gomes disse...

J.Pião,
Meu caro amigo; Deixe que o trate assim. Fez parte de uma grande epopeia nacional. Talvez a ultima ( conhecida). Os seus comentarios enchem-me de orgulho. O muito pouco que sei , ofereço-lho. Já sabe, escreva-me para blogdobarco@netcabo.pt.
Abraços