quinta-feira, julho 20

CAPITÃO FERREIRA - A PESCA

Aqui o CApitão Ferreira durante a campanha de pesca ,mostra o paninho de tempo, que lhe permitia manter a proa ao vento e possivelmente manter-se atravessado à ondulação, ganhando assim espaço para mais uns quintais preciosos de peixe, que era daí que vinha o salário de todos.
Fotografia rarissima do navio, MAIS do que SOBRECARREGADO, ( com muito peixe), o que levou a que o Comandante TAVARES de ALMEIDA , na altura a comandar o GIL EANES e com autoridade sobre todos os navios portugueses na pesca do bacalhau, a proibir o navio de continuar a pescar, e a só regressar a PORTUGAL se acompanhado por outro navio; Eram assim aqueles dias ; Era assim a nossa raça.
Repare-se no bordo livre ( a madeira que fica fora de água, no convés).
Tenho um filme, perdido na TERRA NOVA ( 8 mm) , que mostra isto em cores e com a agua a saltar lá dentro; O RAULZINHO TAMBÉM terá, creio eu!!!!
Modernamente, o navio não sairia de Lisboa, pois os bacalhaus com toda a certeza que se recusariam a saltar para o bordo, para o sal; E o sal tinha de vir embalado, em saquetas de quartinho, para não estragar as mãos e não ser pesado.
Ou então já teria bandeira ESPANHOLA!!!!!!

Sem comentários: