terça-feira, outubro 24

SANTA MARIA MANUELA A MOTOR

No “defeso “ de 1967, são retirados ao navio dois mastros, e passa a navegar só a motor, pelo que recebe uma máquina principal nova com 550 cavalos. Aqui a navegar em St. Johns, NFLD A fotografia , já era má, mas como foi fanada a uma revista......

3 comentários:

Anónimo disse...

A fotografia, ao lado dos Estaleiros Mónica é entre as campanhas de 64 e 65 quando o navio foi vendido da Empresa de Pesca de Viana para a Empresa de Pesca Ribau.
Foi pela primeira vez construida uma gaiuta abrigando o homem do leme e a agulha. Nota-se que a antena do radar (um velhino Decca, pelo formato da antena)ainda ficou por vante, o que significa que ainda ficou instalado na câmara dos oficiais, como era uso à época.
O comandante do navio era o capitão Silvério Teixeira que só fez a campanha de 65 passando para a ECONAVE. Fez a campanha de 1964 no "Brites"
O Cpt. Silvério fez a viagem de 64 a comandar o lugre-motor "Brites" construido em 1936 e naufragado por água aberta em 1966, comandado por António Alberto Teixeira Lopes.
O CONTRA-MESTRE

Eugénio disse...

Estou fascinado. Acho que vou arrebanhar as fotos que andam soltas por aí e fazer um blog só com fotos dos lugres e afins.
(Gostava de ter um sotão como o teu)

Anónimo disse...

Parte-se-me o Coração...

Bem, temos todos de conversar sobre isto. Preciso de «material».

O nosso amigo do Mar Adentro organizará.

Até breve.